AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir de levantamento bibliográfico no qual discutimos a articulação global e local na formulação e gestão de políticas educacionais. Destacamos como o neoliberalismo tem transformado a formulação de políticas, analisamos o processo de recontextualização ao qual as políticas estão submetidas e discutimos o predomínio de uma lógica empresarial na gestão das políticas e suas implicações para o currículo. Consideramos que esse entrecruzamento entre o global e o local na produção de políticas demonstra a complexidade em torno da sua formulação expressa na maneira como as ideias que circulam globalmente se conectam aos contextos locais e nas narrativas que são produzidas no âmbito dessas redes em relação à considerada qualidade da educação, voltadas à definição de um currículo nacional, à ênfase nas avaliações em larga escala e à formação de professores. |
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Neste artigo apresentamos uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir de levantamento bibliográfico no qual discutimos a articulação global e local na formulação e gestão de políticas educacionais. Destacamos como o neoliberalismo tem transformado a formulação de políticas, analisamos o processo de recontextualização ao qual as políticas estão submetidas e discutimos o predomínio de uma lógica empresarial na gestão das políticas e suas implicações para o currículo. Consideramos que esse entrecruzamento entre o global e o local na produção de políticas demonstra a complexidade em torno da sua formulação expressa na maneira como as ideias que circulam globalmente se conectam aos contextos locais e nas narrativas que são produzidas no âmbito dessas redes em relação à considerada qualidade da educação, voltadas à definição de um currículo nacional, à ênfase nas avaliações em larga escala e à formação de professores. |
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