OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167 |
Resumo: | Medusa era uma mulher bela que seduziu Posseidon, esposo de Atena. Para vingar-se, Atena a amaldiçoou transformando-a em uma figura horrenda, com corpo e cabelos de serpente. Todas as pessoas que a olhassem em seus olhos, imediatamente as hipnotizava para em seguida petrificá-las. A única maneira de olhar para Medusa e escapar da maldição de ser transformado em pedra, era através de seu reflexo. Medusa é utilizada neste artigo como uma representação . Nos dispomos a analisar relatos de pandemias presentes nos livros didáticos de História pela perspectiva da imagem. Outrossim, preferimos enxergá-las pelo reflexo trazido pela Historiografia, mais especificamente, trazido pelas leituras de imagens e que servem como anteparo de conclusões apressadas e parciais. Analisar sobre a forma como os alunos interpretam os conteúdos visuais sobre as pandemias, é um dos meios para entender como os atuais estudantes assimiliam o momento presente da atual pandemia. |
id |
UERN-5_09797d160e8ad73879c4db03b4802db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3167 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIAImagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos.Medusa era uma mulher bela que seduziu Posseidon, esposo de Atena. Para vingar-se, Atena a amaldiçoou transformando-a em uma figura horrenda, com corpo e cabelos de serpente. Todas as pessoas que a olhassem em seus olhos, imediatamente as hipnotizava para em seguida petrificá-las. A única maneira de olhar para Medusa e escapar da maldição de ser transformado em pedra, era através de seu reflexo. Medusa é utilizada neste artigo como uma representação . Nos dispomos a analisar relatos de pandemias presentes nos livros didáticos de História pela perspectiva da imagem. Outrossim, preferimos enxergá-las pelo reflexo trazido pela Historiografia, mais especificamente, trazido pelas leituras de imagens e que servem como anteparo de conclusões apressadas e parciais. Analisar sobre a forma como os alunos interpretam os conteúdos visuais sobre as pandemias, é um dos meios para entender como os atuais estudantes assimiliam o momento presente da atual pandemia.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167/2689Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, Paulo Augustode Morais, Ana Meyre2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3167Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
title |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA Tamanini, Paulo Augusto Imagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos. |
title_short |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
title_full |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
title_sort |
OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
author |
Tamanini, Paulo Augusto |
author_facet |
Tamanini, Paulo Augusto de Morais, Ana Meyre |
author_role |
author |
author2 |
de Morais, Ana Meyre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamanini, Paulo Augusto de Morais, Ana Meyre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos. |
topic |
Imagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos. |
description |
Medusa era uma mulher bela que seduziu Posseidon, esposo de Atena. Para vingar-se, Atena a amaldiçoou transformando-a em uma figura horrenda, com corpo e cabelos de serpente. Todas as pessoas que a olhassem em seus olhos, imediatamente as hipnotizava para em seguida petrificá-las. A única maneira de olhar para Medusa e escapar da maldição de ser transformado em pedra, era através de seu reflexo. Medusa é utilizada neste artigo como uma representação . Nos dispomos a analisar relatos de pandemias presentes nos livros didáticos de História pela perspectiva da imagem. Outrossim, preferimos enxergá-las pelo reflexo trazido pela Historiografia, mais especificamente, trazido pelas leituras de imagens e que servem como anteparo de conclusões apressadas e parciais. Analisar sobre a forma como os alunos interpretam os conteúdos visuais sobre as pandemias, é um dos meios para entender como os atuais estudantes assimiliam o momento presente da atual pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167/2689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126243180544 |