APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama da Costa, Andressa Florcena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Raquel Miotto Morelatti, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038
Resumo: A Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática.
id UERN-5_1998eaa744d22ca4f91097d96a975d6b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4038
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputaformação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam MatemáticaA Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038/3348Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGama da Costa, Andressa FlorcenaRaquel Miotto Morelatti, Maria2022-11-29T19:59:26Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4038Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:26Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
title APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
spellingShingle APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
Gama da Costa, Andressa Florcena
formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam Matemática
title_short APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
title_full APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
title_fullStr APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
title_sort APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
author Gama da Costa, Andressa Florcena
author_facet Gama da Costa, Andressa Florcena
Raquel Miotto Morelatti, Maria
author_role author
author2 Raquel Miotto Morelatti, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama da Costa, Andressa Florcena
Raquel Miotto Morelatti, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam Matemática
topic formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam Matemática
description A Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038/3348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127085187072