O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Fabio José Paz da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10145
Resumo: The aim of the present work was to investigate in which ways the man-teacher is enunciated and enunciates himself from the sexuality dispositive on in the teaching of the initial series and childhood education. In order to understand this question, newspaper texts published on the Internet were used with the theme men in teaching as well as a virtual community composed of men-teachers and students of Pedagogy of the social networking site Orkut. Based on the concept of self-reflection (Sobreira, 2006) and having as theoretical basis Michel Foucault and Gilles Deleuze, the research sougth to comprehend the production of the sexuality dispositive from the theory of Performance on (Judith Butler) and using critical and multimodal analysis (Moita Lopes, 2009). The research found that both newspaper discourses and students as well as teachers discourses from virtual communities show these subjects are produced for hegemonic masculine cultures. This question becomes even more evident when some enunciations of men-teachers and students try to break through the difficulties and prejudices for being in a professional area considered feminine.
id UERJ_e0e47bc832cbb2d7b16ff6925351be42
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10145
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Sobreira, Henrique Garciahttp://lattes.cnpq.br/0829396401130024Rocha, Silvia Pimenta Vellosohttp://lattes.cnpq.br/7076817269702437Aguiar, Leonel Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/3833374955831745Pereira, Marcos Villelahttp://lattes.cnpq.br/2910880978387325http://lattes.cnpq.br/2231168975092887Rosa, Fabio José Paz da2021-01-05T21:37:44Z2014-05-262012-07-09ROSA, Fabio José Paz da. O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10145The aim of the present work was to investigate in which ways the man-teacher is enunciated and enunciates himself from the sexuality dispositive on in the teaching of the initial series and childhood education. In order to understand this question, newspaper texts published on the Internet were used with the theme men in teaching as well as a virtual community composed of men-teachers and students of Pedagogy of the social networking site Orkut. Based on the concept of self-reflection (Sobreira, 2006) and having as theoretical basis Michel Foucault and Gilles Deleuze, the research sougth to comprehend the production of the sexuality dispositive from the theory of Performance on (Judith Butler) and using critical and multimodal analysis (Moita Lopes, 2009). The research found that both newspaper discourses and students as well as teachers discourses from virtual communities show these subjects are produced for hegemonic masculine cultures. This question becomes even more evident when some enunciations of men-teachers and students try to break through the difficulties and prejudices for being in a professional area considered feminine.O presente trabalho teve por objetivo investigar de quais maneiras o professor-homem é enunciado e se autoenuncia a partir do dispositivo da sexualidade no magistério das séries iniciais e na educação infantil. Para compreender essa questão, foram utilizados textos virtuais publicados na web com a temática de homens no magistério e uma comunidade virtual composta por professores-homens e estudantes de Pedagogia do site de relacionamentos Orkut. Partindo do conceito de Auto-reflexão (Sobreira, 2006) e tendo por fundamentação teórica Michel Foucault e Gilles Deleuze, a pesquisa procurou compreender como a sexualidade, enquanto um dispositivo, produz os professores-homens a partir da teoria de Performance (Judith Butler) e recorrendo a uma análise crítica e multimodal dos discursos (Moita Lopes, 2009). A pesquisa constatou que tanto os discursos jornalísticos quanto os discursos de estudantes e professores na comunidade virtual revelam que esses sujeitos são produzidos para culturas masculinas hegemônicas. Essa questão também fica evidente mesmo quando alguns enunciados de professores-homens e estudantes tentam romper com as dificuldades e preconceitos por estarem em uma área profissional considerada feminina.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:37:44Z No. of bitstreams: 1 Mestrado - Dissertacao Fabio Jose Da Paz Rosa.pdf: 3935926 bytes, checksum: 4a42c4ab46c43229373de1c04569ca40 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mestrado - Dissertacao Fabio Jose Da Paz Rosa.pdf: 3935926 bytes, checksum: 4a42c4ab46c43229373de1c04569ca40 (MD5) Previous issue date: 2012-07-09Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseSexualityMan-teacherTeaching of the initial seriesChildhood educationSexualidadeProfessor-homemMagistério das séries iniciaisEducação InfantilSexualidade e gêneroProfessores - Aspectos sociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantilThe sexuality dispositive as enunciating teacher-men in the teaching of the initial series and childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMestrado - Dissertacao Fabio Jose Da Paz Rosa.pdfapplication/pdf3935926http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10145/1/Mestrado+-+Dissertacao+Fabio+Jose+Da+Paz+Rosa.pdf4a42c4ab46c43229373de1c04569ca40MD511/101452024-02-27 13:04:40.522oai:www.bdtd.uerj.br:1/10145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The sexuality dispositive as enunciating teacher-men in the teaching of the initial series and childhood education
title O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
spellingShingle O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
Rosa, Fabio José Paz da
Sexuality
Man-teacher
Teaching of the initial series
Childhood education
Sexualidade
Professor-homem
Magistério das séries iniciais
Educação Infantil
Sexualidade e gênero
Professores - Aspectos sociais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
title_full O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
title_fullStr O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
title_full_unstemmed O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
title_sort O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
author Rosa, Fabio José Paz da
author_facet Rosa, Fabio José Paz da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0829396401130024
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Silvia Pimenta Velloso
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7076817269702437
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aguiar, Leonel Azevedo de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3833374955831745
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira, Marcos Villela
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910880978387325
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2231168975092887
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Fabio José Paz da
contributor_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
Rocha, Silvia Pimenta Velloso
Aguiar, Leonel Azevedo de
Pereira, Marcos Villela
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexuality
Man-teacher
Teaching of the initial series
Childhood education
topic Sexuality
Man-teacher
Teaching of the initial series
Childhood education
Sexualidade
Professor-homem
Magistério das séries iniciais
Educação Infantil
Sexualidade e gênero
Professores - Aspectos sociais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Professor-homem
Magistério das séries iniciais
Educação Infantil
Sexualidade e gênero
Professores - Aspectos sociais
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of the present work was to investigate in which ways the man-teacher is enunciated and enunciates himself from the sexuality dispositive on in the teaching of the initial series and childhood education. In order to understand this question, newspaper texts published on the Internet were used with the theme men in teaching as well as a virtual community composed of men-teachers and students of Pedagogy of the social networking site Orkut. Based on the concept of self-reflection (Sobreira, 2006) and having as theoretical basis Michel Foucault and Gilles Deleuze, the research sougth to comprehend the production of the sexuality dispositive from the theory of Performance on (Judith Butler) and using critical and multimodal analysis (Moita Lopes, 2009). The research found that both newspaper discourses and students as well as teachers discourses from virtual communities show these subjects are produced for hegemonic masculine cultures. This question becomes even more evident when some enunciations of men-teachers and students try to break through the difficulties and prejudices for being in a professional area considered feminine.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-09
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:37:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Fabio José Paz da. O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10145
identifier_str_mv ROSA, Fabio José Paz da. O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10145/1/Mestrado+-+Dissertacao+Fabio+Jose+Da+Paz+Rosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a42c4ab46c43229373de1c04569ca40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352297234202624