ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Domingues Garcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Greyze Maria Palaoro Deitos, Dulce Maria Strieder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1650
Resumo: Considera-se que a epistemologia auxilia os professores a melhorarem as suas próprias concepções de ciências e a fundamentação da sua práxis. Nesta temática, o estudo buscou encontrar concepções construtivistas, racionalistas e empiristas nas experimentações, para estabelecer uma relação entre a ciência e a epistemologia. Utilizou-se a análise documental com abordagem qualitativa da coleção do livro didático Ligados.com, utilizado por todas as escolas públicas do Ensino Fundamental, anos iniciais, no municí­pio Cascavel, estado do Paraná. Constatou-se que em poucas atividades havia uma questão problematizadora e um levantamento de hipóteses como suporte para o desenvolvimento da atividade, no entanto todas apresentavam detalhamento nos procedimentos a serem executados. Desta forma, compreende-se a necessidade do professor assumir o papel questionador perante estas propostas do livro didático, para que o aluno sinta-se como parte integrante do processo de aprendizado e desenvolvimento.
id UERN-5_724d37b21c66d396082f5f81c461bcd6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1650
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIASConsidera-se que a epistemologia auxilia os professores a melhorarem as suas próprias concepções de ciências e a fundamentação da sua práxis. Nesta temática, o estudo buscou encontrar concepções construtivistas, racionalistas e empiristas nas experimentações, para estabelecer uma relação entre a ciência e a epistemologia. Utilizou-se a análise documental com abordagem qualitativa da coleção do livro didático Ligados.com, utilizado por todas as escolas públicas do Ensino Fundamental, anos iniciais, no municí­pio Cascavel, estado do Paraná. Constatou-se que em poucas atividades havia uma questão problematizadora e um levantamento de hipóteses como suporte para o desenvolvimento da atividade, no entanto todas apresentavam detalhamento nos procedimentos a serem executados. Desta forma, compreende-se a necessidade do professor assumir o papel questionador perante estas propostas do livro didático, para que o aluno sinta-se como parte integrante do processo de aprendizado e desenvolvimento.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1650Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1650/1705Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSimone Domingues GarciaGreyze Maria Palaoro DeitosDulce Maria Strieder2020-05-20T05:32:47Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1650Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-20T05:32:47Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Simone Domingues Garcia
title_short ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Simone Domingues Garcia
author_facet Simone Domingues Garcia
Greyze Maria Palaoro Deitos
Dulce Maria Strieder
author_role author
author2 Greyze Maria Palaoro Deitos
Dulce Maria Strieder
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Domingues Garcia
Greyze Maria Palaoro Deitos
Dulce Maria Strieder
description Considera-se que a epistemologia auxilia os professores a melhorarem as suas próprias concepções de ciências e a fundamentação da sua práxis. Nesta temática, o estudo buscou encontrar concepções construtivistas, racionalistas e empiristas nas experimentações, para estabelecer uma relação entre a ciência e a epistemologia. Utilizou-se a análise documental com abordagem qualitativa da coleção do livro didático Ligados.com, utilizado por todas as escolas públicas do Ensino Fundamental, anos iniciais, no municí­pio Cascavel, estado do Paraná. Constatou-se que em poucas atividades havia uma questão problematizadora e um levantamento de hipóteses como suporte para o desenvolvimento da atividade, no entanto todas apresentavam detalhamento nos procedimentos a serem executados. Desta forma, compreende-se a necessidade do professor assumir o papel questionador perante estas propostas do livro didático, para que o aluno sinta-se como parte integrante do processo de aprendizado e desenvolvimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1650
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1650/1705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125190410240