PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303 |
Resumo: | Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resíduos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores índices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho. |
id |
UERN-5_f3644d489eaf72b481760e093ca6ab24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3303 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem.Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resíduos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores índices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303/2803Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFarias da Silva, Luciannede Melo Ferreira, Amanda Estefânia2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3303Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
title |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
spellingShingle |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Farias da Silva, Lucianne Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem. |
title_short |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
title_full |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
title_fullStr |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
title_sort |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
author |
Farias da Silva, Lucianne |
author_facet |
Farias da Silva, Lucianne de Melo Ferreira, Amanda Estefânia |
author_role |
author |
author2 |
de Melo Ferreira, Amanda Estefânia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias da Silva, Lucianne de Melo Ferreira, Amanda Estefânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem. |
topic |
Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem. |
description |
Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resíduos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores índices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303/2803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126331260928 |