Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10561 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo a análise do habitus professoral de um grupo de professoras das séries iniciais da rede pública de Nova Iguaçu/RJ. Nesta investigação, me centrei na noção de habitus de Bourdieu, definida como disposições, estilos de vida, maneiras e gostos incorporados. Fiz o uso de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas com o consentimento das professoras. Entrevistei 11 professoras e centrei a indagação em duas perguntas ligadas às memórias das professoras e sua origem social. As lembranças das professoras das séries iniciais foram as que mais contribuíram para decisão de ser professora. Convivem no discurso sobre a prática: disposições incorporadas na infância; metodologias e atitudes copiadas das antigas professoras, dos sujeitos e das instituições admiradas; além das experiências iniciais em escolas da rede privada. Assim, os habitus professorais e as concepções de docência tiveram relação com as diferentes instâncias de socialização docente e com as imagens e fazeres desta socialização. Enfim, os habitus professorais deste grupo se construíram em diversos tempos-espaços de formação. |
id |
UERJ_cb68d85e08f64f2d466e70fc05c43a69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10561 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiõesThe habitus teacher: the practice in different places educational occasionsTeacher trainingProfessorial habitusTeaching trajectoriesFormação de professoresHabitus professoraisTrajetórias docentesEducadoresSociologia educacionalNova Iguaçu (RJ)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação teve como objetivo a análise do habitus professoral de um grupo de professoras das séries iniciais da rede pública de Nova Iguaçu/RJ. Nesta investigação, me centrei na noção de habitus de Bourdieu, definida como disposições, estilos de vida, maneiras e gostos incorporados. Fiz o uso de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas com o consentimento das professoras. Entrevistei 11 professoras e centrei a indagação em duas perguntas ligadas às memórias das professoras e sua origem social. As lembranças das professoras das séries iniciais foram as que mais contribuíram para decisão de ser professora. Convivem no discurso sobre a prática: disposições incorporadas na infância; metodologias e atitudes copiadas das antigas professoras, dos sujeitos e das instituições admiradas; além das experiências iniciais em escolas da rede privada. Assim, os habitus professorais e as concepções de docência tiveram relação com as diferentes instâncias de socialização docente e com as imagens e fazeres desta socialização. Enfim, os habitus professorais deste grupo se construíram em diversos tempos-espaços de formação.The purpose of this dissertation was to analyze the professorial habitus of a group of teachers of the initial series of the public education system of Nova Iguaçu/RJ. In this investigation, I focused on the notion of Bourdieu s habitus, defined as dispositions, lifestyles, manners and incorporated tastes. I used semi-structured interviews that were recorded with the teachers consent. I interviewed 11 teachers and centered the inquiry on two questions associated to the recollections of the teachers and their social origin. The recollections of teachers of the initial series were those that most contributed toward the decision to be a teacher. They are united in the discourse on practice: dispositions incorporated in infancy; methodologies and attitudes copied from former teachers, from the subjects and from admired institutions; as well as initial experiences in private schools. Thus, the professorial habitus and the conceptions of the teaching profession were related to the different levels of teacher socialization and to the images and practices of such socialization. In short, this group s professorial habitus were constructed in different times-spaces of training.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTura, Maria de Lourdes Rangelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782282P9&dataRevisao=nullPaiva, Edil Vasconcellos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781103Z5Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes dehttp://lattes.cnpq.br/9002784880708799Nascimento, Monica Andrade do2021-01-05T21:53:38Z2013-06-052007-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Monica Andrade do. Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:25Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões The habitus teacher: the practice in different places educational occasions |
title |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões |
spellingShingle |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões Nascimento, Monica Andrade do Teacher training Professorial habitus Teaching trajectories Formação de professores Habitus professorais Trajetórias docentes Educadores Sociologia educacional Nova Iguaçu (RJ) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões |
title_full |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões |
title_fullStr |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões |
title_full_unstemmed |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões |
title_sort |
Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões |
author |
Nascimento, Monica Andrade do |
author_facet |
Nascimento, Monica Andrade do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tura, Maria de Lourdes Rangel http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782282P9&dataRevisao=null Paiva, Edil Vasconcellos de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781103Z5 Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de http://lattes.cnpq.br/9002784880708799 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Monica Andrade do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher training Professorial habitus Teaching trajectories Formação de professores Habitus professorais Trajetórias docentes Educadores Sociologia educacional Nova Iguaçu (RJ) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Teacher training Professorial habitus Teaching trajectories Formação de professores Habitus professorais Trajetórias docentes Educadores Sociologia educacional Nova Iguaçu (RJ) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação teve como objetivo a análise do habitus professoral de um grupo de professoras das séries iniciais da rede pública de Nova Iguaçu/RJ. Nesta investigação, me centrei na noção de habitus de Bourdieu, definida como disposições, estilos de vida, maneiras e gostos incorporados. Fiz o uso de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas com o consentimento das professoras. Entrevistei 11 professoras e centrei a indagação em duas perguntas ligadas às memórias das professoras e sua origem social. As lembranças das professoras das séries iniciais foram as que mais contribuíram para decisão de ser professora. Convivem no discurso sobre a prática: disposições incorporadas na infância; metodologias e atitudes copiadas das antigas professoras, dos sujeitos e das instituições admiradas; além das experiências iniciais em escolas da rede privada. Assim, os habitus professorais e as concepções de docência tiveram relação com as diferentes instâncias de socialização docente e com as imagens e fazeres desta socialização. Enfim, os habitus professorais deste grupo se construíram em diversos tempos-espaços de formação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-31 2013-06-05 2021-01-05T21:53:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Monica Andrade do. Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10561 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Monica Andrade do. Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990618898071552 |