Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maria Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10129
Resumo: This paper discusses the prospects for the formation of teachers present in the blogs of educators who seek and transmit knowledge in a collaborative network that is emerging as a new form of continuing education. We opted for the qualitative methodological approach, given the characteristics of the object of study and the possibility of expanding the dialogue between theory and data collected. Proceeded from one discursão speech of bloggers interviewed teachers and observing their blogs. The 31 blogs that had access were classified according to their predominant characteristics. Answered the questionnaire proposed 27 bloggers. It can be argued that blogs data aspects of interaction tools, easy to access and use and assemblage of persons on grounds of common interests, have effects on teaching practice. Although it has been identified in the prevalence of blogs compensatory conception, they show how self-management actions on the part of teachers that no longer isolate themselves with their doubts, uncertainty and insecurity, but taking advantage of the democratization of computing, throw on the internet to socialize knowledge, sharing practices in a network of mutual collaboration.
id UERJ_d7baceda273ffb4b230bbd30a252eb0b
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10129
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Santos, Sonia Regina Mendes doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607Z1Araújo, Ivanildo Amaro dehttp://lattes.cnpq.br/2133421358917061Linhares, Célia Frazão Soareshttp://lattes.cnpq.br/7281306371405447http://lattes.cnpq.br/0153232721869364Silveira, Maria Cristina de Oliveira2021-01-05T21:37:24Z2013-09-202013-04-02SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10129This paper discusses the prospects for the formation of teachers present in the blogs of educators who seek and transmit knowledge in a collaborative network that is emerging as a new form of continuing education. We opted for the qualitative methodological approach, given the characteristics of the object of study and the possibility of expanding the dialogue between theory and data collected. Proceeded from one discursão speech of bloggers interviewed teachers and observing their blogs. The 31 blogs that had access were classified according to their predominant characteristics. Answered the questionnaire proposed 27 bloggers. It can be argued that blogs data aspects of interaction tools, easy to access and use and assemblage of persons on grounds of common interests, have effects on teaching practice. Although it has been identified in the prevalence of blogs compensatory conception, they show how self-management actions on the part of teachers that no longer isolate themselves with their doubts, uncertainty and insecurity, but taking advantage of the democratization of computing, throw on the internet to socialize knowledge, sharing practices in a network of mutual collaboration.O presente trabalho discute as perspectivas para a formação de professores presentes nos blogs de educadores, que buscam e transmitem conhecimentos, em uma rede colaborativa que desponta como uma nova modalidade de formação continuada. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, dada as características do objeto de estudo e pela possibilidade de ampliação do diálogo entre a teorização e os dados coletados. Procedeu-se uma discursão a partir do discurso dos professores blogueiros entrevistados e da observação de seus blogs. Os 31 blogs que se teve acesso foram classificados segundo suas características preponderantes. Responderam o questionário proposto 27 blogueiros. Pode-se afirmar que os blogs dados seus aspectos de ferramentas de interação, de fácil acesso e uso e de aglutinação de pessoas em razão de interesses comuns, têm efeitos sobre a prática docente. Embora se tenha identificado nos blogs a prevalência de uma concepção compensatória, eles se mostram como ações de autogerenciamento por parte dos docentes, que não mais se isolam com suas dúvidas, incertezas e insegurança, mas, valendo-se da democratização da informática, lançam-se na internet para socializar saberes, partilhar práticas em uma rede de colaboração mútua.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:37:24Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Completa Cristina.pdf: 6430413 bytes, checksum: 513ce58e3867bf0c3a26de60d4e3e042 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Completa Cristina.pdf: 6430413 bytes, checksum: 513ce58e3867bf0c3a26de60d4e3e042 (MD5) Previous issue date: 2013-04-02application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseTeacher trainingCollaborative networksBlogsFormação de professoresRedes colaborativasProfessores - FormaçãoPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEBlogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?Blogs for educators: inovative perspectives on training continuing teacher?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Completa Cristina.pdfapplication/pdf6430413http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10129/1/Dissertacao+Completa+Cristina.pdf513ce58e3867bf0c3a26de60d4e3e042MD511/101292024-02-27 13:04:38.082oai:www.bdtd.uerj.br:1/10129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Blogs for educators: inovative perspectives on training continuing teacher?
title Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
spellingShingle Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
Silveira, Maria Cristina de Oliveira
Teacher training
Collaborative networks
Blogs
Formação de professores
Redes colaborativas
Professores - Formação
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
title_short Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
title_full Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
title_fullStr Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
title_full_unstemmed Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
title_sort Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
author Silveira, Maria Cristina de Oliveira
author_facet Silveira, Maria Cristina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Sonia Regina Mendes dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607Z1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Ivanildo Amaro de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2133421358917061
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Linhares, Célia Frazão Soares
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7281306371405447
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0153232721869364
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Maria Cristina de Oliveira
contributor_str_mv Santos, Sonia Regina Mendes dos
Araújo, Ivanildo Amaro de
Linhares, Célia Frazão Soares
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Collaborative networks
topic Teacher training
Collaborative networks
Blogs
Formação de professores
Redes colaborativas
Professores - Formação
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs
Formação de professores
Redes colaborativas
Professores - Formação
Prática de ensino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
description This paper discusses the prospects for the formation of teachers present in the blogs of educators who seek and transmit knowledge in a collaborative network that is emerging as a new form of continuing education. We opted for the qualitative methodological approach, given the characteristics of the object of study and the possibility of expanding the dialogue between theory and data collected. Proceeded from one discursão speech of bloggers interviewed teachers and observing their blogs. The 31 blogs that had access were classified according to their predominant characteristics. Answered the questionnaire proposed 27 bloggers. It can be argued that blogs data aspects of interaction tools, easy to access and use and assemblage of persons on grounds of common interests, have effects on teaching practice. Although it has been identified in the prevalence of blogs compensatory conception, they show how self-management actions on the part of teachers that no longer isolate themselves with their doubts, uncertainty and insecurity, but taking advantage of the democratization of computing, throw on the internet to socialize knowledge, sharing practices in a network of mutual collaboration.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:37:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10129
identifier_str_mv SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10129/1/Dissertacao+Completa+Cristina.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 513ce58e3867bf0c3a26de60d4e3e042
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728648420458496