A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda de Moura Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maria da Penha Casado Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490
Resumo: O ensino de Lí­ngua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramentodas quatro competências necessárias para um bom desempenho linguí­stico: falar,ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da lí­ngua deve convergir suas atividades para orefinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas deleitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultadospositivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literaturaque visa explicitar seus benefí­cios. Assim, este artigo intenciona apresentar umaproposta de leitura e produção do texto chargí­stico na trilha do gênero discursivo parauma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados aomomento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes earquitetônica do gênero a ser trabalhado.
id UERN-5_8623e273aae4b7356b8e3fdc5f824b84
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/490
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIOEnsino de Lí­ngua MaternaChargeGênero DiscursivoO ensino de Lí­ngua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramentodas quatro competências necessárias para um bom desempenho linguí­stico: falar,ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da lí­ngua deve convergir suas atividades para orefinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas deleitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultadospositivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literaturaque visa explicitar seus benefí­cios. Assim, este artigo intenciona apresentar umaproposta de leitura e produção do texto chargí­stico na trilha do gênero discursivo parauma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados aomomento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes earquitetônica do gênero a ser trabalhado.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490/409Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFernanda de Moura FerreiraMaria da Penha Casado Alves2020-10-29T12:52:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/490Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
title A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
Fernanda de Moura Ferreira
Ensino de Lí­ngua Materna
Charge
Gênero Discursivo
title_short A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
title_full A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
title_sort A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
author Fernanda de Moura Ferreira
author_facet Fernanda de Moura Ferreira
Maria da Penha Casado Alves
author_role author
author2 Maria da Penha Casado Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda de Moura Ferreira
Maria da Penha Casado Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Lí­ngua Materna
Charge
Gênero Discursivo
topic Ensino de Lí­ngua Materna
Charge
Gênero Discursivo
description O ensino de Lí­ngua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramentodas quatro competências necessárias para um bom desempenho linguí­stico: falar,ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da lí­ngua deve convergir suas atividades para orefinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas deleitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultadospositivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literaturaque visa explicitar seus benefí­cios. Assim, este artigo intenciona apresentar umaproposta de leitura e produção do texto chargí­stico na trilha do gênero discursivo parauma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados aomomento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes earquitetônica do gênero a ser trabalhado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490/409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124479475712