O Ensino de Geografia apresentado para o 6º ano na Educopédia SME/RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13494 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de geografia no 6º ano do ensino fundamental a partir do uso da Educopédia, abordando os conteúdos da disciplina presentes no currículo da rede de acordo com as Orientações Curriculares da SME/RJ (2016). O mundo apresenta-se cada vez mais globalizado e tecnológico, a expansão do uso de TICs no cotidiano ampliou os diferentes modos de acesso ao conhecimento disponibilizado na internet. O meio-técnico-científico-informacional está presente no contexto atual, que é a concepção geográfica da globalização. Nesse contexto, os espaços são requalificados e atendem aos interesses dos atores hegemônicos da economia (neoliberalismo), da cultura, da política, e da educação sendo incorporados plenamente às novas correntes mundiais, atuando diretamente nos currículos escolares por todo o mundo. Foi abordado o currículo de geografia da SME/RJ, que deveria ensinar aos alunos uma maneira de ver o mundo, por meio de um modo de pensar geográfico, que os possibilitem aprender a ler a espacialidade diferencial, as origens naturais, sociais, políticas e econômicas da desigual produção do espaço geográfico. Além de estimular o olhar do aluno, para a compreensão do espaço como produto e produtor das relações existentes na sociedade e da sua forma de organização. A Educopédia em forma de projeto foi produzida por professores selecionados da própria rede, considerando as Orientações Curriculares do Município do Rio de Janeiro. O projeto consiste em atividades que incluem temas/conteúdos, com as respectivas competências, divididas em trinta e duas aulas digitais, por disciplinas, correspondentes às semanas do ano letivo. Vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, quiz e jogos estão inseridos nas atividades, seguindo um roteiro pré-definido. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, com base na análise dos conteúdos apresentados tanto na plataforma digital quanto nas Orientações Curriculares. De início, realizou-se coleta de dados referentes aos conteúdos descritos; e, por fim, a análise dos mesmos. Como resultado, conclui-se que as Orientações Curriculares apresentam duas matrizes curriculares, resultando em certa confusão entre currículo organizado por competências e habilidades e o currículo centrado nos objetivos e conteúdos/temáticas das disciplinas escolares, baseado em Lopes (2008). Foram analisados ainda os elementos predominantes como objetivos, competências e habilidades voltadas para o saber-fazer e reconhecer conteúdos da geografia organizados de forma tradicional. Pode-se resumir a organização curricular a partir de conteúdos, objetivos e ensino destes de forma a ter eficiência nos resultados. Observa-se como objetivos traçados para a aprendizagem dos alunos reconhecer, observar e identificar os elementos geográficos, de conteúdos específicos, mas os mesmos não foram aos aspectos do cotidiano. As sugestões de trabalho em sala para o professor aparentemente apresentam relação com o cotidiano do aluno, mas apenas de forma parcial, embora com uma roupagem e discurso moderno. Apresenta também um ensino de geografia tradicional reconhecendo apenas as diversidades e uso de tecnologias, sem criticar o poder hegemônico estabelecido. |
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O Ensino de Geografia apresentado para o 6º ano na Educopédia SME/RJThe Teaching of Geography presented in the 6th year in the Educopédia SME / RJTeaching GeographyEducationCurriculumICTEnsino de GeografiaEducopédiaCurrículoTICsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAO presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de geografia no 6º ano do ensino fundamental a partir do uso da Educopédia, abordando os conteúdos da disciplina presentes no currículo da rede de acordo com as Orientações Curriculares da SME/RJ (2016). O mundo apresenta-se cada vez mais globalizado e tecnológico, a expansão do uso de TICs no cotidiano ampliou os diferentes modos de acesso ao conhecimento disponibilizado na internet. O meio-técnico-científico-informacional está presente no contexto atual, que é a concepção geográfica da globalização. Nesse contexto, os espaços são requalificados e atendem aos interesses dos atores hegemônicos da economia (neoliberalismo), da cultura, da política, e da educação sendo incorporados plenamente às novas correntes mundiais, atuando diretamente nos currículos escolares por todo o mundo. Foi abordado o currículo de geografia da SME/RJ, que deveria ensinar aos alunos uma maneira de ver o mundo, por meio de um modo de pensar geográfico, que os possibilitem aprender a ler a espacialidade diferencial, as origens naturais, sociais, políticas e econômicas da desigual produção do espaço geográfico. Além de estimular o olhar do aluno, para a compreensão do espaço como produto e produtor das relações existentes na sociedade e da sua forma de organização. A Educopédia em forma de projeto foi produzida por professores selecionados da própria rede, considerando as Orientações Curriculares do Município do Rio de Janeiro. O projeto consiste em atividades que incluem temas/conteúdos, com as respectivas competências, divididas em trinta e duas aulas digitais, por disciplinas, correspondentes às semanas do ano letivo. Vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, quiz e jogos estão inseridos nas atividades, seguindo um roteiro pré-definido. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, com base na análise dos conteúdos apresentados tanto na plataforma digital quanto nas Orientações Curriculares. De início, realizou-se coleta de dados referentes aos conteúdos descritos; e, por fim, a análise dos mesmos. Como resultado, conclui-se que as Orientações Curriculares apresentam duas matrizes curriculares, resultando em certa confusão entre currículo organizado por competências e habilidades e o currículo centrado nos objetivos e conteúdos/temáticas das disciplinas escolares, baseado em Lopes (2008). Foram analisados ainda os elementos predominantes como objetivos, competências e habilidades voltadas para o saber-fazer e reconhecer conteúdos da geografia organizados de forma tradicional. Pode-se resumir a organização curricular a partir de conteúdos, objetivos e ensino destes de forma a ter eficiência nos resultados. Observa-se como objetivos traçados para a aprendizagem dos alunos reconhecer, observar e identificar os elementos geográficos, de conteúdos específicos, mas os mesmos não foram aos aspectos do cotidiano. As sugestões de trabalho em sala para o professor aparentemente apresentam relação com o cotidiano do aluno, mas apenas de forma parcial, embora com uma roupagem e discurso moderno. Apresenta também um ensino de geografia tradicional reconhecendo apenas as diversidades e uso de tecnologias, sem criticar o poder hegemônico estabelecido.The present work has the objective of analyzing how geography teaching is presented in the 6th year of elementary education developed from the use of Educopédia based on the analysis of the Curricular Guidelines of SME / RJ (2016). The concepts and contents of school geography should teach students a way of viewing the world through the geographic way of thinking that enables them to learn to read differential spatiality, the natural, social, political, and economic origins of the uneven production of space geographical. To stimulate the students' gaze, to understand space as a product and producer of existing relationships in society and their organization. The Educopédia in the form of a project was created by teachers selected from the network itself, considering the Curricular Guidelines of the Municipality of Rio de Janeiro. The project consists of activities that include themes / contents, with respective competences, divided into thirty-two digital classes, by disciplines, corresponding to the weeks of the school year. Videos, animations, images, texts, podcasts, quiz and games are inserted in the activities, following a pre-defined route. The methodology used in this research is qualitative, based on the content analysis of the page of the digital platform, on the Internet, and the contents of geography in general described. Thus, the focus of the Curricular Orientation study in Rio de Janeiro and the Educopédia platform, through the collection of data refer to the curricular document and the page, on the Internet; and, finally, the analysis of their content. As a result, it is analyzed that the Curricular Guidelines present two curricular matrices resulting in a certain confusion between curriculum organized by competences and abilities, and the curriculum focused on the objectives and contents / thematic of the school disciplines, based on Lopes (2008). We also analyze the predominant elements such as objectives, skills and abilities geared to the know-how and to recognize contents of geography organized in a traditional way. It is possible to summarize the curricular organization from contents, objectives and teaching of these in order to have efficiency in the results. It is observed as objectives set for the learning of the students to recognize, to observe and to identify the geographic elements, of specific contents, but not associated to the aspects of the quotidian. The suggestions of classroom work for the teacher seem to be related to the daily life of the student, but only in a partial way although with a modern dress and speech it is still traditional only recognition of the diversities and use of technologies without criticizing the established hegemonic power.Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro - Anísio TeixeiraUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)Sacramento, Ana Cláudia RamosSACRAMENTO, A. C. R.Giordani, Ana Cláudia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/7029899793884560Santana Filho, Manoel Martins dehttp://lattes.cnpq.br/2124150995682774O, Renata Bernardo Andrade2021-01-07T00:10:14Z2018-09-272018-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfO, Renata Bernardo Andrade. O Ensino de Geografia apresentado para o 6º ano na Educopédia SME/RJ. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:54:51Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/13494Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:54:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de geografia no 6º ano do ensino fundamental a partir do uso da Educopédia, abordando os conteúdos da disciplina presentes no currículo da rede de acordo com as Orientações Curriculares da SME/RJ (2016). O mundo apresenta-se cada vez mais globalizado e tecnológico, a expansão do uso de TICs no cotidiano ampliou os diferentes modos de acesso ao conhecimento disponibilizado na internet. O meio-técnico-científico-informacional está presente no contexto atual, que é a concepção geográfica da globalização. Nesse contexto, os espaços são requalificados e atendem aos interesses dos atores hegemônicos da economia (neoliberalismo), da cultura, da política, e da educação sendo incorporados plenamente às novas correntes mundiais, atuando diretamente nos currículos escolares por todo o mundo. Foi abordado o currículo de geografia da SME/RJ, que deveria ensinar aos alunos uma maneira de ver o mundo, por meio de um modo de pensar geográfico, que os possibilitem aprender a ler a espacialidade diferencial, as origens naturais, sociais, políticas e econômicas da desigual produção do espaço geográfico. Além de estimular o olhar do aluno, para a compreensão do espaço como produto e produtor das relações existentes na sociedade e da sua forma de organização. A Educopédia em forma de projeto foi produzida por professores selecionados da própria rede, considerando as Orientações Curriculares do Município do Rio de Janeiro. O projeto consiste em atividades que incluem temas/conteúdos, com as respectivas competências, divididas em trinta e duas aulas digitais, por disciplinas, correspondentes às semanas do ano letivo. Vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, quiz e jogos estão inseridos nas atividades, seguindo um roteiro pré-definido. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, com base na análise dos conteúdos apresentados tanto na plataforma digital quanto nas Orientações Curriculares. De início, realizou-se coleta de dados referentes aos conteúdos descritos; e, por fim, a análise dos mesmos. Como resultado, conclui-se que as Orientações Curriculares apresentam duas matrizes curriculares, resultando em certa confusão entre currículo organizado por competências e habilidades e o currículo centrado nos objetivos e conteúdos/temáticas das disciplinas escolares, baseado em Lopes (2008). Foram analisados ainda os elementos predominantes como objetivos, competências e habilidades voltadas para o saber-fazer e reconhecer conteúdos da geografia organizados de forma tradicional. Pode-se resumir a organização curricular a partir de conteúdos, objetivos e ensino destes de forma a ter eficiência nos resultados. Observa-se como objetivos traçados para a aprendizagem dos alunos reconhecer, observar e identificar os elementos geográficos, de conteúdos específicos, mas os mesmos não foram aos aspectos do cotidiano. As sugestões de trabalho em sala para o professor aparentemente apresentam relação com o cotidiano do aluno, mas apenas de forma parcial, embora com uma roupagem e discurso moderno. Apresenta também um ensino de geografia tradicional reconhecendo apenas as diversidades e uso de tecnologias, sem criticar o poder hegemônico estabelecido. |
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