CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612 |
Resumo: | Reconhecendo a importância da contextualização para a formação de cidadãos críticos, participativos e atuantes, este trabalho teve como objetivo geral, executar ações contextualizadas para promoção de discussões relacionadas ao convívio com a região do semiárido nordestino. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. As ações educacionais foram realizadas durante as aulas de Ciências, sendo desenvolvidas por meio de metodologias ativas tais como: produção de cartazes, vídeo, desenhos, elaboração de paródia e encenação de peça teatral. Pelos resultados obtidos evidencia-se que as estratégias metodológicas ativas foram eficientes para a promoção de uma abordagem contextualizada do semiárido nordestino, despertando o interesse dos estudantes a partir de uma prática pedagógica que prioriza uma aprendizagem que coloca o estudante como centro da construção de seu conhecimento. |
id |
UERN-5_7e948fa078b916e07a62674346f3e50d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2612 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciênciasMetodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização científicaReconhecendo a importância da contextualização para a formação de cidadãos críticos, participativos e atuantes, este trabalho teve como objetivo geral, executar ações contextualizadas para promoção de discussões relacionadas ao convívio com a região do semiárido nordestino. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. As ações educacionais foram realizadas durante as aulas de Ciências, sendo desenvolvidas por meio de metodologias ativas tais como: produção de cartazes, vídeo, desenhos, elaboração de paródia e encenação de peça teatral. Pelos resultados obtidos evidencia-se que as estratégias metodológicas ativas foram eficientes para a promoção de uma abordagem contextualizada do semiárido nordestino, despertando o interesse dos estudantes a partir de uma prática pedagógica que prioriza uma aprendizagem que coloca o estudante como centro da construção de seu conhecimento.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612/2658Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Jaqueline Rabelo Cardoso, Nilson de SouzaRodrigues, Rayslane Torres2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2612Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências |
title |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências |
spellingShingle |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências de Lima, Jaqueline Rabelo Metodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização científica |
title_short |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências |
title_full |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências |
title_fullStr |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências |
title_full_unstemmed |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências |
title_sort |
CONTEXTUALIZAR PARA ENTENDER: relatos de ações educacionais no ensino ciências |
author |
de Lima, Jaqueline Rabelo |
author_facet |
de Lima, Jaqueline Rabelo Cardoso, Nilson de Souza Rodrigues, Rayslane Torres |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Nilson de Souza Rodrigues, Rayslane Torres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Jaqueline Rabelo Cardoso, Nilson de Souza Rodrigues, Rayslane Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização científica |
topic |
Metodologias ativas; Bioma caatinga; Alfabetização científica |
description |
Reconhecendo a importância da contextualização para a formação de cidadãos críticos, participativos e atuantes, este trabalho teve como objetivo geral, executar ações contextualizadas para promoção de discussões relacionadas ao convívio com a região do semiárido nordestino. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual os sujeitos foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. As ações educacionais foram realizadas durante as aulas de Ciências, sendo desenvolvidas por meio de metodologias ativas tais como: produção de cartazes, vídeo, desenhos, elaboração de paródia e encenação de peça teatral. Pelos resultados obtidos evidencia-se que as estratégias metodológicas ativas foram eficientes para a promoção de uma abordagem contextualizada do semiárido nordestino, despertando o interesse dos estudantes a partir de uma prática pedagógica que prioriza uma aprendizagem que coloca o estudante como centro da construção de seu conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2612/2658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125907636224 |