OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanini, Paulo Augusto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Morais, Ana Meyre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167
Resumo: Medusa era uma mulher bela que seduziu Posseidon, esposo de Atena. Para vingar-se, Atena a amaldiçoou transformando-a em uma figura horrenda, com corpo e cabelos de serpente. Todas as pessoas que a olhassem em seus olhos, imediatamente as hipnotizava para em seguida petrificá-las. A única maneira de olhar para Medusa e escapar da maldição de ser transformado em pedra, era através de seu reflexo. Medusa é utilizada neste artigo como uma representação . Nos dispomos a analisar relatos de pandemias presentes nos livros didáticos de História pela perspectiva da imagem.  Outrossim, preferimos enxergá-las pelo reflexo trazido pela Historiografia, mais especificamente, trazido pelas leituras de imagens e que servem como anteparo de conclusões apressadas e parciais.  Analisar sobre a forma como os alunos interpretam os conteúdos visuais sobre as pandemias, é um dos meios para entender como os atuais estudantes  assimiliam o momento presente da atual pandemia.
id UERN-5_09797d160e8ad73879c4db03b4802db9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3167
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIAImagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos.Medusa era uma mulher bela que seduziu Posseidon, esposo de Atena. Para vingar-se, Atena a amaldiçoou transformando-a em uma figura horrenda, com corpo e cabelos de serpente. Todas as pessoas que a olhassem em seus olhos, imediatamente as hipnotizava para em seguida petrificá-las. A única maneira de olhar para Medusa e escapar da maldição de ser transformado em pedra, era através de seu reflexo. Medusa é utilizada neste artigo como uma representação . Nos dispomos a analisar relatos de pandemias presentes nos livros didáticos de História pela perspectiva da imagem.  Outrossim, preferimos enxergá-las pelo reflexo trazido pela Historiografia, mais especificamente, trazido pelas leituras de imagens e que servem como anteparo de conclusões apressadas e parciais.  Analisar sobre a forma como os alunos interpretam os conteúdos visuais sobre as pandemias, é um dos meios para entender como os atuais estudantes  assimiliam o momento presente da atual pandemia.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167/2689Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, Paulo Augustode Morais, Ana Meyre2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3167Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
title OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
spellingShingle OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Tamanini, Paulo Augusto
Imagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos.
title_short OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
title_full OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
title_fullStr OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
title_sort OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
author Tamanini, Paulo Augusto
author_facet Tamanini, Paulo Augusto
de Morais, Ana Meyre
author_role author
author2 de Morais, Ana Meyre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamanini, Paulo Augusto
de Morais, Ana Meyre
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos.
topic Imagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos.
description Medusa era uma mulher bela que seduziu Posseidon, esposo de Atena. Para vingar-se, Atena a amaldiçoou transformando-a em uma figura horrenda, com corpo e cabelos de serpente. Todas as pessoas que a olhassem em seus olhos, imediatamente as hipnotizava para em seguida petrificá-las. A única maneira de olhar para Medusa e escapar da maldição de ser transformado em pedra, era através de seu reflexo. Medusa é utilizada neste artigo como uma representação . Nos dispomos a analisar relatos de pandemias presentes nos livros didáticos de História pela perspectiva da imagem.  Outrossim, preferimos enxergá-las pelo reflexo trazido pela Historiografia, mais especificamente, trazido pelas leituras de imagens e que servem como anteparo de conclusões apressadas e parciais.  Analisar sobre a forma como os alunos interpretam os conteúdos visuais sobre as pandemias, é um dos meios para entender como os atuais estudantes  assimiliam o momento presente da atual pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167/2689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126243180544