TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. A preparação adequada que trabalham com portadores de necessidades especiais, constitui um fator chave, a fim de que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações científicas em relação í s diferentes abordagens sobre o TDAH, especialmente as estratégias educacionais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo de revisão integrativa, cujas bases de dados pesquisadas foram: Periódicos CAPES, Scielo e BVS, utilizando os descritores "TDAH" AND "Estratégias", "TDAH" AND "Educação", "TDAH" AND "Educador" e "TDAH" AND "Inclusão". Este estudo evidencia a necessidade de modificações na prática pedagógica/educacional no que se refere a compreender o transtorno, assim como a elaboração e a utilização de estratégias teórico/práticas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a inclusão do portador de TDAH no espaço educacional |
id |
UERN-5_2df1d88712b60169fb734f143d1ccb76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1612 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidadoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. A preparação adequada que trabalham com portadores de necessidades especiais, constitui um fator chave, a fim de que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações científicas em relação í s diferentes abordagens sobre o TDAH, especialmente as estratégias educacionais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo de revisão integrativa, cujas bases de dados pesquisadas foram: Periódicos CAPES, Scielo e BVS, utilizando os descritores "TDAH" AND "Estratégias", "TDAH" AND "Educação", "TDAH" AND "Educador" e "TDAH" AND "Inclusão". Este estudo evidencia a necessidade de modificações na prática pedagógica/educacional no que se refere a compreender o transtorno, assim como a elaboração e a utilização de estratégias teórico/práticas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a inclusão do portador de TDAH no espaço educacionalUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612/1656Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGraziele Almeida RochaLucrécia Helena LoureiroNádia de Fátima Ribeiro Ferreira2020-05-14T01:27:48Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1612Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:27:48Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado |
title |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado |
spellingShingle |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado Graziele Almeida Rocha |
title_short |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado |
title_full |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado |
title_fullStr |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado |
title_full_unstemmed |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado |
title_sort |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado |
author |
Graziele Almeida Rocha |
author_facet |
Graziele Almeida Rocha Lucrécia Helena Loureiro Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lucrécia Helena Loureiro Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graziele Almeida Rocha Lucrécia Helena Loureiro Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. A preparação adequada que trabalham com portadores de necessidades especiais, constitui um fator chave, a fim de que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações científicas em relação í s diferentes abordagens sobre o TDAH, especialmente as estratégias educacionais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo de revisão integrativa, cujas bases de dados pesquisadas foram: Periódicos CAPES, Scielo e BVS, utilizando os descritores "TDAH" AND "Estratégias", "TDAH" AND "Educação", "TDAH" AND "Educador" e "TDAH" AND "Inclusão". Este estudo evidencia a necessidade de modificações na prática pedagógica/educacional no que se refere a compreender o transtorno, assim como a elaboração e a utilização de estratégias teórico/práticas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a inclusão do portador de TDAH no espaço educacional |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612/1656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125176778752 |