A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Antonio Vilcemar de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
dARK ID: ark:/74562/00130000073hg
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/1676144099849448
http://lattes.cnpq.br/5368833630945979
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655
Resumo: Essa dissertação apresenta uma pesquisa que visa a analisar a influência de uma proposta didática no desempenho de alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, em Doutor Severiano/RN. Nela, é traçado um panorama histórico sobre o exame, desde a sua implantação em 1998, no sentido de compreender as mudanças pelas quais ele passou. Considerando que o ENEM avalia o domínio de aprendizagens da educação básica, o trabalho faz também referências ao que está posto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as diferentes etapas desse nível de ensino, dando ênfase às competências e habilidades previstas para Matemática do ensino médio. Após o tratamento dado aos aspectos históricos do ENEM e às competências e habilidades relacionados à Matemática, principalmente do ensino médio, são feitos esclarecimento sobre o planejamento, a elaboração e a implementação da proposta que, em seguida, tem seus resultados analisados. Na análise, foram utilizados questionários respondidos por alunos participantes da proposta e do exame e de dados divulgados, a partir de publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permitiram a obtenção do desempenho médio dos referidos alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados demonstram ter havido avanços no desempenho dos alunos, de 2017 a 2020, período em que se trabalhou com a proposta, o que estimulou a atualização e a sua reimplantação em 2023. O trabalho traz, ainda, uma amostragem do material didático a ser utilizado que consta, basicamente, de questões de provas do ENEM, aplicadas de 2009 a 2022, agrupadas por objetos do conhecimento
id UFER_193792025504dd35469caea2e63cdb46
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11655
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizadorMathematics in the third year of high school and the Enem: an analytical and update viewCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnemensino médiomatemáticaanálisepropostaEnemhigh schoolmathematicsanalysisproposalEssa dissertação apresenta uma pesquisa que visa a analisar a influência de uma proposta didática no desempenho de alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, em Doutor Severiano/RN. Nela, é traçado um panorama histórico sobre o exame, desde a sua implantação em 1998, no sentido de compreender as mudanças pelas quais ele passou. Considerando que o ENEM avalia o domínio de aprendizagens da educação básica, o trabalho faz também referências ao que está posto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as diferentes etapas desse nível de ensino, dando ênfase às competências e habilidades previstas para Matemática do ensino médio. Após o tratamento dado aos aspectos históricos do ENEM e às competências e habilidades relacionados à Matemática, principalmente do ensino médio, são feitos esclarecimento sobre o planejamento, a elaboração e a implementação da proposta que, em seguida, tem seus resultados analisados. Na análise, foram utilizados questionários respondidos por alunos participantes da proposta e do exame e de dados divulgados, a partir de publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permitiram a obtenção do desempenho médio dos referidos alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados demonstram ter havido avanços no desempenho dos alunos, de 2017 a 2020, período em que se trabalhou com a proposta, o que estimulou a atualização e a sua reimplantação em 2023. O trabalho traz, ainda, uma amostragem do material didático a ser utilizado que consta, basicamente, de questões de provas do ENEM, aplicadas de 2009 a 2022, agrupadas por objetos do conhecimentoThis dissertation presents a research that aims to analyze the influence of a didactic proposal on the student’s performance, in the Mathematics and its Technologies test of the National High School Exam (ENEM), developed in classes of the 3rd grade of high school at the Cristóvão Colombo de Queiroz State School, in Doutor Severiano/RN. In its, is traced a historical overview about the exam, since its implementation in 1998, in order to understand the changes in which it has passed. Taking into account that the ENEM evaluates the learning domain in basic education, this work also makes references to what is written in National Common Curricular Base (BNCC) for the different stages of this level of education, emphasizing the competences and abilities foreseen for Mathematics in high school. After the treatment given to the historical aspects of the ENEM and to the competences and abilities related to Mathematics, mainly in high school, explanations are made on the planning, elaboration and implementation of the proposal, which then has its results analyzed. In the analysis, were used questionnaires answered by students participating in the proposal and of the exam and divulged data, as from publications by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), which allowed obtaining the average performance of the referred students in the Mathematics and its Technologies test. The results demonstrate that there have been advances on the student’s performance, from 2017 to 2020, period in which the proposal was worked, which stimulated the update and its preimplantation in 2023. The work still brings a sampling of the didactic material to be used, which basically consists of ENEM test questions, applied from 2009 to 2022, grouped by objects of knowledge155 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESCentro de Ciências Exatas e Naturais – CCENBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaAndrade, Luiza Helena Félix deAndrade, Luiza Helena Félix deOliveira, Fabricio de FigueredoBorges, Francisco Carpegiani MedeirosCastro, Antonio Vilcemar de2024-10-10T11:48:50Z2024-10-10T11:48:50Z2023-07-06info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1676144099849448http://lattes.cnpq.br/5368833630945979CASTRO, Antonio Vilcemar de. A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador. 2023.155 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655ark:/74562/00130000073hgMossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-10-10T19:48:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11655Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-10-10T19:48:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
Mathematics in the third year of high school and the Enem: an analytical and update view
title A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
spellingShingle A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
Castro, Antonio Vilcemar de
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Enem
ensino médio
matemática
análise
proposta
Enem
high school
mathematics
analysis
proposal
title_short A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
title_full A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
title_fullStr A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
title_full_unstemmed A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
title_sort A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
author Castro, Antonio Vilcemar de
author_facet Castro, Antonio Vilcemar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Luiza Helena Félix de
Andrade, Luiza Helena Félix de
Oliveira, Fabricio de Figueredo
Borges, Francisco Carpegiani Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Antonio Vilcemar de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Enem
ensino médio
matemática
análise
proposta
Enem
high school
mathematics
analysis
proposal
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Enem
ensino médio
matemática
análise
proposta
Enem
high school
mathematics
analysis
proposal
description Essa dissertação apresenta uma pesquisa que visa a analisar a influência de uma proposta didática no desempenho de alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, em Doutor Severiano/RN. Nela, é traçado um panorama histórico sobre o exame, desde a sua implantação em 1998, no sentido de compreender as mudanças pelas quais ele passou. Considerando que o ENEM avalia o domínio de aprendizagens da educação básica, o trabalho faz também referências ao que está posto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as diferentes etapas desse nível de ensino, dando ênfase às competências e habilidades previstas para Matemática do ensino médio. Após o tratamento dado aos aspectos históricos do ENEM e às competências e habilidades relacionados à Matemática, principalmente do ensino médio, são feitos esclarecimento sobre o planejamento, a elaboração e a implementação da proposta que, em seguida, tem seus resultados analisados. Na análise, foram utilizados questionários respondidos por alunos participantes da proposta e do exame e de dados divulgados, a partir de publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permitiram a obtenção do desempenho médio dos referidos alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados demonstram ter havido avanços no desempenho dos alunos, de 2017 a 2020, período em que se trabalhou com a proposta, o que estimulou a atualização e a sua reimplantação em 2023. O trabalho traz, ainda, uma amostragem do material didático a ser utilizado que consta, basicamente, de questões de provas do ENEM, aplicadas de 2009 a 2022, agrupadas por objetos do conhecimento
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06
2024-10-10T11:48:50Z
2024-10-10T11:48:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1676144099849448
http://lattes.cnpq.br/5368833630945979
CASTRO, Antonio Vilcemar de. A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador. 2023.155 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/74562/00130000073hg
url http://lattes.cnpq.br/1676144099849448
http://lattes.cnpq.br/5368833630945979
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655
identifier_str_mv CASTRO, Antonio Vilcemar de. A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador. 2023.155 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.
ark:/74562/00130000073hg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1817700489631891456