As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Débora Maciel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320
Resumo: Ce travail a pour but de vérifier la proposition de lecture du manuel didactique Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) elaboré par le Secrétariat d´Education de l État de Rio de Janeiro(Seeduc). À partir d´une perspective discursive énonciative, nous nous proposons d analyser les différentes positions assumées par l´énonciateur professeur de langue française ainsi que la conception méthodologique pour l´enseignement-apprentissage de FLE en rapport aux discours legitimés antérieurs à la RCFle qui prescrivent le travail du professeur
id UERJ_bce27628d784eae98d1a093542200fa1
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6320
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Rocha, Décio Orlando Soares dahttp://lattes.cnpq.br/4776511560753052Almeida, Fernando Afonso dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3Fraga, Katia Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791375P9http://lattes.cnpq.br/7497296422921158Cabral, Débora Maciel2021-01-05T15:04:01Z2011-02-252010-06-30CABRAL, Débora Maciel. As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320Ce travail a pour but de vérifier la proposition de lecture du manuel didactique Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) elaboré par le Secrétariat d´Education de l État de Rio de Janeiro(Seeduc). À partir d´une perspective discursive énonciative, nous nous proposons d analyser les différentes positions assumées par l´énonciateur professeur de langue française ainsi que la conception méthodologique pour l´enseignement-apprentissage de FLE en rapport aux discours legitimés antérieurs à la RCFle qui prescrivent le travail du professeurEste trabalho tem por objetivo analisar a proposta de leitura do material didático Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) desenvolvido pela Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro(Seeduc). A partir de uma perspectiva do discurso promovida pela análise do discurso de base francesa (AD), nossa proposta inicia-se nas diferentes posições discursivas que o enunciador equipe de docentes ocupa para construir uma metodologia específica para o ensino de francês, baseada nas diferentes modalidades de letramento e as diferentes vozes legitimadas trazidas por este enunciador para compor esse material didáticoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:04:01Z No. of bitstreams: 9 Debora Maciel_Dissertacao.pdf: 964060 bytes, checksum: 336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691d (MD5) Anexo F - Circular DO.pdf: 47558 bytes, checksum: cc317365334556f7508ee21718fd4110 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 1.pdf: 3013483 bytes, checksum: 6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 2.pdf: 2850136 bytes, checksum: d2993e65c8880f886edc498fd12d03f4 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 3.pdf: 3149591 bytes, checksum: 40c210609eb3ada986ca81935af4efb4 (MD5) Anexo B - Reorientacao Curricular.pdf: 1097844 bytes, checksum: 8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674 (MD5) Anexo C - Ensino de linguas vivas.pdf: 1784094 bytes, checksum: aac42236477db7cf59ea04cc2a8b1ced (MD5) Anexo D - Resumo do projeto Sucesso Escolar.pdf: 2093678 bytes, checksum: f077a76308db774b4cef61c3aa0d85af (MD5) Anexo E - Ficha de avaliacao respondida pelos docentes.pdf: 1647091 bytes, checksum: bc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 9 Debora Maciel_Dissertacao.pdf: 964060 bytes, checksum: 336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691d (MD5) Anexo F - Circular DO.pdf: 47558 bytes, checksum: cc317365334556f7508ee21718fd4110 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 1.pdf: 3013483 bytes, checksum: 6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 2.pdf: 2850136 bytes, checksum: d2993e65c8880f886edc498fd12d03f4 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 3.pdf: 3149591 bytes, checksum: 40c210609eb3ada986ca81935af4efb4 (MD5) Anexo B - Reorientacao Curricular.pdf: 1097844 bytes, checksum: 8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674 (MD5) Anexo C - Ensino de linguas vivas.pdf: 1784094 bytes, checksum: aac42236477db7cf59ea04cc2a8b1ced (MD5) Anexo D - Resumo do projeto Sucesso Escolar.pdf: 2093678 bytes, checksum: f077a76308db774b4cef61c3aa0d85af (MD5) Anexo E - Ficha de avaliacao respondida pelos docentes.pdf: 1647091 bytes, checksum: bc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889 (MD5) Previous issue date: 2010-06-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasAnalyse du discoursÉnoncéPosition-sujetTravail et formation du professeur et apprentissage de FLEAnálise do discursoEnunciadoPosição-sujeitoTrabalho e formação docente e aprendizado de FLEAnálise do discursoMaterial didáticoLíngua francesa Estudo e ensinoProfessores de francêsCurrículos - MudançaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAs diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeitoLes divers voix qui tissent le manuel didátique : Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): un étude discursif de la position sujetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDebora Maciel_Dissertacao.pdfapplication/pdf964060http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/1/Debora+Maciel_Dissertacao.pdf336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691dMD51Anexo F - Circular DO.pdfapplication/pdf47558http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/2/Anexo+F+-+Circular+DO.pdfcc317365334556f7508ee21718fd4110MD52Anexo A - Corpus Impresso_compacto 1.pdfapplication/pdf3013483http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/3/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+1.pdf6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459MD53Anexo A - Corpus Impresso_compacto 2.pdfapplication/pdf2850136http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/4/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+2.pdfd2993e65c8880f886edc498fd12d03f4MD54Anexo A - Corpus Impresso_compacto 3.pdfapplication/pdf3149591http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/5/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+3.pdf40c210609eb3ada986ca81935af4efb4MD55Anexo B - Reorientacao Curricular.pdfapplication/pdf1097844http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/6/Anexo+B+-+Reorientacao+Curricular.pdf8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674MD56Anexo C - Ensino de linguas vivas.pdfapplication/pdf1784094http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/7/Anexo+C+-+Ensino+de+linguas+vivas.pdfaac42236477db7cf59ea04cc2a8b1cedMD57Anexo D - Resumo do projeto Sucesso Escolar.pdfapplication/pdf2093678http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/8/Anexo+D+-+Resumo+do+projeto+Sucesso+Escolar.pdff077a76308db774b4cef61c3aa0d85afMD58Anexo E - Ficha de avaliacao respondida pelos docentes.pdfapplication/pdf1647091http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/9/Anexo+E+-+Ficha+de+avaliacao+respondida+pelos+docentes.pdfbc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889MD591/63202024-02-27 16:16:10.419oai:www.bdtd.uerj.br:1/6320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
dc.title.alternative.fra.fl_str_mv Les divers voix qui tissent le manuel didátique : Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): un étude discursif de la position sujet
title As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
spellingShingle As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
Cabral, Débora Maciel
Analyse du discours
Énoncé
Position-sujet
Travail et formation du professeur et apprentissage de FLE
Análise do discurso
Enunciado
Posição-sujeito
Trabalho e formação docente e aprendizado de FLE
Análise do discurso
Material didático
Língua francesa Estudo e ensino
Professores de francês
Currículos - Mudança
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
title_full As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
title_fullStr As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
title_full_unstemmed As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
title_sort As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
author Cabral, Débora Maciel
author_facet Cabral, Débora Maciel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Décio Orlando Soares da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4776511560753052
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Fernando Afonso de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fraga, Katia Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791375P9
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7497296422921158
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Débora Maciel
contributor_str_mv Rocha, Décio Orlando Soares da
Almeida, Fernando Afonso de
Fraga, Katia Ferreira
dc.subject.fra.fl_str_mv Analyse du discours
Énoncé
Position-sujet
Travail et formation du professeur et apprentissage de FLE
topic Analyse du discours
Énoncé
Position-sujet
Travail et formation du professeur et apprentissage de FLE
Análise do discurso
Enunciado
Posição-sujeito
Trabalho e formação docente e aprendizado de FLE
Análise do discurso
Material didático
Língua francesa Estudo e ensino
Professores de francês
Currículos - Mudança
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Enunciado
Posição-sujeito
Trabalho e formação docente e aprendizado de FLE
Análise do discurso
Material didático
Língua francesa Estudo e ensino
Professores de francês
Currículos - Mudança
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Ce travail a pour but de vérifier la proposition de lecture du manuel didactique Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) elaboré par le Secrétariat d´Education de l État de Rio de Janeiro(Seeduc). À partir d´une perspective discursive énonciative, nous nous proposons d analyser les différentes positions assumées par l´énonciateur professeur de langue française ainsi que la conception méthodologique pour l´enseignement-apprentissage de FLE en rapport aux discours legitimés antérieurs à la RCFle qui prescrivent le travail du professeur
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-30
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:04:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CABRAL, Débora Maciel. As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320
identifier_str_mv CABRAL, Débora Maciel. As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/1/Debora+Maciel_Dissertacao.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/2/Anexo+F+-+Circular+DO.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/3/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+1.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/4/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+2.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/5/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+3.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/6/Anexo+B+-+Reorientacao+Curricular.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/7/Anexo+C+-+Ensino+de+linguas+vivas.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/8/Anexo+D+-+Resumo+do+projeto+Sucesso+Escolar.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/9/Anexo+E+-+Ficha+de+avaliacao+respondida+pelos+docentes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691d
cc317365334556f7508ee21718fd4110
6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459
d2993e65c8880f886edc498fd12d03f4
40c210609eb3ada986ca81935af4efb4
8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674
aac42236477db7cf59ea04cc2a8b1ced
f077a76308db774b4cef61c3aa0d85af
bc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728619721981952