As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320 |
Resumo: | Ce travail a pour but de vérifier la proposition de lecture du manuel didactique Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) elaboré par le Secrétariat d´Education de l État de Rio de Janeiro(Seeduc). À partir d´une perspective discursive énonciative, nous nous proposons d analyser les différentes positions assumées par l´énonciateur professeur de langue française ainsi que la conception méthodologique pour l´enseignement-apprentissage de FLE en rapport aux discours legitimés antérieurs à la RCFle qui prescrivent le travail du professeur |
id |
UERJ_bce27628d784eae98d1a093542200fa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6320 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Rocha, Décio Orlando Soares dahttp://lattes.cnpq.br/4776511560753052Almeida, Fernando Afonso dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3Fraga, Katia Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791375P9http://lattes.cnpq.br/7497296422921158Cabral, Débora Maciel2021-01-05T15:04:01Z2011-02-252010-06-30CABRAL, Débora Maciel. As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320Ce travail a pour but de vérifier la proposition de lecture du manuel didactique Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) elaboré par le Secrétariat d´Education de l État de Rio de Janeiro(Seeduc). À partir d´une perspective discursive énonciative, nous nous proposons d analyser les différentes positions assumées par l´énonciateur professeur de langue française ainsi que la conception méthodologique pour l´enseignement-apprentissage de FLE en rapport aux discours legitimés antérieurs à la RCFle qui prescrivent le travail du professeurEste trabalho tem por objetivo analisar a proposta de leitura do material didático Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) desenvolvido pela Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro(Seeduc). A partir de uma perspectiva do discurso promovida pela análise do discurso de base francesa (AD), nossa proposta inicia-se nas diferentes posições discursivas que o enunciador equipe de docentes ocupa para construir uma metodologia específica para o ensino de francês, baseada nas diferentes modalidades de letramento e as diferentes vozes legitimadas trazidas por este enunciador para compor esse material didáticoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:04:01Z No. of bitstreams: 9 Debora Maciel_Dissertacao.pdf: 964060 bytes, checksum: 336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691d (MD5) Anexo F - Circular DO.pdf: 47558 bytes, checksum: cc317365334556f7508ee21718fd4110 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 1.pdf: 3013483 bytes, checksum: 6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 2.pdf: 2850136 bytes, checksum: d2993e65c8880f886edc498fd12d03f4 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 3.pdf: 3149591 bytes, checksum: 40c210609eb3ada986ca81935af4efb4 (MD5) Anexo B - Reorientacao Curricular.pdf: 1097844 bytes, checksum: 8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674 (MD5) Anexo C - Ensino de linguas vivas.pdf: 1784094 bytes, checksum: aac42236477db7cf59ea04cc2a8b1ced (MD5) Anexo D - Resumo do projeto Sucesso Escolar.pdf: 2093678 bytes, checksum: f077a76308db774b4cef61c3aa0d85af (MD5) Anexo E - Ficha de avaliacao respondida pelos docentes.pdf: 1647091 bytes, checksum: bc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 9 Debora Maciel_Dissertacao.pdf: 964060 bytes, checksum: 336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691d (MD5) Anexo F - Circular DO.pdf: 47558 bytes, checksum: cc317365334556f7508ee21718fd4110 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 1.pdf: 3013483 bytes, checksum: 6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 2.pdf: 2850136 bytes, checksum: d2993e65c8880f886edc498fd12d03f4 (MD5) Anexo A - Corpus Impresso_compacto 3.pdf: 3149591 bytes, checksum: 40c210609eb3ada986ca81935af4efb4 (MD5) Anexo B - Reorientacao Curricular.pdf: 1097844 bytes, checksum: 8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674 (MD5) Anexo C - Ensino de linguas vivas.pdf: 1784094 bytes, checksum: aac42236477db7cf59ea04cc2a8b1ced (MD5) Anexo D - Resumo do projeto Sucesso Escolar.pdf: 2093678 bytes, checksum: f077a76308db774b4cef61c3aa0d85af (MD5) Anexo E - Ficha de avaliacao respondida pelos docentes.pdf: 1647091 bytes, checksum: bc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889 (MD5) Previous issue date: 2010-06-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasAnalyse du discoursÉnoncéPosition-sujetTravail et formation du professeur et apprentissage de FLEAnálise do discursoEnunciadoPosição-sujeitoTrabalho e formação docente e aprendizado de FLEAnálise do discursoMaterial didáticoLíngua francesa Estudo e ensinoProfessores de francêsCurrículos - MudançaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAs diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeitoLes divers voix qui tissent le manuel didátique : Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): un étude discursif de la position sujetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDebora Maciel_Dissertacao.pdfapplication/pdf964060http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/1/Debora+Maciel_Dissertacao.pdf336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691dMD51Anexo F - Circular DO.pdfapplication/pdf47558http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/2/Anexo+F+-+Circular+DO.pdfcc317365334556f7508ee21718fd4110MD52Anexo A - Corpus Impresso_compacto 1.pdfapplication/pdf3013483http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/3/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+1.pdf6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459MD53Anexo A - Corpus Impresso_compacto 2.pdfapplication/pdf2850136http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/4/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+2.pdfd2993e65c8880f886edc498fd12d03f4MD54Anexo A - Corpus Impresso_compacto 3.pdfapplication/pdf3149591http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/5/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+3.pdf40c210609eb3ada986ca81935af4efb4MD55Anexo B - Reorientacao Curricular.pdfapplication/pdf1097844http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/6/Anexo+B+-+Reorientacao+Curricular.pdf8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674MD56Anexo C - Ensino de linguas vivas.pdfapplication/pdf1784094http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/7/Anexo+C+-+Ensino+de+linguas+vivas.pdfaac42236477db7cf59ea04cc2a8b1cedMD57Anexo D - Resumo do projeto Sucesso Escolar.pdfapplication/pdf2093678http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/8/Anexo+D+-+Resumo+do+projeto+Sucesso+Escolar.pdff077a76308db774b4cef61c3aa0d85afMD58Anexo E - Ficha de avaliacao respondida pelos docentes.pdfapplication/pdf1647091http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/9/Anexo+E+-+Ficha+de+avaliacao+respondida+pelos+docentes.pdfbc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889MD591/63202024-02-27 16:16:10.419oai:www.bdtd.uerj.br:1/6320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
dc.title.alternative.fra.fl_str_mv |
Les divers voix qui tissent le manuel didátique : Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): un étude discursif de la position sujet |
title |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
spellingShingle |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito Cabral, Débora Maciel Analyse du discours Énoncé Position-sujet Travail et formation du professeur et apprentissage de FLE Análise do discurso Enunciado Posição-sujeito Trabalho e formação docente e aprendizado de FLE Análise do discurso Material didático Língua francesa Estudo e ensino Professores de francês Currículos - Mudança CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
title_full |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
title_fullStr |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
title_full_unstemmed |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
title_sort |
As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
author |
Cabral, Débora Maciel |
author_facet |
Cabral, Débora Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Décio Orlando Soares da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4776511560753052 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Fernando Afonso de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fraga, Katia Ferreira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791375P9 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7497296422921158 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Débora Maciel |
contributor_str_mv |
Rocha, Décio Orlando Soares da Almeida, Fernando Afonso de Fraga, Katia Ferreira |
dc.subject.fra.fl_str_mv |
Analyse du discours Énoncé Position-sujet Travail et formation du professeur et apprentissage de FLE |
topic |
Analyse du discours Énoncé Position-sujet Travail et formation du professeur et apprentissage de FLE Análise do discurso Enunciado Posição-sujeito Trabalho e formação docente e aprendizado de FLE Análise do discurso Material didático Língua francesa Estudo e ensino Professores de francês Currículos - Mudança CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Enunciado Posição-sujeito Trabalho e formação docente e aprendizado de FLE Análise do discurso Material didático Língua francesa Estudo e ensino Professores de francês Currículos - Mudança |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Ce travail a pour but de vérifier la proposition de lecture du manuel didactique Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) elaboré par le Secrétariat d´Education de l État de Rio de Janeiro(Seeduc). À partir d´une perspective discursive énonciative, nous nous proposons d analyser les différentes positions assumées par l´énonciateur professeur de langue française ainsi que la conception méthodologique pour l´enseignement-apprentissage de FLE en rapport aux discours legitimés antérieurs à la RCFle qui prescrivent le travail du professeur |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T15:04:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CABRAL, Débora Maciel. As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320 |
identifier_str_mv |
CABRAL, Débora Maciel. As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/1/Debora+Maciel_Dissertacao.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/2/Anexo+F+-+Circular+DO.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/3/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+1.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/4/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+2.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/5/Anexo+A+-+Corpus+Impresso_compacto+3.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/6/Anexo+B+-+Reorientacao+Curricular.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/7/Anexo+C+-+Ensino+de+linguas+vivas.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/8/Anexo+D+-+Resumo+do+projeto+Sucesso+Escolar.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6320/9/Anexo+E+-+Ficha+de+avaliacao+respondida+pelos+docentes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
336b6d5b8aa3105658d3495f1aab691d cc317365334556f7508ee21718fd4110 6f19b9effb05ffc93be2a41d58a56459 d2993e65c8880f886edc498fd12d03f4 40c210609eb3ada986ca81935af4efb4 8bc4a8b1cfcdda4197480569bfb12674 aac42236477db7cf59ea04cc2a8b1ced f077a76308db774b4cef61c3aa0d85af bc3d3a34a466efb23c7ef7e35678a889 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728619721981952 |