O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Maria Beatriz Lemos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35726
Resumo: Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento.
id UFRGS-2_229c2026b5541d85e142dc45d27cc2aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35726
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dornelles, Maria Beatriz LemosComerlato, Denise Maria2011-12-20T01:19:41Z2010http://hdl.handle.net/10183/35726000795198Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento.application/pdfporGeografiaEnsino fundamentalO ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795198.pdf.txt000795198.pdf.txtExtracted Texttext/plain57104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/2/000795198.pdf.txt3b9464e46be82fa012b28f709f792bb9MD52ORIGINAL000795198.pdf000795198.pdfTexto completoapplication/pdf195688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/1/000795198.pdf87edfd31d324ac8d77a653520e074a09MD51THUMBNAIL000795198.pdf.jpg000795198.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/3/000795198.pdf.jpgc7f7a60739e7e632ac75206ee5315f15MD5310183/357262018-10-08 09:34:06.052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:34:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Dornelles, Maria Beatriz Lemos
Geografia
Ensino fundamental
title_short O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
author Dornelles, Maria Beatriz Lemos
author_facet Dornelles, Maria Beatriz Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Maria Beatriz Lemos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino fundamental
topic Geografia
Ensino fundamental
description Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35726
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795198
url http://hdl.handle.net/10183/35726
identifier_str_mv 000795198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/2/000795198.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/1/000795198.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/3/000795198.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b9464e46be82fa012b28f709f792bb9
87edfd31d324ac8d77a653520e074a09
c7f7a60739e7e632ac75206ee5315f15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069143334912