Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Gracy Kelly
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14912
Resumo: Continuing education is structured and has an axis that defines and configures educational demands in the health sector, this thinking process work in health, education and policy definitions bringing recommendation as being hegemonic policy for the health sector through policies of MH.The study evaluates the concept theoretical / practical operationalization of the policy through specialization in FH as the proposed health education. Method for bibliographic exists a consortium of training with these characteristics. Research subsidized by interviews, due to not being able to access to information documents on health education through the Consortium of MH.Despite the consensus built from oficial government documents, understanding its real meaning becomes something divisible from the proposal. This concept come from meeting with the conceptualization of this practice for health professionals. The organization of work, builds a culture still strongly hierarchical, legitimizing spaces definition and operation demands, while also hinders the creation of a more horizontal approach to real educational needs of the health work process. This study demonstrated the fragility of lifelong learning as a concept and as a practical proposal pólitcas of public health.
id UERJ_d15604489dde3cfb0c70aa163ff3140c
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14912
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Frigotto, GaudêncioCPF:12635707049http://lattes.cnpq.br/4535332644982596Ramos, Marise NogueiraCPF:82977860720http://lattes.cnpq.br/3796863111902233Vieira, MônicaCPF:86767054704http://lattes.cnpq.br/5894176545174349CPF:06916604760http://lattes.cnpq.br/9781759330973751Paes, Gracy Kelly2021-01-07T18:17:11Z2013-08-092007-07-26PAES, Gracy Kelly. Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14912Continuing education is structured and has an axis that defines and configures educational demands in the health sector, this thinking process work in health, education and policy definitions bringing recommendation as being hegemonic policy for the health sector through policies of MH.The study evaluates the concept theoretical / practical operationalization of the policy through specialization in FH as the proposed health education. Method for bibliographic exists a consortium of training with these characteristics. Research subsidized by interviews, due to not being able to access to information documents on health education through the Consortium of MH.Despite the consensus built from oficial government documents, understanding its real meaning becomes something divisible from the proposal. This concept come from meeting with the conceptualization of this practice for health professionals. The organization of work, builds a culture still strongly hierarchical, legitimizing spaces definition and operation demands, while also hinders the creation of a more horizontal approach to real educational needs of the health work process. This study demonstrated the fragility of lifelong learning as a concept and as a practical proposal pólitcas of public health.A educação permanente é estruturada e tem um eixo que define e configura demandas educativas no setor saúde, pensando neste processo de trabalho em saúde, e com política de educação trazendo definições hegemônica sendo recomendação como política para o setor saúde através das políticas do MS. O estudo avalia o conceito teórico/prático da operacionalização da política através da especialização em SF como proposta da educação em saúde. Método bibliográfico por existir um consórcio com estas características de formação. Pesquisa subsidiada, por entrevistas, devido a não possibilidade de acesso a documentos informativos sobre educação em saúde através do consórcio do MS. Apesar do consenso construído a partir de documentos oficiais do governo, a compreensão de seu real significado se torna algo divisível a partir da proposta. Este conceito vêem de encontro com a conceituação desta prática aos profissionais de saúde. A organização do trabalho, constrói uma cultura ainda fortemente hierarquizada, legitimando espaços de definição e operação de demandas, ao mesmo tempo que dificulta a criação de práticas mais horizontais que aproximem-se das reais necessidades educacionais pelo processo de trabalho em saúde. Este estudo demonstrou a fragilidade da educação permanente como conceito prático e como proposta das pólitcas públicas de saúde.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:17:11Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Gracy Paes.pdf: 4415537 bytes, checksum: b426c5940d5adda6716057d42b904d23 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Gracy Paes.pdf: 4415537 bytes, checksum: b426c5940d5adda6716057d42b904d23 (MD5) Previous issue date: 2007-07-26application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesContinuing educationHealthEpecialistNurseFHPEducação permanenteSaúdeEspecializaçãoPSFProgramas médicos regionais Rio de Janeiro (RJ)Enfermeiros de saúde pública Rio de Janeiro (RJ)Enfermeiros - TreinamentoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMFormação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticosTraining Nurses Perspective in the continuing education: conceptual ambiguities and digitation politicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Gracy Paes.pdfapplication/pdf4415537http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14912/1/Dissert_Gracy+Paes.pdfb426c5940d5adda6716057d42b904d23MD511/149122023-03-09 14:05:55.365oai:www.bdtd.uerj.br:1/14912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Training Nurses Perspective in the continuing education: conceptual ambiguities and digitation politics
title Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
spellingShingle Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
Paes, Gracy Kelly
Continuing education
Health
Epecialist
Nurse
FHP
Educação permanente
Saúde
Especialização
PSF
Programas médicos regionais Rio de Janeiro (RJ)
Enfermeiros de saúde pública Rio de Janeiro (RJ)
Enfermeiros - Treinamento
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
title_full Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
title_fullStr Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
title_full_unstemmed Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
title_sort Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos
author Paes, Gracy Kelly
author_facet Paes, Gracy Kelly
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frigotto, Gaudêncio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12635707049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4535332644982596
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Marise Nogueira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:82977860720
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3796863111902233
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vieira, Mônica
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:86767054704
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5894176545174349
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:06916604760
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9781759330973751
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Gracy Kelly
contributor_str_mv Frigotto, Gaudêncio
Ramos, Marise Nogueira
Vieira, Mônica
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Health
Epecialist
Nurse
FHP
topic Continuing education
Health
Epecialist
Nurse
FHP
Educação permanente
Saúde
Especialização
PSF
Programas médicos regionais Rio de Janeiro (RJ)
Enfermeiros de saúde pública Rio de Janeiro (RJ)
Enfermeiros - Treinamento
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Saúde
Especialização
PSF
Programas médicos regionais Rio de Janeiro (RJ)
Enfermeiros de saúde pública Rio de Janeiro (RJ)
Enfermeiros - Treinamento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description Continuing education is structured and has an axis that defines and configures educational demands in the health sector, this thinking process work in health, education and policy definitions bringing recommendation as being hegemonic policy for the health sector through policies of MH.The study evaluates the concept theoretical / practical operationalization of the policy through specialization in FH as the proposed health education. Method for bibliographic exists a consortium of training with these characteristics. Research subsidized by interviews, due to not being able to access to information documents on health education through the Consortium of MH.Despite the consensus built from oficial government documents, understanding its real meaning becomes something divisible from the proposal. This concept come from meeting with the conceptualization of this practice for health professionals. The organization of work, builds a culture still strongly hierarchical, legitimizing spaces definition and operation demands, while also hinders the creation of a more horizontal approach to real educational needs of the health work process. This study demonstrated the fragility of lifelong learning as a concept and as a practical proposal pólitcas of public health.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-26
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:17:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAES, Gracy Kelly. Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14912
identifier_str_mv PAES, Gracy Kelly. Formação do enfermeiro na perspectiva da formação permanente: ambiguidades conceituais e questionamentos políticos. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14912/1/Dissert_Gracy+Paes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b426c5940d5adda6716057d42b904d23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352332679217152