ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Erilmar Dias
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Campos, Maria Alcicleide Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319
Resumo: O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indiví­duo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no municí­pio de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsí­dios teóricos dentro da temática. A princí­pio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do paí­s. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade.
id UERN-4_b3489f53fffc5eb8c9f244344ef3654a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/319
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RNEnsinoEnsino FundamentalGeografia EscolarO ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indiví­duo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no municí­pio de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsí­dios teóricos dentro da temática. A princí­pio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do paí­s. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319Journal Geotemas; Vol. 1 No. 2 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; Vol. 1 Núm. 2 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; v. 1 n. 2 (2011): Revista Geotemas2236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319/250Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Erilmar Dias Campos, Maria Alcicleide Ferreira 2021-06-15T11:38:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/319Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-06-15T11:38:46Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
title ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
spellingShingle ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
Oliveira, Erilmar Dias
Ensino
Ensino Fundamental
Geografia Escolar
title_short ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
title_full ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
title_fullStr ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
title_full_unstemmed ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
title_sort ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
author Oliveira, Erilmar Dias
author_facet Oliveira, Erilmar Dias
Campos, Maria Alcicleide Ferreira
author_role author
author2 Campos, Maria Alcicleide Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Erilmar Dias
Campos, Maria Alcicleide Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino Fundamental
Geografia Escolar
topic Ensino
Ensino Fundamental
Geografia Escolar
description O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indiví­duo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no municí­pio de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsí­dios teóricos dentro da temática. A princí­pio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do paí­s. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319/250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 1 No. 2 (2011): Revista Geotemas
Revista Geotemas; Vol. 1 Núm. 2 (2011): Revista Geotemas
Revista Geotemas; v. 1 n. 2 (2011): Revista Geotemas
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580424855552