A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
dARK ID: | ark:/74562/00130000073hg |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/1676144099849448 http://lattes.cnpq.br/5368833630945979 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655 |
Resumo: | Essa dissertação apresenta uma pesquisa que visa a analisar a influência de uma proposta didática no desempenho de alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, em Doutor Severiano/RN. Nela, é traçado um panorama histórico sobre o exame, desde a sua implantação em 1998, no sentido de compreender as mudanças pelas quais ele passou. Considerando que o ENEM avalia o domínio de aprendizagens da educação básica, o trabalho faz também referências ao que está posto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as diferentes etapas desse nível de ensino, dando ênfase às competências e habilidades previstas para Matemática do ensino médio. Após o tratamento dado aos aspectos históricos do ENEM e às competências e habilidades relacionados à Matemática, principalmente do ensino médio, são feitos esclarecimento sobre o planejamento, a elaboração e a implementação da proposta que, em seguida, tem seus resultados analisados. Na análise, foram utilizados questionários respondidos por alunos participantes da proposta e do exame e de dados divulgados, a partir de publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permitiram a obtenção do desempenho médio dos referidos alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados demonstram ter havido avanços no desempenho dos alunos, de 2017 a 2020, período em que se trabalhou com a proposta, o que estimulou a atualização e a sua reimplantação em 2023. O trabalho traz, ainda, uma amostragem do material didático a ser utilizado que consta, basicamente, de questões de provas do ENEM, aplicadas de 2009 a 2022, agrupadas por objetos do conhecimento |
id |
UFER_193792025504dd35469caea2e63cdb46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11655 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizadorMathematics in the third year of high school and the Enem: an analytical and update viewCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnemensino médiomatemáticaanálisepropostaEnemhigh schoolmathematicsanalysisproposalEssa dissertação apresenta uma pesquisa que visa a analisar a influência de uma proposta didática no desempenho de alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, em Doutor Severiano/RN. Nela, é traçado um panorama histórico sobre o exame, desde a sua implantação em 1998, no sentido de compreender as mudanças pelas quais ele passou. Considerando que o ENEM avalia o domínio de aprendizagens da educação básica, o trabalho faz também referências ao que está posto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as diferentes etapas desse nível de ensino, dando ênfase às competências e habilidades previstas para Matemática do ensino médio. Após o tratamento dado aos aspectos históricos do ENEM e às competências e habilidades relacionados à Matemática, principalmente do ensino médio, são feitos esclarecimento sobre o planejamento, a elaboração e a implementação da proposta que, em seguida, tem seus resultados analisados. Na análise, foram utilizados questionários respondidos por alunos participantes da proposta e do exame e de dados divulgados, a partir de publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permitiram a obtenção do desempenho médio dos referidos alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados demonstram ter havido avanços no desempenho dos alunos, de 2017 a 2020, período em que se trabalhou com a proposta, o que estimulou a atualização e a sua reimplantação em 2023. O trabalho traz, ainda, uma amostragem do material didático a ser utilizado que consta, basicamente, de questões de provas do ENEM, aplicadas de 2009 a 2022, agrupadas por objetos do conhecimentoThis dissertation presents a research that aims to analyze the influence of a didactic proposal on the student’s performance, in the Mathematics and its Technologies test of the National High School Exam (ENEM), developed in classes of the 3rd grade of high school at the Cristóvão Colombo de Queiroz State School, in Doutor Severiano/RN. In its, is traced a historical overview about the exam, since its implementation in 1998, in order to understand the changes in which it has passed. Taking into account that the ENEM evaluates the learning domain in basic education, this work also makes references to what is written in National Common Curricular Base (BNCC) for the different stages of this level of education, emphasizing the competences and abilities foreseen for Mathematics in high school. After the treatment given to the historical aspects of the ENEM and to the competences and abilities related to Mathematics, mainly in high school, explanations are made on the planning, elaboration and implementation of the proposal, which then has its results analyzed. In the analysis, were used questionnaires answered by students participating in the proposal and of the exam and divulged data, as from publications by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), which allowed obtaining the average performance of the referred students in the Mathematics and its Technologies test. The results demonstrate that there have been advances on the student’s performance, from 2017 to 2020, period in which the proposal was worked, which stimulated the update and its preimplantation in 2023. The work still brings a sampling of the didactic material to be used, which basically consists of ENEM test questions, applied from 2009 to 2022, grouped by objects of knowledge155 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESCentro de Ciências Exatas e Naturais – CCENBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaAndrade, Luiza Helena Félix deAndrade, Luiza Helena Félix deOliveira, Fabricio de FigueredoBorges, Francisco Carpegiani MedeirosCastro, Antonio Vilcemar de2024-10-10T11:48:50Z2024-10-10T11:48:50Z2023-07-06info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1676144099849448http://lattes.cnpq.br/5368833630945979CASTRO, Antonio Vilcemar de. A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador. 2023.155 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655ark:/74562/00130000073hgMossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-10-10T19:48:50Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11655Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-10-10T19:48:50Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador Mathematics in the third year of high school and the Enem: an analytical and update view |
title |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador |
spellingShingle |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador Castro, Antonio Vilcemar de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Enem ensino médio matemática análise proposta Enem high school mathematics analysis proposal |
title_short |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador |
title_full |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador |
title_fullStr |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador |
title_full_unstemmed |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador |
title_sort |
A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador |
author |
Castro, Antonio Vilcemar de |
author_facet |
Castro, Antonio Vilcemar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Luiza Helena Félix de Andrade, Luiza Helena Félix de Oliveira, Fabricio de Figueredo Borges, Francisco Carpegiani Medeiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Antonio Vilcemar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Enem ensino médio matemática análise proposta Enem high school mathematics analysis proposal |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Enem ensino médio matemática análise proposta Enem high school mathematics analysis proposal |
description |
Essa dissertação apresenta uma pesquisa que visa a analisar a influência de uma proposta didática no desempenho de alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, em Doutor Severiano/RN. Nela, é traçado um panorama histórico sobre o exame, desde a sua implantação em 1998, no sentido de compreender as mudanças pelas quais ele passou. Considerando que o ENEM avalia o domínio de aprendizagens da educação básica, o trabalho faz também referências ao que está posto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as diferentes etapas desse nível de ensino, dando ênfase às competências e habilidades previstas para Matemática do ensino médio. Após o tratamento dado aos aspectos históricos do ENEM e às competências e habilidades relacionados à Matemática, principalmente do ensino médio, são feitos esclarecimento sobre o planejamento, a elaboração e a implementação da proposta que, em seguida, tem seus resultados analisados. Na análise, foram utilizados questionários respondidos por alunos participantes da proposta e do exame e de dados divulgados, a partir de publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permitiram a obtenção do desempenho médio dos referidos alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados demonstram ter havido avanços no desempenho dos alunos, de 2017 a 2020, período em que se trabalhou com a proposta, o que estimulou a atualização e a sua reimplantação em 2023. O trabalho traz, ainda, uma amostragem do material didático a ser utilizado que consta, basicamente, de questões de provas do ENEM, aplicadas de 2009 a 2022, agrupadas por objetos do conhecimento |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-06 2024-10-10T11:48:50Z 2024-10-10T11:48:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1676144099849448 http://lattes.cnpq.br/5368833630945979 CASTRO, Antonio Vilcemar de. A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador. 2023.155 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/74562/00130000073hg |
url |
http://lattes.cnpq.br/1676144099849448 http://lattes.cnpq.br/5368833630945979 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11655 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Antonio Vilcemar de. A matemática no 3º ano do ensino médio e o Enem: um olhar analítico e atualizador. 2023.155 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023. ark:/74562/00130000073hg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1817700489631891456 |