O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Givanildo da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alex Vieira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1683
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar o PDDE como mecanismo da descentralização financeira, da participação e da autonomia escolar, no contexto de uma escola da rede pública no municí­pio de Maceió - Alagoas. A metodologia desenvolvida foi caracterizada na abordagem qualitativa, tendo como técnica de pesquisa o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos. Como resultados foi possí­vel perceber que a descentralização que as normatizações do PDDE apontam é na concepção da gestão gerencialista e neoliberal, cujo responsáveis pela oferta de uma educação de boa qualidade é responsabilidade da comunidade a qual a escola pertence.
id UERN-5_ffbde5ca0678f97c23cda352170ba7be
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1683
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLARO objetivo da pesquisa foi analisar o PDDE como mecanismo da descentralização financeira, da participação e da autonomia escolar, no contexto de uma escola da rede pública no municí­pio de Maceió - Alagoas. A metodologia desenvolvida foi caracterizada na abordagem qualitativa, tendo como técnica de pesquisa o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos. Como resultados foi possí­vel perceber que a descentralização que as normatizações do PDDE apontam é na concepção da gestão gerencialista e neoliberal, cujo responsáveis pela oferta de uma educação de boa qualidade é responsabilidade da comunidade a qual a escola pertence.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1683Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1683/2261Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGivanildo da SilvaAlex Vieira da Silva2020-09-18T23:03:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1683Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T23:03:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
title O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
spellingShingle O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
Givanildo da Silva
title_short O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
title_full O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
title_fullStr O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
title_full_unstemmed O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
title_sort O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA COMO MECANISMO DA DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA GESTíO ESCOLAR
author Givanildo da Silva
author_facet Givanildo da Silva
Alex Vieira da Silva
author_role author
author2 Alex Vieira da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Givanildo da Silva
Alex Vieira da Silva
description O objetivo da pesquisa foi analisar o PDDE como mecanismo da descentralização financeira, da participação e da autonomia escolar, no contexto de uma escola da rede pública no municí­pio de Maceió - Alagoas. A metodologia desenvolvida foi caracterizada na abordagem qualitativa, tendo como técnica de pesquisa o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos. Como resultados foi possí­vel perceber que a descentralização que as normatizações do PDDE apontam é na concepção da gestão gerencialista e neoliberal, cujo responsáveis pela oferta de uma educação de boa qualidade é responsabilidade da comunidade a qual a escola pertence.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1683
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1683/2261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125232353280