Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Liliane Cristine Chaves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Búrigo, Elisabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249696
Resumo: O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade. A pesquisadora é professora da Educação Básica e participou das discussões incentivando os alunos adesenvolvereme avaliaremavalidade de diferentesresoluções. Os diálogos foram registrados em mensagens de texto e áudio. Na análise das interações,foram observados elementos de autonomia no questionamento do enunciado, na proposição e avaliação de soluções,bem como a presença da argumentação, indício de pensamento crítico e reflexivo por parte desses alunos.
id UFRGS-2_cde59071b3d1205ec90d6deb78b1e3eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249696
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Liliane Cristine ChavesBúrigo, Elisabete Zardo2022-10-04T05:01:42Z20222179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/249696001150628O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade. A pesquisadora é professora da Educação Básica e participou das discussões incentivando os alunos adesenvolvereme avaliaremavalidade de diferentesresoluções. Os diálogos foram registrados em mensagens de texto e áudio. Na análise das interações,foram observados elementos de autonomia no questionamento do enunciado, na proposição e avaliação de soluções,bem como a presença da argumentação, indício de pensamento crítico e reflexivo por parte desses alunos.The article presents the discussion of a math question from the National High School Exam (ENEM) with a group of third grade students from a public high school. The episode is part of a qualitative research on the resolution of math questions from the Exam in a group chat on WhatsApp. The theoretical framework used is that of Critical Mathematics Education, which states that mathematics can be used as an empowering tool to understand, criticize and change reality. The researcher is a high school teacher and participated in the discussions encouraging the students to develop and evaluate the validity of different resolutions. The dialogues were recorded in text and audio messages. In the analysis of the interactions, elements of autonomy were observed in the questioning of the test statement, in the proposition and evaluation of solutions, as well as the presence of argumentation, an indication of critical and reflective thinking by these students.El artículo presenta la discusiónde una pregunta de matemáticas del Examen Nacional deSecundaria(ENEM) con un grupo deestudiantesdetercer gradode una escuela pública. El episodio integra una investigación cualitativa sobre la resolución deproblemas matemáticosdel Examen en ungrupo en el aplicativo WhatsApp. El marco teórico de referencia es la Educación Matemática Crítica, que dice que las matemáticas pueden ser utilizadas como una herramienta de empoderamiento para comprender, criticar y cambiar la realidad. La investigadoraes profesora de secundaria y participó en los debates animando a los alumnos a elaborar y evaluar la validez de las diferentes resoluciones. Los diálogos se grabaron en mensajes de texto y audio. En el análisis de las interacciones, se observaron elementos de autonomía en el cuestionamiento del enunciado, en la proposición y evaluación de soluciones, así como la presencia de la argumentación, indiciodel pensamiento crítico y reflexivo de estos alumnos.application/pdfporREnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-19Educação MatemáticaExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Ensino médioCritical Mathematics EducationENEMHigh SchoolEducación Matemática CríticaEscuela SecundariaEncarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino MédioFacing ENEM: the discussion of a Mathematics question amonghigh school studentsFrente al ENEM: la discusión de una cuestión de Matemáticas entre estudiantes de secundariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150628.pdf.txt001150628.pdf.txtExtracted Texttext/plain48070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/2/001150628.pdf.txt479c4fade89e97ffc6ef96d43b94e699MD52ORIGINAL001150628.pdfTexto completoapplication/pdf397525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/1/001150628.pdf44a756302636f5ca55b8f7faf2e5a9bcMD5110183/2496962022-10-05 04:52:11.837705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Facing ENEM: the discussion of a Mathematics question amonghigh school students
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Frente al ENEM: la discusión de una cuestión de Matemáticas entre estudiantes de secundaria
title Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
spellingShingle Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
Santos, Liliane Cristine Chaves
Educação Matemática
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Ensino médio
Critical Mathematics Education
ENEM
High School
Educación Matemática Crítica
Escuela Secundaria
title_short Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
title_full Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
title_fullStr Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
title_full_unstemmed Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
title_sort Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
author Santos, Liliane Cristine Chaves
author_facet Santos, Liliane Cristine Chaves
Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
author2 Búrigo, Elisabete Zardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Liliane Cristine Chaves
Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Ensino médio
topic Educação Matemática
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Ensino médio
Critical Mathematics Education
ENEM
High School
Educación Matemática Crítica
Escuela Secundaria
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical Mathematics Education
ENEM
High School
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Matemática Crítica
Escuela Secundaria
description O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade. A pesquisadora é professora da Educação Básica e participou das discussões incentivando os alunos adesenvolvereme avaliaremavalidade de diferentesresoluções. Os diálogos foram registrados em mensagens de texto e áudio. Na análise das interações,foram observados elementos de autonomia no questionamento do enunciado, na proposição e avaliação de soluções,bem como a presença da argumentação, indício de pensamento crítico e reflexivo por parte desses alunos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T05:01:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249696
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-426X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150628
identifier_str_mv 2179-426X
001150628
url http://hdl.handle.net/10183/249696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/2/001150628.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/1/001150628.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 479c4fade89e97ffc6ef96d43b94e699
44a756302636f5ca55b8f7faf2e5a9bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447808479592448