O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136 |
Resumo: | Ser professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Passaremos pela análise estrutural das provas do ENEM, pela sua comparação com outras provas e pela análise de respostas dadas, por professores do Ensino Médio de escolas particulares, em um questionário no qual as perguntas tem direcionamento para o quanto o ENEM pode (ou não) estar afetando a forma como a Matemática é ensinada na escola básica |
id |
UERJ_e51b0526b16186c8e0252bf5f34d04bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/20136 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola BásicaENEM and it's relationship with Mathematics Teaching in Midle and High SchoolMathematicsHigh schoolMiddle schoolNew ENEMMatemática - Estudo e ensinoExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)ENEMMatemáticaEnsino médioEnsino básicoNovo ENEMCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASer professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Passaremos pela análise estrutural das provas do ENEM, pela sua comparação com outras provas e pela análise de respostas dadas, por professores do Ensino Médio de escolas particulares, em um questionário no qual as perguntas tem direcionamento para o quanto o ENEM pode (ou não) estar afetando a forma como a Matemática é ensinada na escola básicaBeing a school teacher for over 20 years made me notice a change in the way of teaching Mathematics, both in Middle and High School. This change is attributed, by many teachers, to the implementation of ENEM in Brazil, and to its subsequent use as a means of admission to universities throughout the country. The goal of this dissertation is to analyze how ENEM may, in fact, have contributed to this change in Mathematics teaching in Middle and High Schools. We will go through the structural analysis of ENEM tests, their comparison with other tests and the analysis of answers given by high school teachers from private schools, in a questionnaire in which the questions are directed to how much ENEM can (or not) be affecting the way math is taught in schoolUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)Concordido, Cláudia Ferreira ReisWerneck, Vera Maria BenjaminSilva, Maria Darci Godinho daFaria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso2023-08-14T13:58:03Z2021-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso. O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:41:05Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica ENEM and it's relationship with Mathematics Teaching in Midle and High School |
title |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica |
spellingShingle |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso Mathematics High school Middle school New ENEM Matemática - Estudo e ensino Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) ENEM Matemática Ensino médio Ensino básico Novo ENEM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica |
title_full |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica |
title_fullStr |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica |
title_full_unstemmed |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica |
title_sort |
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica |
author |
Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso |
author_facet |
Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Concordido, Cláudia Ferreira Reis Werneck, Vera Maria Benjamin Silva, Maria Darci Godinho da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics High school Middle school New ENEM Matemática - Estudo e ensino Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) ENEM Matemática Ensino médio Ensino básico Novo ENEM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Mathematics High school Middle school New ENEM Matemática - Estudo e ensino Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) ENEM Matemática Ensino médio Ensino básico Novo ENEM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Ser professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Passaremos pela análise estrutural das provas do ENEM, pela sua comparação com outras provas e pela análise de respostas dadas, por professores do Ensino Médio de escolas particulares, em um questionário no qual as perguntas tem direcionamento para o quanto o ENEM pode (ou não) estar afetando a forma como a Matemática é ensinada na escola básica |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-12 2023-08-14T13:58:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIA, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso. O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136 |
identifier_str_mv |
FARIA, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso. O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990686876205056 |