FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): imprecisões da Base Nacional Comum de Formação de Professores
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3858 |
Resumo: | Neste texto realizam-se problematizações sobre a Resolução nº 02/2019 que institui a Base Nacional Comum de Formação Inicial de Professores, tendo como foco de análise o campo epistêmico da Pedagogia e os impactos dessa legislação para os processos formativos da graduação em Pedagogia no Brasil. Busca-se respostas à questão: que princípios epistemológicos fundamentam o texto da Resolução do CNE/CP, nº 02/2019 e quais decorrências acarretam para as práticas pedagógicas de formação de docentes nos cursos de graduação em Pedagogia? Metodologicamente, procedeu-se com a análise da Resolução nº 02/2019, realizando um cotejamento das normatizações dispostas com estudos sobre a epistemologia da Pedagogia. Foi possível constatar que não existe menção à Pedagogia como campo de conhecimento no conteúdo do referido marco legal. Assim, prevalecem orientações prescritivas para os currículos dos cursos de Pedagogia, centralizadas em propostas praticistas, neotecnicistas, esvaziadas teoricamente, revelando fortes influências epistemológicas do paradigma da racionalidade técnica. |
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FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): imprecisões da Base Nacional Comum de Formação de ProfessoresResolução nº 02/2019; Formação de professores; Curso de Pedagogia; Epistemologia da Pedagogia.Neste texto realizam-se problematizações sobre a Resolução nº 02/2019 que institui a Base Nacional Comum de Formação Inicial de Professores, tendo como foco de análise o campo epistêmico da Pedagogia e os impactos dessa legislação para os processos formativos da graduação em Pedagogia no Brasil. Busca-se respostas à questão: que princípios epistemológicos fundamentam o texto da Resolução do CNE/CP, nº 02/2019 e quais decorrências acarretam para as práticas pedagógicas de formação de docentes nos cursos de graduação em Pedagogia? Metodologicamente, procedeu-se com a análise da Resolução nº 02/2019, realizando um cotejamento das normatizações dispostas com estudos sobre a epistemologia da Pedagogia. Foi possível constatar que não existe menção à Pedagogia como campo de conhecimento no conteúdo do referido marco legal. Assim, prevalecem orientações prescritivas para os currículos dos cursos de Pedagogia, centralizadas em propostas praticistas, neotecnicistas, esvaziadas teoricamente, revelando fortes influências epistemológicas do paradigma da racionalidade técnica.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3858Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3858/3334Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Moreira, Jeffersondo Santoro Franco, Maria AméliaNunes Mascarenhas, Aline Daiane2022-11-29T19:59:28Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3858Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:28Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
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