FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): imprecisões da Base Nacional Comum de Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Moreira, Jefferson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: do Santoro Franco, Maria Amélia, Nunes Mascarenhas, Aline Daiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3858
Resumo: Neste texto realizam-se problematizações sobre a Resolução nº 02/2019 que institui a Base Nacional Comum de Formação Inicial de Professores, tendo como foco de análise o campo epistêmico da Pedagogia e os impactos dessa legislação para os processos formativos da graduação em Pedagogia no Brasil. Busca-se respostas à questão: que princí­pios epistemológicos fundamentam o texto da Resolução do CNE/CP, nº 02/2019 e quais decorrências acarretam para as práticas pedagógicas de formação de docentes nos cursos de graduação em Pedagogia? Metodologicamente, procedeu-se com a análise da Resolução nº 02/2019, realizando um cotejamento das normatizações dispostas com estudos sobre a epistemologia da Pedagogia. Foi possí­vel constatar que não existe menção à Pedagogia como campo de conhecimento no conteúdo do referido marco legal. Assim, prevalecem orientações prescritivas para os currí­culos dos cursos de Pedagogia, centralizadas em propostas praticistas, neotecnicistas, esvaziadas teoricamente, revelando fortes influências epistemológicas do paradigma da racionalidade técnica.
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