O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136
Resumo: Ser professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Passaremos pela análise estrutural das provas do ENEM, pela sua comparação com outras provas e pela análise de respostas dadas, por professores do Ensino Médio de escolas particulares, em um questionário no qual as perguntas tem direcionamento para o quanto o ENEM pode (ou não) estar afetando a forma como a Matemática é ensinada na escola básica
id UERJ_e51b0526b16186c8e0252bf5f34d04bb
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/20136
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola BásicaENEM and it's relationship with Mathematics Teaching in Midle and High SchoolMathematicsHigh schoolMiddle schoolNew ENEMMatemática - Estudo e ensinoExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)ENEMMatemáticaEnsino médioEnsino básicoNovo ENEMCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASer professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Passaremos pela análise estrutural das provas do ENEM, pela sua comparação com outras provas e pela análise de respostas dadas, por professores do Ensino Médio de escolas particulares, em um questionário no qual as perguntas tem direcionamento para o quanto o ENEM pode (ou não) estar afetando a forma como a Matemática é ensinada na escola básicaBeing a school teacher for over 20 years made me notice a change in the way of teaching Mathematics, both in Middle and High School. This change is attributed, by many teachers, to the implementation of ENEM in Brazil, and to its subsequent use as a means of admission to universities throughout the country. The goal of this dissertation is to analyze how ENEM may, in fact, have contributed to this change in Mathematics teaching in Middle and High Schools. We will go through the structural analysis of ENEM tests, their comparison with other tests and the analysis of answers given by high school teachers from private schools, in a questionnaire in which the questions are directed to how much ENEM can (or not) be affecting the way math is taught in schoolUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)Concordido, Cláudia Ferreira ReisWerneck, Vera Maria BenjaminSilva, Maria Darci Godinho daFaria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso2023-08-14T13:58:03Z2021-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso. O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:41:05Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
ENEM and it's relationship with Mathematics Teaching in Midle and High School
title O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
spellingShingle O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso
Mathematics
High school
Middle school
New ENEM
Matemática - Estudo e ensino
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
ENEM
Matemática
Ensino médio
Ensino básico
Novo ENEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
title_full O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
title_fullStr O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
title_full_unstemmed O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
title_sort O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
author Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso
author_facet Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Werneck, Vera Maria Benjamin
Silva, Maria Darci Godinho da
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics
High school
Middle school
New ENEM
Matemática - Estudo e ensino
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
ENEM
Matemática
Ensino médio
Ensino básico
Novo ENEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Mathematics
High school
Middle school
New ENEM
Matemática - Estudo e ensino
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
ENEM
Matemática
Ensino médio
Ensino básico
Novo ENEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Ser professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Passaremos pela análise estrutural das provas do ENEM, pela sua comparação com outras provas e pela análise de respostas dadas, por professores do Ensino Médio de escolas particulares, em um questionário no qual as perguntas tem direcionamento para o quanto o ENEM pode (ou não) estar afetando a forma como a Matemática é ensinada na escola básica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2023-08-14T13:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso. O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136
identifier_str_mv FARIA, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso. O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990686876205056