ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885 |
Resumo: | O presente texto reflete sobre a condição juvenil no ambiente escolar e suas incertezas, apontando os limites da instituição social, escola. Para compreender a dinâmica de interação dos sujeitos pesquisados com a escola, usamos como metodologia de pesquisa a entrevista coletiva, com os alunos de uma escola pública de Ensino Médio, e analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A categoria social evidente, juventudes, conflui com a ideia de uma sociedade heterogênica que invade o ambiente escolar, no qual não foi preparado para receber tal diversidade, contribuindo para que tal estrutura seja excludente. Defendemos que é preciso fazer emergir nas práticas cotidianas escolares uma cultura de inclusão dos saberes jovens no currículo escolar para que essa cultura, excludente, seja apaziguada. |
id |
UERN-5_4d6d2e81ccea7dd06e7879acbd73b5f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/885 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? JuventudesEscolaCurrículoO presente texto reflete sobre a condição juvenil no ambiente escolar e suas incertezas, apontando os limites da instituição social, escola. Para compreender a dinâmica de interação dos sujeitos pesquisados com a escola, usamos como metodologia de pesquisa a entrevista coletiva, com os alunos de uma escola pública de Ensino Médio, e analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A categoria social evidente, juventudes, conflui com a ideia de uma sociedade heterogênica que invade o ambiente escolar, no qual não foi preparado para receber tal diversidade, contribuindo para que tal estrutura seja excludente. Defendemos que é preciso fazer emergir nas práticas cotidianas escolares uma cultura de inclusão dos saberes jovens no currículo escolar para que essa cultura, excludente, seja apaziguada.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885/797Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFalconiere Leone Bezerra de OliveiraHostina Maria Ferreira do Nascimento2020-10-29T12:55:59Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/885Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:59Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? |
title |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? |
spellingShingle |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? Falconiere Leone Bezerra de Oliveira Juventudes Escola Currículo |
title_short |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? |
title_full |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? |
title_fullStr |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? |
title_full_unstemmed |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? |
title_sort |
ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possível? |
author |
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira |
author_facet |
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes Escola Currículo |
topic |
Juventudes Escola Currículo |
description |
O presente texto reflete sobre a condição juvenil no ambiente escolar e suas incertezas, apontando os limites da instituição social, escola. Para compreender a dinâmica de interação dos sujeitos pesquisados com a escola, usamos como metodologia de pesquisa a entrevista coletiva, com os alunos de uma escola pública de Ensino Médio, e analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A categoria social evidente, juventudes, conflui com a ideia de uma sociedade heterogênica que invade o ambiente escolar, no qual não foi preparado para receber tal diversidade, contribuindo para que tal estrutura seja excludente. Defendemos que é preciso fazer emergir nas práticas cotidianas escolares uma cultura de inclusão dos saberes jovens no currículo escolar para que essa cultura, excludente, seja apaziguada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885/797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124557070336 |