AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joelma de Sousa Lemos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marcia Betânia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643
Resumo: Neste artigo apresentamos uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir de levantamento bibliográfico no qual discutimos a articulação global e local na formulação e gestão de polí­ticas educacionais. Destacamos como o neoliberalismo tem transformado a formulação de polí­ticas, analisamos o processo de recontextualização ao qual as polí­ticas estão submetidas e discutimos o predomí­nio de uma lógica empresarial na gestão das polí­ticas e suas implicações para o currí­culo. Consideramos que esse entrecruzamento entre o global e o local na produção de polí­ticas demonstra a complexidade em torno da sua formulação expressa na maneira como as ideias que circulam globalmente se conectam aos contextos locais e nas narrativas que são produzidas no âmbito dessas redes em relação à considerada qualidade da educação, voltadas à definição de um currí­culo nacional, à ênfase nas avaliações em larga escala e à formação de professores.
id UERN-5_efac3b7f10a9ab9b1042b96074836a1c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3643
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAISNeste artigo apresentamos uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir de levantamento bibliográfico no qual discutimos a articulação global e local na formulação e gestão de polí­ticas educacionais. Destacamos como o neoliberalismo tem transformado a formulação de polí­ticas, analisamos o processo de recontextualização ao qual as polí­ticas estão submetidas e discutimos o predomí­nio de uma lógica empresarial na gestão das polí­ticas e suas implicações para o currí­culo. Consideramos que esse entrecruzamento entre o global e o local na produção de polí­ticas demonstra a complexidade em torno da sua formulação expressa na maneira como as ideias que circulam globalmente se conectam aos contextos locais e nas narrativas que são produzidas no âmbito dessas redes em relação à considerada qualidade da educação, voltadas à definição de um currí­culo nacional, à ênfase nas avaliações em larga escala e à formação de professores.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643/2907Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJoelma de Sousa LemosMarcia Betânia de Oliveira2021-12-15T21:43:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3643Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-15T21:43:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
spellingShingle AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Joelma de Sousa Lemos
title_short AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_full AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_fullStr AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_sort AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
author Joelma de Sousa Lemos
author_facet Joelma de Sousa Lemos
Marcia Betânia de Oliveira
author_role author
author2 Marcia Betânia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joelma de Sousa Lemos
Marcia Betânia de Oliveira
description Neste artigo apresentamos uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir de levantamento bibliográfico no qual discutimos a articulação global e local na formulação e gestão de polí­ticas educacionais. Destacamos como o neoliberalismo tem transformado a formulação de polí­ticas, analisamos o processo de recontextualização ao qual as polí­ticas estão submetidas e discutimos o predomí­nio de uma lógica empresarial na gestão das polí­ticas e suas implicações para o currí­culo. Consideramos que esse entrecruzamento entre o global e o local na produção de polí­ticas demonstra a complexidade em torno da sua formulação expressa na maneira como as ideias que circulam globalmente se conectam aos contextos locais e nas narrativas que são produzidas no âmbito dessas redes em relação à considerada qualidade da educação, voltadas à definição de um currí­culo nacional, à ênfase nas avaliações em larga escala e à formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643/2907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126419341312