ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hostina Maria Ferreira do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885
Resumo: O presente texto reflete sobre a condição juvenil no ambiente escolar e suas incertezas, apontando os limites da instituição social, escola. Para compreender a dinâmica de interação dos sujeitos pesquisados com a escola, usamos como metodologia de pesquisa a entrevista coletiva, com os alunos de uma escola pública de Ensino Médio, e analisamos o Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) da escola. A categoria social evidente, juventudes, conflui com a ideia de uma sociedade heterogênica que invade o ambiente escolar, no qual não foi preparado para receber tal diversidade, contribuindo para que tal estrutura seja excludente. Defendemos que é preciso fazer emergir nas práticas cotidianas escolares uma cultura de inclusão dos saberes jovens no currí­culo escolar para que essa cultura, excludente, seja apaziguada.
id UERN-5_4d6d2e81ccea7dd06e7879acbd73b5f8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/885
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel? JuventudesEscolaCurrí­culoO presente texto reflete sobre a condição juvenil no ambiente escolar e suas incertezas, apontando os limites da instituição social, escola. Para compreender a dinâmica de interação dos sujeitos pesquisados com a escola, usamos como metodologia de pesquisa a entrevista coletiva, com os alunos de uma escola pública de Ensino Médio, e analisamos o Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) da escola. A categoria social evidente, juventudes, conflui com a ideia de uma sociedade heterogênica que invade o ambiente escolar, no qual não foi preparado para receber tal diversidade, contribuindo para que tal estrutura seja excludente. Defendemos que é preciso fazer emergir nas práticas cotidianas escolares uma cultura de inclusão dos saberes jovens no currí­culo escolar para que essa cultura, excludente, seja apaziguada.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885/797Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFalconiere Leone Bezerra de OliveiraHostina Maria Ferreira do Nascimento2020-10-29T12:55:59Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/885Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:59Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
title ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
spellingShingle ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
Juventudes
Escola
Currí­culo
title_short ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
title_full ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
title_fullStr ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
title_full_unstemmed ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
title_sort ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?
author Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
author_facet Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
author_role author
author2 Hostina Maria Ferreira do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes
Escola
Currí­culo
topic Juventudes
Escola
Currí­culo
description O presente texto reflete sobre a condição juvenil no ambiente escolar e suas incertezas, apontando os limites da instituição social, escola. Para compreender a dinâmica de interação dos sujeitos pesquisados com a escola, usamos como metodologia de pesquisa a entrevista coletiva, com os alunos de uma escola pública de Ensino Médio, e analisamos o Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) da escola. A categoria social evidente, juventudes, conflui com a ideia de uma sociedade heterogênica que invade o ambiente escolar, no qual não foi preparado para receber tal diversidade, contribuindo para que tal estrutura seja excludente. Defendemos que é preciso fazer emergir nas práticas cotidianas escolares uma cultura de inclusão dos saberes jovens no currí­culo escolar para que essa cultura, excludente, seja apaziguada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885/797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124557070336