Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Lívia Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10232
Resumo: This research aimed at investigating what high school teachers from Paracambi understand by fair school (escola justa, in Portuguese). We chose qualitative research and narrative interviews, which were analyzed by means of discourse studies. We interviewed five teachers. Those respondents were selected according to criteria such as: length of experience (beginner, experienced and retired), education modality (High school, Technical high school and Education for Youth and Adults). To get the respondents to provide us with the information we needed, we set up a script with leading questions. The teachers talked about their experience, from the time they chose that career to their current expectations; what they understand by justice and injustice, from the point of view of their own lives and the professional one; what they understand by fair school; and offered suggestions on how to make schools in Brazil fairer (or less unfair).
id UERJ_87866e54cd40b86b758d7f5cc0b37ebf
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10232
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Hora, Dinair Leal dahttp://lattes.cnpq.br/2705119184820662Araújo, Ivanildo Amaro dehttp://lattes.cnpq.br/2133421358917061Fetzner, Andréa Rosanahttp://lattes.cnpq.br/1794350930106112http://lattes.cnpq.br/9097731045718689Marinho, Lívia Santos2021-01-05T21:39:30Z2017-12-062013-09-20MARINHO, Lívia Santos. Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10232This research aimed at investigating what high school teachers from Paracambi understand by fair school (escola justa, in Portuguese). We chose qualitative research and narrative interviews, which were analyzed by means of discourse studies. We interviewed five teachers. Those respondents were selected according to criteria such as: length of experience (beginner, experienced and retired), education modality (High school, Technical high school and Education for Youth and Adults). To get the respondents to provide us with the information we needed, we set up a script with leading questions. The teachers talked about their experience, from the time they chose that career to their current expectations; what they understand by justice and injustice, from the point of view of their own lives and the professional one; what they understand by fair school; and offered suggestions on how to make schools in Brazil fairer (or less unfair).Esta pesquisa teve como objetivo investigar o que professores do Ensino Médio, do município de Paracambi entendem por escola justa. Optamos pela pesquisa qualitativa e pelas entrevistas narrativas, as quais foram interpretadas através da análise do discurso. Entrevistamos um total de cinco professores. Escolhemos os entrevistados segundo alguns critérios, tais como: tempo de experiência (iniciante, experiente e aposentado), modalidade em que leciona (Ensino Médio Regular, Técnico, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos). Para conseguir extrair dos entrevistados as informações que precisávamos, montamos um roteiro com questões norteadoras. Os professores discorreram sobre sua experiência profissional, desde o momento da escolha até suas expectativas, sobre o que entendem por justiça e injustiça, na vida e na profissão, sobre o que compreendem por escola justa e ofereceram sugestões sobre como tornar a escola brasileira mais justa (ou menos injusta).Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:39:30Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Livia Santos Marinho.pdf: 543098 bytes, checksum: b96ff9968230d9b2c6c7b1bc3bc5b4b9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Livia Santos Marinho.pdf: 543098 bytes, checksum: b96ff9968230d9b2c6c7b1bc3bc5b4b9 (MD5) Previous issue date: 2013-09-20application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseSchool educationSocial justiceFair schoolTeacherProfessional dilemmasEducação escolarJustiça socialEscola justaProfessorDilemas profissionaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEscola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Livia Santos Marinho.pdfapplication/pdf543098http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10232/1/Dissertacao+Livia+Santos+Marinho.pdfb96ff9968230d9b2c6c7b1bc3bc5b4b9MD511/102322024-02-27 13:04:41.704oai:www.bdtd.uerj.br:1/10232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
title Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
spellingShingle Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
Marinho, Lívia Santos
School education
Social justice
Fair school
Teacher
Professional dilemmas
Educação escolar
Justiça social
Escola justa
Professor
Dilemas profissionais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
title_full Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
title_fullStr Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
title_sort Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
author Marinho, Lívia Santos
author_facet Marinho, Lívia Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hora, Dinair Leal da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Ivanildo Amaro de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2133421358917061
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1794350930106112
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9097731045718689
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Lívia Santos
contributor_str_mv Hora, Dinair Leal da
Araújo, Ivanildo Amaro de
Fetzner, Andréa Rosana
dc.subject.eng.fl_str_mv School education
Social justice
Fair school
Teacher
Professional dilemmas
topic School education
Social justice
Fair school
Teacher
Professional dilemmas
Educação escolar
Justiça social
Escola justa
Professor
Dilemas profissionais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
Justiça social
Escola justa
Professor
Dilemas profissionais
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aimed at investigating what high school teachers from Paracambi understand by fair school (escola justa, in Portuguese). We chose qualitative research and narrative interviews, which were analyzed by means of discourse studies. We interviewed five teachers. Those respondents were selected according to criteria such as: length of experience (beginner, experienced and retired), education modality (High school, Technical high school and Education for Youth and Adults). To get the respondents to provide us with the information we needed, we set up a script with leading questions. The teachers talked about their experience, from the time they chose that career to their current expectations; what they understand by justice and injustice, from the point of view of their own lives and the professional one; what they understand by fair school; and offered suggestions on how to make schools in Brazil fairer (or less unfair).
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-20
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARINHO, Lívia Santos. Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10232
identifier_str_mv MARINHO, Lívia Santos. Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10232/1/Dissertacao+Livia+Santos+Marinho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b96ff9968230d9b2c6c7b1bc3bc5b4b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728649126150144