Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8056 |
Resumo: | The study of student motivation and engagement, whether at any academic level, will always be a major challenge, given the many factors that can affect students. Thus, this paper seeks to analyze and measure the main factors that influence the motivation and engagement of accounting students in three higher education institutions. For that, we conducted research with 281 students at three universities in the city of Niteroi - RJ, and 220 forms were considered valid, without erasures. The research was done through a questionnaire, paper and classroom, from the scale for motivation and engagement of Andrew Martin (2016), with students enrolled between the first and eighth period. The data were treated statistically according to the method developed by the author of the scale. The results allowed to verify, through quantitative analyzes, that all the positive premises for both motivation and engagement, presented their scores above average and almost all negative aspects were below average. As conclusion of the study, even in a context different from that of the original research carried out by Martin (2016), the results presented in general were with correlation of high order constructs, corroborating even to the theory presented in the literature review. |
id |
UERJ_fd47ea14487451c2e6742a5a42da0bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/8056 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Alves, Francisco José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0221137073208147Brauer, Marcushttp://lattes.cnpq.br/2653989487816833Romani-dias, Marcellohttp://lattes.cnpq.br/5570985639776658http://lattes.cnpq.br/5801130706445907Santos, Carlos José dos2021-01-05T18:36:40Z2019-09-102019-03-22SANTOS, Carlos José dos. Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8056The study of student motivation and engagement, whether at any academic level, will always be a major challenge, given the many factors that can affect students. Thus, this paper seeks to analyze and measure the main factors that influence the motivation and engagement of accounting students in three higher education institutions. For that, we conducted research with 281 students at three universities in the city of Niteroi - RJ, and 220 forms were considered valid, without erasures. The research was done through a questionnaire, paper and classroom, from the scale for motivation and engagement of Andrew Martin (2016), with students enrolled between the first and eighth period. The data were treated statistically according to the method developed by the author of the scale. The results allowed to verify, through quantitative analyzes, that all the positive premises for both motivation and engagement, presented their scores above average and almost all negative aspects were below average. As conclusion of the study, even in a context different from that of the original research carried out by Martin (2016), the results presented in general were with correlation of high order constructs, corroborating even to the theory presented in the literature review.O estudo sobre motivação e engajamento dos estudantes, seja em qualquer nível acadêmico, sempre será um grande desafio, haja vista os inúmeros fatores que podem afetar os estudantes. Sendo assim, este trabalho busca estudar e analisar os principais fatores que influenciam a motivação e o engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis em três instituições de ensino superior. Para tanto, foram realizadas pesquisas com 281 alunos em três universidades na cidade de Niterói - RJ, sendo que 220 formulários foram considerados válidos, sem rasuras. A pesquisa se deu através de um questionário, em papel, nas turmas de primeiro até o oitavo período, a partir da escala para motivação e engajamento de Andrew Martin (2016). As informações foram tratadas estatisticamente de acordo com o método desenvolvido pelo autor da escala. Os resultados permitiram verificar, mediante análises quantitativas, que todas as premissas positivas, tanto para motivação quanto para engajamento, apresentaram seus escores acima da média e quase todos os aspectos negativos ficaram abaixo da média. Como conclusão do estudo, mesmo em se tratando de contexto diverso ao da pesquisa original realizado por Martin (2016), os resultados apresentados de modo geral foram com correlação dos construtos de alta ordem, corroborando inclusive à teoria apresentada na revisão da literatura.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T18:36:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Carlos_Jose_Dos_Santos_com_ficha_catalografica.pdf: 1420549 bytes, checksum: 0e98d59cfcd91e86cf6a5c1ad2b3a967 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T18:36:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Carlos_Jose_Dos_Santos_com_ficha_catalografica.pdf: 1420549 bytes, checksum: 0e98d59cfcd91e86cf6a5c1ad2b3a967 (MD5) Previous issue date: 2019-03-22application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUERJBRCentro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e FinançasMotivation. Engagement. Accounting Sciences. Undergraduate student.Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes de graduação.Contabilidade BrasilMotivação (psicologia) .Motivação na educaçãoContabilidade Orientação profissionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISMotivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the 2016 Martin Scale.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_Carlos_Jose_Dos_Santos_com_ficha_catalografica.pdfapplication/pdf1420549http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8056/1/Dissertacao_Carlos_Jose_Dos_Santos_com_ficha_catalografica.pdf0e98d59cfcd91e86cf6a5c1ad2b3a967MD511/80562024-02-26 16:50:39.758oai:www.bdtd.uerj.br:1/8056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the 2016 Martin Scale. |
title |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 |
spellingShingle |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 Santos, Carlos José dos Motivation. Engagement. Accounting Sciences. Undergraduate student. Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes de graduação. Contabilidade Brasil Motivação (psicologia) . Motivação na educação Contabilidade Orientação profissional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 |
title_full |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 |
title_fullStr |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 |
title_full_unstemmed |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 |
title_sort |
Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016 |
author |
Santos, Carlos José dos |
author_facet |
Santos, Carlos José dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Francisco José dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0221137073208147 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Brauer, Marcus |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2653989487816833 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Romani-dias, Marcello |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5570985639776658 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5801130706445907 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos José dos |
contributor_str_mv |
Alves, Francisco José dos Santos Brauer, Marcus Romani-dias, Marcello |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motivation. Engagement. Accounting Sciences. Undergraduate student. |
topic |
Motivation. Engagement. Accounting Sciences. Undergraduate student. Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes de graduação. Contabilidade Brasil Motivação (psicologia) . Motivação na educação Contabilidade Orientação profissional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes de graduação. Contabilidade Brasil Motivação (psicologia) . Motivação na educação Contabilidade Orientação profissional |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
The study of student motivation and engagement, whether at any academic level, will always be a major challenge, given the many factors that can affect students. Thus, this paper seeks to analyze and measure the main factors that influence the motivation and engagement of accounting students in three higher education institutions. For that, we conducted research with 281 students at three universities in the city of Niteroi - RJ, and 220 forms were considered valid, without erasures. The research was done through a questionnaire, paper and classroom, from the scale for motivation and engagement of Andrew Martin (2016), with students enrolled between the first and eighth period. The data were treated statistically according to the method developed by the author of the scale. The results allowed to verify, through quantitative analyzes, that all the positive premises for both motivation and engagement, presented their scores above average and almost all negative aspects were below average. As conclusion of the study, even in a context different from that of the original research carried out by Martin (2016), the results presented in general were with correlation of high order constructs, corroborating even to the theory presented in the literature review. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T18:36:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Carlos José dos. Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8056 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Carlos José dos. Motivação e engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis: um estudo sobre a aplicabilidade da escala de Martin 2016. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8056/1/Dissertacao_Carlos_Jose_Dos_Santos_com_ficha_catalografica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e98d59cfcd91e86cf6a5c1ad2b3a967 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728632838619136 |