A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490 |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramentodas quatro competências necessárias para um bom desempenho linguístico: falar,ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da língua deve convergir suas atividades para orefinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas deleitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultadospositivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literaturaque visa explicitar seus benefícios. Assim, este artigo intenciona apresentar umaproposta de leitura e produção do texto chargístico na trilha do gênero discursivo parauma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados aomomento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes earquitetônica do gênero a ser trabalhado. |
id |
UERN-5_8623e273aae4b7356b8e3fdc5f824b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/490 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIOEnsino de Língua MaternaChargeGênero DiscursivoO ensino de Língua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramentodas quatro competências necessárias para um bom desempenho linguístico: falar,ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da língua deve convergir suas atividades para orefinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas deleitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultadospositivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literaturaque visa explicitar seus benefícios. Assim, este artigo intenciona apresentar umaproposta de leitura e produção do texto chargístico na trilha do gênero discursivo parauma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados aomomento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes earquitetônica do gênero a ser trabalhado.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490/409Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFernanda de Moura FerreiraMaria da Penha Casado Alves2020-10-29T12:52:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/490Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO |
title |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO Fernanda de Moura Ferreira Ensino de Língua Materna Charge Gênero Discursivo |
title_short |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO |
author |
Fernanda de Moura Ferreira |
author_facet |
Fernanda de Moura Ferreira Maria da Penha Casado Alves |
author_role |
author |
author2 |
Maria da Penha Casado Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernanda de Moura Ferreira Maria da Penha Casado Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Materna Charge Gênero Discursivo |
topic |
Ensino de Língua Materna Charge Gênero Discursivo |
description |
O ensino de Língua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramentodas quatro competências necessárias para um bom desempenho linguístico: falar,ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da língua deve convergir suas atividades para orefinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas deleitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultadospositivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literaturaque visa explicitar seus benefícios. Assim, este artigo intenciona apresentar umaproposta de leitura e produção do texto chargístico na trilha do gênero discursivo parauma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados aomomento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes earquitetônica do gênero a ser trabalhado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490/409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124479475712 |