CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Jaqueline Rabelo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Nilson de Souza, Rodrigues, Rayslane Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612
Resumo: Reconhecendo a importância da contextualização para a formação de cidadãos crí­ticos, participativos e atuantes, este trabalho teve como objetivo geral, executar ações contextualizadas para promoção de discussões relacionadas ao conví­vio com a região do semiárido nordestino. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. As ações educacionais foram realizadas durante as aulas de Ciências, sendo desenvolvidas por meio de metodologias ativas tais como: produção de cartazes, ví­deo, desenhos, elaboração de paródia e encenação de peça teatral. Pelos resultados obtidos evidencia-se que as estratégias metodológicas ativas foram eficientes para a promoção de uma abordagem contextualizada do semiárido nordestino,  despertando o interesse dos estudantes a partir de uma prática pedagógica que prioriza uma aprendizagem que coloca o estudante como centro da construção de seu conhecimento.
id UERN-5_7e948fa078b916e07a62674346f3e50d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2612
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciênciasMetodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização cientí­ficaReconhecendo a importância da contextualização para a formação de cidadãos crí­ticos, participativos e atuantes, este trabalho teve como objetivo geral, executar ações contextualizadas para promoção de discussões relacionadas ao conví­vio com a região do semiárido nordestino. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. As ações educacionais foram realizadas durante as aulas de Ciências, sendo desenvolvidas por meio de metodologias ativas tais como: produção de cartazes, ví­deo, desenhos, elaboração de paródia e encenação de peça teatral. Pelos resultados obtidos evidencia-se que as estratégias metodológicas ativas foram eficientes para a promoção de uma abordagem contextualizada do semiárido nordestino,  despertando o interesse dos estudantes a partir de uma prática pedagógica que prioriza uma aprendizagem que coloca o estudante como centro da construção de seu conhecimento.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612/2658Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Jaqueline Rabelo Cardoso, Nilson de SouzaRodrigues, Rayslane Torres2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2612Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
title CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
spellingShingle CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
de Lima, Jaqueline Rabelo
Metodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização cientí­fica
title_short CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
title_full CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
title_fullStr CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
title_full_unstemmed CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
title_sort CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
author de Lima, Jaqueline Rabelo
author_facet de Lima, Jaqueline Rabelo
Cardoso, Nilson de Souza
Rodrigues, Rayslane Torres
author_role author
author2 Cardoso, Nilson de Souza
Rodrigues, Rayslane Torres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Jaqueline Rabelo
Cardoso, Nilson de Souza
Rodrigues, Rayslane Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização cientí­fica
topic Metodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização cientí­fica
description Reconhecendo a importância da contextualização para a formação de cidadãos crí­ticos, participativos e atuantes, este trabalho teve como objetivo geral, executar ações contextualizadas para promoção de discussões relacionadas ao conví­vio com a região do semiárido nordestino. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. As ações educacionais foram realizadas durante as aulas de Ciências, sendo desenvolvidas por meio de metodologias ativas tais como: produção de cartazes, ví­deo, desenhos, elaboração de paródia e encenação de peça teatral. Pelos resultados obtidos evidencia-se que as estratégias metodológicas ativas foram eficientes para a promoção de uma abordagem contextualizada do semiárido nordestino,  despertando o interesse dos estudantes a partir de uma prática pedagógica que prioriza uma aprendizagem que coloca o estudante como centro da construção de seu conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612/2658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125907636224