GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LADEIRA, Francisco Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143
Resumo: Este trabalho busca compreender como os conteúdos estudados pela Geografia Escolar estão presentes em três diferentes tipos de mídias (jornais impressos, televisão e internet) e a maneira como os artefatos midiáticos são incorporados às aulas de Geografia na educação básica. Para tanto, realizamos um procedimento de “revisão bibliográfica”, metodologia de pesquisa que consiste em revisitar conteúdos já publicados por outros pesquisadores acerca de um determinado objeto de estudo. Estes conteúdos estão presentes em livros, monografias, artigos acadêmicos, capítulos de livros científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, matérias de jornais impressos, revistas e/ou textos disponíveis na rede mundial de computadores. Em nosso caso, recorremos a estudos já publicados sobre as relações entre mídia e Geografia. Constatou-se que, de maneira geral, as temáticas estudadas pela Geografia são apresentadas na mídia de forma superficial, distorcida e tendenciosa. Por outro lado, a inserção de diferentes linguagens midiáticas no ensino de Geografia na educação básica, caso seu uso como mera ilustração seja superado, se mostra um procedimento auspicioso, pois pode auxiliar os alunos na compreensão da produção do espaço (em suas múltiplas dimensões) e contribuir para a formação de leitores críticos em relação aos discursos midiáticos.
id UERN-4_7f9ee08a3d0052c7e2de63d53c610506
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5143
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃOGeography in the media and media in Geography: routes for discussionGeografía en los medios y medios en Geografía: caminos para la discusiónMedia discourseBasic educationMethodologiesClassroomDiscurso midiáticoEducação básicaMetodologiasSala de aulaDiscurso mediáticoEducación básicaMetodologíasAulaEste trabalho busca compreender como os conteúdos estudados pela Geografia Escolar estão presentes em três diferentes tipos de mídias (jornais impressos, televisão e internet) e a maneira como os artefatos midiáticos são incorporados às aulas de Geografia na educação básica. Para tanto, realizamos um procedimento de “revisão bibliográfica”, metodologia de pesquisa que consiste em revisitar conteúdos já publicados por outros pesquisadores acerca de um determinado objeto de estudo. Estes conteúdos estão presentes em livros, monografias, artigos acadêmicos, capítulos de livros científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, matérias de jornais impressos, revistas e/ou textos disponíveis na rede mundial de computadores. Em nosso caso, recorremos a estudos já publicados sobre as relações entre mídia e Geografia. Constatou-se que, de maneira geral, as temáticas estudadas pela Geografia são apresentadas na mídia de forma superficial, distorcida e tendenciosa. Por outro lado, a inserção de diferentes linguagens midiáticas no ensino de Geografia na educação básica, caso seu uso como mera ilustração seja superado, se mostra um procedimento auspicioso, pois pode auxiliar os alunos na compreensão da produção do espaço (em suas múltiplas dimensões) e contribuir para a formação de leitores críticos em relação aos discursos midiáticos.This research aims at understanding how the contents studied by School Geography are present in three different types of media (printed newspapers, television and internet) and the way in which media artifacts are incorporated into Geography classes in basic education. In order to do that, we conducted a “bibliographic review”, a research methodology that consists of revisiting content previously published by other researchers about a particular object of study. These contents are present in books, monographs, academic articles, chapters of scientific books, master's dissertations, doctoral theses, articles in printed newspapers, magazines and/or texts available on the world wide web. In our case, we resorted to previously published studies on the relationship between media and Geography. It was found that, in general, the themes studied by Geography are presented in the media in a superficial, distorted and biased way. On the other hand, the insertion of different media languages in the teaching of Geography in basic education, if its use as a mere illustration is overcome, proves to be an auspicious procedure, as it can help students to understand the production of space (in its multiple dimensions) and contribute to the formation of critical readers in relation to media discourses.Este trabajo busca comprender cómo los contenidos estudiados por Geografía Escolar están presentes en tres tipos diferentes de medios (periódicos impresos, televisión e internet) y la forma en que los artefactos mediáticos se incorporan a las clases de Geografía en la educación básica. Para ello, llevamos a cabo un procedimiento de “revisión bibliográfica”, una metodología de investigación que consiste en revisar contenidos ya publicados por otros investigadores sobre un determinado objeto de estudio. Estos contenidos están presentes en libros, monografías, artículos académicos, capítulos de libros científicos, disertaciones de maestría, tesis doctorales, artículos en periódicos impresos, revistas y/o textos disponibles en la red mundial. En nuestro caso, recurrimos a estudios previamente publicados sobre la relación entre medios y Geografía. Se constató que, en general, los temas estudiados por la Geografía son presentados en los medios de comunicación de manera superficial, distorsionada y sesgada. Por otro lado, la inserción de distintos lenguajes mediáticos en la enseñanza de la Geografía en la educación básica, si se supera su uso como mera ilustración, resulta ser un procedimiento auspicioso, en tanto puede ayudar a los estudiantes a comprender la producción del espacio. (en sus múltiples dimensiones) y contribuir a la formación de lectores críticos en relación con los discursos mediáticos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/514310.33237/2236-255X.2023.5143Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02320Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02320Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e023202236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporenghttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3871https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3872Copyright (c) 2023 Revista Geotemashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLADEIRA, Francisco Fernandes 2024-02-22T18:44:03Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5143Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2024-02-22T18:44:03Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
Geography in the media and media in Geography: routes for discussion
Geografía en los medios y medios en Geografía: caminos para la discusión
title GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
spellingShingle GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
LADEIRA, Francisco Fernandes
Media discourse
Basic education
Methodologies
Classroom
Discurso midiático
Educação básica
Metodologias
Sala de aula
Discurso mediático
Educación básica
Metodologías
Aula
title_short GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
title_full GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
title_fullStr GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
title_full_unstemmed GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
title_sort GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
author LADEIRA, Francisco Fernandes
author_facet LADEIRA, Francisco Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LADEIRA, Francisco Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Media discourse
Basic education
Methodologies
Classroom
Discurso midiático
Educação básica
Metodologias
Sala de aula
Discurso mediático
Educación básica
Metodologías
Aula
topic Media discourse
Basic education
Methodologies
Classroom
Discurso midiático
Educação básica
Metodologias
Sala de aula
Discurso mediático
Educación básica
Metodologías
Aula
description Este trabalho busca compreender como os conteúdos estudados pela Geografia Escolar estão presentes em três diferentes tipos de mídias (jornais impressos, televisão e internet) e a maneira como os artefatos midiáticos são incorporados às aulas de Geografia na educação básica. Para tanto, realizamos um procedimento de “revisão bibliográfica”, metodologia de pesquisa que consiste em revisitar conteúdos já publicados por outros pesquisadores acerca de um determinado objeto de estudo. Estes conteúdos estão presentes em livros, monografias, artigos acadêmicos, capítulos de livros científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, matérias de jornais impressos, revistas e/ou textos disponíveis na rede mundial de computadores. Em nosso caso, recorremos a estudos já publicados sobre as relações entre mídia e Geografia. Constatou-se que, de maneira geral, as temáticas estudadas pela Geografia são apresentadas na mídia de forma superficial, distorcida e tendenciosa. Por outro lado, a inserção de diferentes linguagens midiáticas no ensino de Geografia na educação básica, caso seu uso como mera ilustração seja superado, se mostra um procedimento auspicioso, pois pode auxiliar os alunos na compreensão da produção do espaço (em suas múltiplas dimensões) e contribuir para a formação de leitores críticos em relação aos discursos midiáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143
10.33237/2236-255X.2023.5143
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143
identifier_str_mv 10.33237/2236-255X.2023.5143
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3871
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Geotemas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Geotemas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02320
Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02320
Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e02320
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033581754449920