Danças de enfrentamento: redes de ocupação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alysson Amancio de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: alyssonamancio@hotmail.com
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17009
Resumo: Descubrimos que ciertos contextos de danza en Ceará delimitan espacios de confrotación y resistencia al hacer/pensar la danza escénica brasileña. Como investigación doctoral, buscamos problematizar la existência y la legitimación de la llamada danza “interiorana”, que dermarcamos como entornos reveladores Paracuru y Itapipoca (Vale do Curu/Litoral oeste), y Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para este escrito, relevantes, artística y politicamente, la Escola de Dança de Paracuru y Paracuru Cia de Dança, Ponto de Cultura Galpão da Cena y Cia Balé Baião, Associação Dança Cariri y Cia Alysson Amancio. El processo de investigación nos ha demostrado que la danza potencia cuando abre possibilidades para pensar/hacer/bailar. En este sentido sostenemos que las crises, desmantelos y ausencias abren brechas, la danza en sí misma mueve la danza cuando si invierte em processos formativos, la descolonización del pensamiento, el intercambio de conocimientos com diferentes experiencias y el fomento de composiciones coreográficas, tales acciones permiten la continuidade de la danza en estas tres ciudades. Como cuerpos-ambientes de resistencia, y sobre todo de afrontamiento. Para ello, hablamos, principalmente, com los siguientes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (necropolitica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias del Sur)
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Como investigación doctoral, buscamos problematizar la existência y la legitimación de la llamada danza “interiorana”, que dermarcamos como entornos reveladores Paracuru y Itapipoca (Vale do Curu/Litoral oeste), y Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para este escrito, relevantes, artística y politicamente, la Escola de Dança de Paracuru y Paracuru Cia de Dança, Ponto de Cultura Galpão da Cena y Cia Balé Baião, Associação Dança Cariri y Cia Alysson Amancio. El processo de investigación nos ha demostrado que la danza potencia cuando abre possibilidades para pensar/hacer/bailar. En este sentido sostenemos que las crises, desmantelos y ausencias abren brechas, la danza en sí misma mueve la danza cuando si invierte em processos formativos, la descolonización del pensamiento, el intercambio de conocimientos com diferentes experiencias y el fomento de composiciones coreográficas, tales acciones permiten la continuidade de la danza en estas tres ciudades. Como cuerpos-ambientes de resistencia, y sobre todo de afrontamiento. Para ello, hablamos, principalmente, com los siguientes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (necropolitica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias del Sur)Constatamos que certos contextos da dança no Ceará demarcam espaços de resistência e enfrentamento no fazer/pensar a dança cênica brasileira. Como investigação de doutorado, buscamos problematizar a existência e a legitimação da chamada “dança interiorana”, tendo como exemplo as cidades de Paracuru e Itapipoca (Vale do Curu, litoral oeste), e de Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para esta escrita, relevantes, artística e politicamente, a Escola de Dança de Paracuru e Paracuru Cia de Dança; Ponto de Cultura Galpão da Cena e Cia Balé Baião; Associação Dança Cariri e Cia Alysson Amâncio. O processo investigativo da pesquisa tem nos mostrado que a dança potencializa-se quando abre possibilidades de pensar/fazer/dançar. Defendemos, nesse sentido, que as crises, os desmontes e as ausências abrem frestas, a própria dança move a dança quando há o investimento em processos formativos, a descolonização do pensamento, troca de saberes com diferentes experiências e o fomento de composições coreográficas, tais ações permitem a continuidade da dança nessas três cidades como corpo-ambientes de resistência, e, sobretudo enfrentamento. Para tanto, dialogamos, principalmente, com os seguintes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (Necropolítica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias do Sul)Submitted by Eliana CEH/B (liliprata2000@gmail.com) on 2021-12-13T16:54:40Z No. of bitstreams: 1 Tese - Alysson Amancio de Souza - 2020 - Completa.pdf: 4074575 bytes, checksum: ff13f0ed755fe475363fd3edff2dee28 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-13T16:54:40Z (GMT). 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