TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graziele Almeida Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lucrécia Helena Loureiro, Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indiví­duo por toda a sua vida. A preparação adequada que trabalham com portadores de necessidades especiais, constitui um fator chave, a fim de que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações cientí­ficas em relação í s diferentes abordagens sobre o TDAH, especialmente as estratégias educacionais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo de revisão integrativa, cujas bases de dados pesquisadas foram: Periódicos CAPES, Scielo e BVS, utilizando os descritores "TDAH" AND "Estratégias", "TDAH" AND "Educação", "TDAH" AND "Educador" e "TDAH" AND "Inclusão". Este estudo evidencia a necessidade de modificações na prática pedagógica/educacional no que se refere a compreender o transtorno, assim como a elaboração e a utilização de estratégias teórico/práticas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a inclusão do portador de TDAH no espaço educacional
id UERN-5_2df1d88712b60169fb734f143d1ccb76
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1612
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidadoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indiví­duo por toda a sua vida. A preparação adequada que trabalham com portadores de necessidades especiais, constitui um fator chave, a fim de que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações cientí­ficas em relação í s diferentes abordagens sobre o TDAH, especialmente as estratégias educacionais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo de revisão integrativa, cujas bases de dados pesquisadas foram: Periódicos CAPES, Scielo e BVS, utilizando os descritores "TDAH" AND "Estratégias", "TDAH" AND "Educação", "TDAH" AND "Educador" e "TDAH" AND "Inclusão". Este estudo evidencia a necessidade de modificações na prática pedagógica/educacional no que se refere a compreender o transtorno, assim como a elaboração e a utilização de estratégias teórico/práticas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a inclusão do portador de TDAH no espaço educacionalUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612/1656Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGraziele Almeida RochaLucrécia Helena LoureiroNádia de Fátima Ribeiro Ferreira2020-05-14T01:27:48Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1612Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:27:48Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
title TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
spellingShingle TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
Graziele Almeida Rocha
title_short TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
title_full TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
title_fullStr TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
title_full_unstemmed TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
title_sort TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado
author Graziele Almeida Rocha
author_facet Graziele Almeida Rocha
Lucrécia Helena Loureiro
Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira
author_role author
author2 Lucrécia Helena Loureiro
Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graziele Almeida Rocha
Lucrécia Helena Loureiro
Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indiví­duo por toda a sua vida. A preparação adequada que trabalham com portadores de necessidades especiais, constitui um fator chave, a fim de que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações cientí­ficas em relação í s diferentes abordagens sobre o TDAH, especialmente as estratégias educacionais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo de revisão integrativa, cujas bases de dados pesquisadas foram: Periódicos CAPES, Scielo e BVS, utilizando os descritores "TDAH" AND "Estratégias", "TDAH" AND "Educação", "TDAH" AND "Educador" e "TDAH" AND "Inclusão". Este estudo evidencia a necessidade de modificações na prática pedagógica/educacional no que se refere a compreender o transtorno, assim como a elaboração e a utilização de estratégias teórico/práticas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a inclusão do portador de TDAH no espaço educacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612/1656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125176778752