ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319 |
Resumo: | O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no município de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do país. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade. |
id |
UERN-4_b3489f53fffc5eb8c9f244344ef3654a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/319 |
network_acronym_str |
UERN-4 |
network_name_str |
Revista Geotemas |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RNEnsinoEnsino FundamentalGeografia EscolarO ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no município de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do país. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319Journal Geotemas; Vol. 1 No. 2 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; Vol. 1 Núm. 2 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; v. 1 n. 2 (2011): Revista Geotemas2236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319/250Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Erilmar Dias Campos, Maria Alcicleide Ferreira 2021-06-15T11:38:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/319Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-06-15T11:38:46Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN |
title |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN |
spellingShingle |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN Oliveira, Erilmar Dias Ensino Ensino Fundamental Geografia Escolar |
title_short |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN |
title_full |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN |
title_fullStr |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN |
title_sort |
ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN |
author |
Oliveira, Erilmar Dias |
author_facet |
Oliveira, Erilmar Dias Campos, Maria Alcicleide Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Maria Alcicleide Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Erilmar Dias Campos, Maria Alcicleide Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ensino Fundamental Geografia Escolar |
topic |
Ensino Ensino Fundamental Geografia Escolar |
description |
O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no município de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do país. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/319/250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Geotemas; Vol. 1 No. 2 (2011): Revista Geotemas Revista Geotemas; Vol. 1 Núm. 2 (2011): Revista Geotemas Revista Geotemas; v. 1 n. 2 (2011): Revista Geotemas 2236-255X reponame:Revista Geotemas instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Geotemas |
collection |
Revista Geotemas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1805033580424855552 |