Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249696 |
Resumo: | O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade. A pesquisadora é professora da Educação Básica e participou das discussões incentivando os alunos adesenvolvereme avaliaremavalidade de diferentesresoluções. Os diálogos foram registrados em mensagens de texto e áudio. Na análise das interações,foram observados elementos de autonomia no questionamento do enunciado, na proposição e avaliação de soluções,bem como a presença da argumentação, indício de pensamento crítico e reflexivo por parte desses alunos. |
id |
UFRGS-2_cde59071b3d1205ec90d6deb78b1e3eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249696 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Liliane Cristine ChavesBúrigo, Elisabete Zardo2022-10-04T05:01:42Z20222179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/249696001150628O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade. A pesquisadora é professora da Educação Básica e participou das discussões incentivando os alunos adesenvolvereme avaliaremavalidade de diferentesresoluções. Os diálogos foram registrados em mensagens de texto e áudio. Na análise das interações,foram observados elementos de autonomia no questionamento do enunciado, na proposição e avaliação de soluções,bem como a presença da argumentação, indício de pensamento crítico e reflexivo por parte desses alunos.The article presents the discussion of a math question from the National High School Exam (ENEM) with a group of third grade students from a public high school. The episode is part of a qualitative research on the resolution of math questions from the Exam in a group chat on WhatsApp. The theoretical framework used is that of Critical Mathematics Education, which states that mathematics can be used as an empowering tool to understand, criticize and change reality. The researcher is a high school teacher and participated in the discussions encouraging the students to develop and evaluate the validity of different resolutions. The dialogues were recorded in text and audio messages. In the analysis of the interactions, elements of autonomy were observed in the questioning of the test statement, in the proposition and evaluation of solutions, as well as the presence of argumentation, an indication of critical and reflective thinking by these students.El artículo presenta la discusiónde una pregunta de matemáticas del Examen Nacional deSecundaria(ENEM) con un grupo deestudiantesdetercer gradode una escuela pública. El episodio integra una investigación cualitativa sobre la resolución deproblemas matemáticosdel Examen en ungrupo en el aplicativo WhatsApp. El marco teórico de referencia es la Educación Matemática Crítica, que dice que las matemáticas pueden ser utilizadas como una herramienta de empoderamiento para comprender, criticar y cambiar la realidad. La investigadoraes profesora de secundaria y participó en los debates animando a los alumnos a elaborar y evaluar la validez de las diferentes resoluciones. Los diálogos se grabaron en mensajes de texto y audio. En el análisis de las interacciones, se observaron elementos de autonomía en el cuestionamiento del enunciado, en la proposición y evaluación de soluciones, así como la presencia de la argumentación, indiciodel pensamiento crítico y reflexivo de estos alumnos.application/pdfporREnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-19Educação MatemáticaExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Ensino médioCritical Mathematics EducationENEMHigh SchoolEducación Matemática CríticaEscuela SecundariaEncarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino MédioFacing ENEM: the discussion of a Mathematics question amonghigh school studentsFrente al ENEM: la discusión de una cuestión de Matemáticas entre estudiantes de secundariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150628.pdf.txt001150628.pdf.txtExtracted Texttext/plain48070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/2/001150628.pdf.txt479c4fade89e97ffc6ef96d43b94e699MD52ORIGINAL001150628.pdfTexto completoapplication/pdf397525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/1/001150628.pdf44a756302636f5ca55b8f7faf2e5a9bcMD5110183/2496962022-10-05 04:52:11.837705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Facing ENEM: the discussion of a Mathematics question amonghigh school students |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Frente al ENEM: la discusión de una cuestión de Matemáticas entre estudiantes de secundaria |
title |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio |
spellingShingle |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio Santos, Liliane Cristine Chaves Educação Matemática Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Ensino médio Critical Mathematics Education ENEM High School Educación Matemática Crítica Escuela Secundaria |
title_short |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio |
title_full |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio |
title_fullStr |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio |
title_sort |
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio |
author |
Santos, Liliane Cristine Chaves |
author_facet |
Santos, Liliane Cristine Chaves Búrigo, Elisabete Zardo |
author_role |
author |
author2 |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Liliane Cristine Chaves Búrigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Ensino médio |
topic |
Educação Matemática Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Ensino médio Critical Mathematics Education ENEM High School Educación Matemática Crítica Escuela Secundaria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical Mathematics Education ENEM High School |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Matemática Crítica Escuela Secundaria |
description |
O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade. A pesquisadora é professora da Educação Básica e participou das discussões incentivando os alunos adesenvolvereme avaliaremavalidade de diferentesresoluções. Os diálogos foram registrados em mensagens de texto e áudio. Na análise das interações,foram observados elementos de autonomia no questionamento do enunciado, na proposição e avaliação de soluções,bem como a presença da argumentação, indício de pensamento crítico e reflexivo por parte desses alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-04T05:01:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249696 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-426X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001150628 |
identifier_str_mv |
2179-426X 001150628 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/2/001150628.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249696/1/001150628.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
479c4fade89e97ffc6ef96d43b94e699 44a756302636f5ca55b8f7faf2e5a9bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447808479592448 |