Uma investigação sobre criticidade e empoderamento dos alunos via discussão de questões de matemática do ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239266 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Porto Alegre, que foram convidados a discutir e resolver questões da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e incentivados a questionar, argumentar e avaliar a validade de diferentes resoluções. A investigação baseia-se nas elaborações sobre Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, na ideia de que a Matemática pode ser usada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade, e de que o estudo da Matemática pode auxiliar os alunos para que passem de leitores de informações para sujeitos ativos e questionadores. Foi realizado um estudo sobre o ENEM, e o processo de elaboração da sua prova. Adotamos os eixos de análise de Carlos Eduardo da Silva Ferreira sobre a estrutura e os estilos das questões da prova de matemática do ENEM de 2019. As discussões com os estudantes foram desenvolvidas por mensagens de texto e áudio em um grupo do aplicativo WhatsApp. Para a discussão de cada questão, optamos por não indicar um caminho, mas formular perguntas e provocações, para incentivá-los a argumentar, desenvolver ou verbalizar um raciocínio. Ao final do trabalho, foram realizadas entrevistas com os participantes. Os relatos das discussões trazem extratos das mensagens de texto e transcrições das mensagens de áudio. Na interpretação dos diálogos, identificamos indícios de pensamento reflexivo e de criticidade. Também verificamos que houve um empoderamento desses alunos, que se mostraram, ao longo dos encontros, mais seguros e com mais autonomia para ler, interpretar, persistir e resolver as questões do exame. |
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Santos, Liliane Cristine ChavesBúrigo, Elisabete Zardo2022-05-25T04:42:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/239266001141060Este trabalho apresenta uma investigação com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Porto Alegre, que foram convidados a discutir e resolver questões da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e incentivados a questionar, argumentar e avaliar a validade de diferentes resoluções. A investigação baseia-se nas elaborações sobre Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, na ideia de que a Matemática pode ser usada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade, e de que o estudo da Matemática pode auxiliar os alunos para que passem de leitores de informações para sujeitos ativos e questionadores. Foi realizado um estudo sobre o ENEM, e o processo de elaboração da sua prova. Adotamos os eixos de análise de Carlos Eduardo da Silva Ferreira sobre a estrutura e os estilos das questões da prova de matemática do ENEM de 2019. As discussões com os estudantes foram desenvolvidas por mensagens de texto e áudio em um grupo do aplicativo WhatsApp. Para a discussão de cada questão, optamos por não indicar um caminho, mas formular perguntas e provocações, para incentivá-los a argumentar, desenvolver ou verbalizar um raciocínio. Ao final do trabalho, foram realizadas entrevistas com os participantes. Os relatos das discussões trazem extratos das mensagens de texto e transcrições das mensagens de áudio. Na interpretação dos diálogos, identificamos indícios de pensamento reflexivo e de criticidade. Também verificamos que houve um empoderamento desses alunos, que se mostraram, ao longo dos encontros, mais seguros e com mais autonomia para ler, interpretar, persistir e resolver as questões do exame.This work presents an investigation with third-year high school students, from a public school in Porto Alegre, who were invited to discuss and solve questions on the Mathematics test of the National High School Examination (ENEM), and encouraged to question, argue. And assess the validity of different resolutions. The investigation is based on the elaborations on Critical Mathematics Education by Ole Skovsmose, on the idea that Mathematics can be used as an empowerment tool to understand, criticize and change reality, and that the study of Mathematics can help students to move from readers of information to active subjects and inquisitors. A study was carried out on the ENEM, and the process of preparing its test. We adopted Carlos Eduardo da Silva Ferreira’s axes of analysis on the structure and styles of the questions in the 2019 ENEM math test. Discussions with students were developed by text and audio messages in a group using the WhatsApp application. For the discussion of each question, we chose not to indicate a path, but to formulate questions and provocations, to encourage them to argue, develop or verbalize a reasoning. At the end of the work, interviews were conducted with the participants. Discussion reports contain extracts from text messages and transcripts from audio messages. In interpreting the dialogues, we identified signs of reflective and critical thinking. We also verified that there was an empowerment of these students, who proved, throughout the meetings, more secure and with more autonomy to read, interpret, persist and solve the exam questions.application/pdfporEducação MatemáticaMatemática críticaEnsino médioExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Critical mathematics educationHigh schoolUma investigação sobre criticidade e empoderamento dos alunos via discussão de questões de matemática do ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141060.pdf.txt001141060.pdf.txtExtracted Texttext/plain366120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239266/2/001141060.pdf.txt90621c8498f51714a9710d816db86410MD52ORIGINAL001141060.pdfTexto completoapplication/pdf3647593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239266/1/001141060.pdfa1a6e381807908af6185093ef55314c9MD5110183/2392662022-05-26 04:38:57.588729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239266Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-26T07:38:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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