Ensino de literatura e multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messeder, Luciana da Silva Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186
Resumo: The 21st century schools can not be oblivious to the technological innovations of the last four decades. All the interactivity brought by the advent of new information and communication technologies have helped us to cope with the challenge of not being just passive consumers any longer and become producers of meaning. In this context, the present study focuses on the teaching of literature in the last years of secondary education (high school) and highlights the importance of acquiring all the new multi-literacies, typical of the third millennium, regarding the teaching and learning of our subject. Our working hypothesis is based on the use of blogs as a new perspective for the teaching of literature. The experience with the educational blog Algumas Palavras (In Few Words) will demonstrate that these new digital tools can become great allies for the teaching of literature
id UERJ_487bd773e6164c75dee749d2e3097e80
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6186
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Souza, Roberto Acízelo Quelha deDavid, Sérgio Nazarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723958A5Correia, éverton Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9373078368365679Pasche, Marcos Estevão Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902Peloggio, Marcelo Almeidahttp://lattes.cnpq.br/0264933610459240http://lattes.cnpq.br/7352738032981262Messeder, Luciana da Silva Dias2021-01-05T14:53:08Z2018-08-012017-09-25MESSEDER, Luciana da Silva Dias. Ensino de literatura e multiletramentos. 2017. 178 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186The 21st century schools can not be oblivious to the technological innovations of the last four decades. All the interactivity brought by the advent of new information and communication technologies have helped us to cope with the challenge of not being just passive consumers any longer and become producers of meaning. In this context, the present study focuses on the teaching of literature in the last years of secondary education (high school) and highlights the importance of acquiring all the new multi-literacies, typical of the third millennium, regarding the teaching and learning of our subject. Our working hypothesis is based on the use of blogs as a new perspective for the teaching of literature. The experience with the educational blog Algumas Palavras (In Few Words) will demonstrate that these new digital tools can become great allies for the teaching of literatureA escola do século XXI não pode ficar alheia às inovações tecnológicas das últimas quatro décadas. A interatividade proporcionada pelo advento das novas tecnologias de informação e comunicação permitiu que deixássemos de ser apenas consumidores passivos para sermos produtores de sentido. Neste contexto, o presente trabalho, tendo como foco o ensino de literatura nos últimos anos da educação básica (ensino médio), ressaltará a importância da apropriação dos novos multiletramentos característicos do terceiro milênio para o ensino e a aprendizagem de nossa disciplina. Nossa hipótese de trabalho se fundamenta na utilização do blog como uma nova perspectiva para o ensino de literatura, o que exemplificamos com nossa experiência com o blog educacional Algumas palavras, a fim de demonstrar que essas novas ferramentas digitais podem se tornar grandes aliadas para o trabalho com a literaturaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:53:08Z No. of bitstreams: 1 Luciana da Silva Dias Messeder_Tese.pdf: 1248282 bytes, checksum: 6a8fce7efd83ec56e50ba4faa007b86b (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana da Silva Dias Messeder_Tese.pdf: 1248282 bytes, checksum: 6a8fce7efd83ec56e50ba4faa007b86b (MD5) Previous issue date: 2017-09-25application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasSecondary education. Literature literacy. Digital literacy. Blog. InteractivityEnsino médioLetramento literárioBlogInteratividadeLiteratura (ensino médio) Estudo e ensinoLiteratura BlogsLetramento digitalLiteratura TecnologiaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAEnsino de literatura e multiletramentosTeaching literature and multi-literaciesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLuciana da Silva Dias Messeder_Tese.pdfapplication/pdf1248282http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6186/1/Luciana+da+Silva+Dias+Messeder_Tese.pdf6a8fce7efd83ec56e50ba4faa007b86bMD511/61862024-02-27 16:15:59.409oai:www.bdtd.uerj.br:1/6186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:15:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de literatura e multiletramentos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching literature and multi-literacies
title Ensino de literatura e multiletramentos
spellingShingle Ensino de literatura e multiletramentos
Messeder, Luciana da Silva Dias
Secondary education. Literature literacy. Digital literacy. Blog. Interactivity
Ensino médio
Letramento literário
Blog
Interatividade
Literatura (ensino médio) Estudo e ensino
Literatura Blogs
Letramento digital
Literatura Tecnologia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
title_short Ensino de literatura e multiletramentos
title_full Ensino de literatura e multiletramentos
title_fullStr Ensino de literatura e multiletramentos
title_full_unstemmed Ensino de literatura e multiletramentos
title_sort Ensino de literatura e multiletramentos
author Messeder, Luciana da Silva Dias
author_facet Messeder, Luciana da Silva Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Roberto Acízelo Quelha de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv David, Sérgio Nazar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723958A5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Correia, éverton Barbosa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9373078368365679
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1462493361956902
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Peloggio, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0264933610459240
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7352738032981262
dc.contributor.author.fl_str_mv Messeder, Luciana da Silva Dias
contributor_str_mv Souza, Roberto Acízelo Quelha de
David, Sérgio Nazar
Correia, éverton Barbosa
Pasche, Marcos Estevão Gomes
Peloggio, Marcelo Almeida
dc.subject.eng.fl_str_mv Secondary education. Literature literacy. Digital literacy. Blog. Interactivity
topic Secondary education. Literature literacy. Digital literacy. Blog. Interactivity
Ensino médio
Letramento literário
Blog
Interatividade
Literatura (ensino médio) Estudo e ensino
Literatura Blogs
Letramento digital
Literatura Tecnologia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Letramento literário
Blog
Interatividade
Literatura (ensino médio) Estudo e ensino
Literatura Blogs
Letramento digital
Literatura Tecnologia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
description The 21st century schools can not be oblivious to the technological innovations of the last four decades. All the interactivity brought by the advent of new information and communication technologies have helped us to cope with the challenge of not being just passive consumers any longer and become producers of meaning. In this context, the present study focuses on the teaching of literature in the last years of secondary education (high school) and highlights the importance of acquiring all the new multi-literacies, typical of the third millennium, regarding the teaching and learning of our subject. Our working hypothesis is based on the use of blogs as a new perspective for the teaching of literature. The experience with the educational blog Algumas Palavras (In Few Words) will demonstrate that these new digital tools can become great allies for the teaching of literature
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-25
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T14:53:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MESSEDER, Luciana da Silva Dias. Ensino de literatura e multiletramentos. 2017. 178 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186
identifier_str_mv MESSEDER, Luciana da Silva Dias. Ensino de literatura e multiletramentos. 2017. 178 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6186/1/Luciana+da+Silva+Dias+Messeder_Tese.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a8fce7efd83ec56e50ba4faa007b86b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352268146704384