A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniele Bremm
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gênifer Erminda Schreiner, Roque Ismael da Costa Güllich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1681
Resumo: O texto apresenta e discute um dos maiores problemas que a escola pública brasileira vem enfrentando: a evasão escolar. O contato com o problema em questão ocorreu durante o Estágio Supervisionado I: Gestão Educacional. Assim, por meio de entrevistas com os gestores, pesquisa em bibliografias da área e na documentação da própria instituição, investigamos as principais raí­zes deste problema, a fim de elaborar uma proposta de intervenção viável e eficaz para a gestão educacional, Concluí­mos que seria muito relevante para a escola criar uma rede de apoio, em que equipe diretiva, professores, pais e alunos teriam responsabilidades especí­ficas. Neste cenário também percebemos que a presença de um profissional da Psicologia e a comunicação devem ser vistos como importantes no processo. O trabalho de gestão escolar é muito complexo, e para enfrentar a evasão escolar precisa contar com a participação de toda a comunidade escolar para que realmente atinja seu objetivo.
id UERN-5_47b6c08122049bc5630cf7cb42fff174
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1681
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola públicaO texto apresenta e discute um dos maiores problemas que a escola pública brasileira vem enfrentando: a evasão escolar. O contato com o problema em questão ocorreu durante o Estágio Supervisionado I: Gestão Educacional. Assim, por meio de entrevistas com os gestores, pesquisa em bibliografias da área e na documentação da própria instituição, investigamos as principais raí­zes deste problema, a fim de elaborar uma proposta de intervenção viável e eficaz para a gestão educacional, Concluí­mos que seria muito relevante para a escola criar uma rede de apoio, em que equipe diretiva, professores, pais e alunos teriam responsabilidades especí­ficas. Neste cenário também percebemos que a presença de um profissional da Psicologia e a comunicação devem ser vistos como importantes no processo. O trabalho de gestão escolar é muito complexo, e para enfrentar a evasão escolar precisa contar com a participação de toda a comunidade escolar para que realmente atinja seu objetivo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1681Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1681/2259Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessDaniele BremmGênifer Erminda SchreinerRoque Ismael da Costa Güllich2020-09-18T22:35:51Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1681Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T22:35:51Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
title A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
spellingShingle A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
Daniele Bremm
title_short A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
title_full A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
title_fullStr A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
title_sort A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM GESTíO EDUCACIONAL: um olhar para a evasão escolar na escola pública
author Daniele Bremm
author_facet Daniele Bremm
Gênifer Erminda Schreiner
Roque Ismael da Costa Güllich
author_role author
author2 Gênifer Erminda Schreiner
Roque Ismael da Costa Güllich
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniele Bremm
Gênifer Erminda Schreiner
Roque Ismael da Costa Güllich
description O texto apresenta e discute um dos maiores problemas que a escola pública brasileira vem enfrentando: a evasão escolar. O contato com o problema em questão ocorreu durante o Estágio Supervisionado I: Gestão Educacional. Assim, por meio de entrevistas com os gestores, pesquisa em bibliografias da área e na documentação da própria instituição, investigamos as principais raí­zes deste problema, a fim de elaborar uma proposta de intervenção viável e eficaz para a gestão educacional, Concluí­mos que seria muito relevante para a escola criar uma rede de apoio, em que equipe diretiva, professores, pais e alunos teriam responsabilidades especí­ficas. Neste cenário também percebemos que a presença de um profissional da Psicologia e a comunicação devem ser vistos como importantes no processo. O trabalho de gestão escolar é muito complexo, e para enfrentar a evasão escolar precisa contar com a participação de toda a comunidade escolar para que realmente atinja seu objetivo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1681
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1681/2259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125229207552