PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias da Silva, Lucianne
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Melo Ferreira, Amanda Estefânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303
Resumo: Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resí­duos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resí­duos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores í­ndices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho.
id UERN-5_f3644d489eaf72b481760e093ca6ab24
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3303
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem.Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resí­duos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resí­duos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores í­ndices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303/2803Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFarias da Silva, Luciannede Melo Ferreira, Amanda Estefânia2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3303Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
title PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
spellingShingle PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Farias da Silva, Lucianne
Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem.
title_short PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
title_full PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
title_fullStr PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
title_full_unstemmed PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
title_sort PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
author Farias da Silva, Lucianne
author_facet Farias da Silva, Lucianne
de Melo Ferreira, Amanda Estefânia
author_role author
author2 de Melo Ferreira, Amanda Estefânia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias da Silva, Lucianne
de Melo Ferreira, Amanda Estefânia
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem.
topic Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem.
description Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resí­duos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resí­duos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores í­ndices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303/2803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126331260928