Danças de enfrentamento: redes de ocupação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17009 |
Resumo: | Constatamos que certos contextos da dança no Ceará demarcam espaços de resistência e enfrentamento no fazer/pensar a dança cênica brasileira. Como investigação de doutorado, buscamos problematizar a existência e a legitimação da chamada “dança interiorana”, tendo como exemplo as cidades de Paracuru e Itapipoca (Vale do Curu, litoral oeste), e de Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para esta escrita, relevantes, artística e politicamente, a Escola de Dança de Paracuru e Paracuru Cia de Dança; Ponto de Cultura Galpão da Cena e Cia Balé Baião; Associação Dança Cariri e Cia Alysson Amâncio. O processo investigativo da pesquisa tem nos mostrado que a dança potencializa-se quando abre possibilidades de pensar/fazer/dançar. Defendemos, nesse sentido, que as crises, os desmontes e as ausências abrem frestas, a própria dança move a dança quando há o investimento em processos formativos, a descolonização do pensamento, troca de saberes com diferentes experiências e o fomento de composições coreográficas, tais ações permitem a continuidade da dança nessas três cidades como corpo-ambientes de resistência, e, sobretudo enfrentamento. Para tanto, dialogamos, principalmente, com os seguintes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (Necropolítica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias do Sul) |
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Danças de enfrentamento: redes de ocupaçãoDanzas de confrontación: redes de ocupaciónDanzas del campoConfrontaciónDança interionanaMicropolíticaEnfrentamentoDança – CearáDança – Paracuru (CE)Dança – Itapipoca (CE)Dança – Juazeiro do Norte (CE)Dança moderna – CearáCultura popular – CearáLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAConstatamos que certos contextos da dança no Ceará demarcam espaços de resistência e enfrentamento no fazer/pensar a dança cênica brasileira. Como investigação de doutorado, buscamos problematizar a existência e a legitimação da chamada “dança interiorana”, tendo como exemplo as cidades de Paracuru e Itapipoca (Vale do Curu, litoral oeste), e de Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para esta escrita, relevantes, artística e politicamente, a Escola de Dança de Paracuru e Paracuru Cia de Dança; Ponto de Cultura Galpão da Cena e Cia Balé Baião; Associação Dança Cariri e Cia Alysson Amâncio. O processo investigativo da pesquisa tem nos mostrado que a dança potencializa-se quando abre possibilidades de pensar/fazer/dançar. Defendemos, nesse sentido, que as crises, os desmontes e as ausências abrem frestas, a própria dança move a dança quando há o investimento em processos formativos, a descolonização do pensamento, troca de saberes com diferentes experiências e o fomento de composições coreográficas, tais ações permitem a continuidade da dança nessas três cidades como corpo-ambientes de resistência, e, sobretudo enfrentamento. Para tanto, dialogamos, principalmente, com os seguintes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (Necropolítica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias do Sul)Descubrimos que ciertos contextos de danza en Ceará delimitan espacios de confrotación y resistencia al hacer/pensar la danza escénica brasileña. Como investigación doctoral, buscamos problematizar la existência y la legitimación de la llamada danza “interiorana”, que dermarcamos como entornos reveladores Paracuru y Itapipoca (Vale do Curu/Litoral oeste), y Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para este escrito, relevantes, artística y politicamente, la Escola de Dança de Paracuru y Paracuru Cia de Dança, Ponto de Cultura Galpão da Cena y Cia Balé Baião, Associação Dança Cariri y Cia Alysson Amancio. El processo de investigación nos ha demostrado que la danza potencia cuando abre possibilidades para pensar/hacer/bailar. En este sentido sostenemos que las crises, desmantelos y ausencias abren brechas, la danza en sí misma mueve la danza cuando si invierte em processos formativos, la descolonización del pensamiento, el intercambio de conocimientos com diferentes experiencias y el fomento de composiciones coreográficas, tales acciones permiten la continuidade de la danza en estas tres ciudades. Como cuerpos-ambientes de resistencia, y sobre todo de afrontamiento. Para ello, hablamos, principalmente, com los siguientes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (necropolitica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias del Sur)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em ArtesSilva, Denise Espírito Santo dahttp://lattes.cnpq.br/5653535024578200Gadelha, Rosa Cristina Primohttp://lattes.cnpq.br/7819331617274706Tourinho, Lígia Losadahttp://lattes.cnpq.br/8862753744492089Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5443015479907169Victorio Filho, Aldohttp://lattes.cnpq.br/4856601990720597Souza, Alysson Amancio de2021-12-13T16:54:40Z2020-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Alysson Amancio de. Danças de enfrentamento: redes de ocupação. 2020. 164 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:04:26Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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