SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Gllauco Smith Avelino de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ana Eliza Trajano Soares, José Cleyton Neves Lopes, Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842
Resumo: O artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domí­nios da escola de ní­vel médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas.
id UERN-5_a91919fb69fe1c16a181768e534c5c0e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/842
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras Ensino de SociologiaEnsino MédioEducação ProfissionalO artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domí­nios da escola de ní­vel médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842/751Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess José Gllauco Smith Avelino de LimaAna Eliza Trajano SoaresJosé Cleyton Neves LopesJoicy Suely Galvão da Costa Fernandes2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/842Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
title SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
spellingShingle SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
José Gllauco Smith Avelino de Lima
Ensino de Sociologia
Ensino Médio
Educação Profissional
title_short SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
title_full SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
title_fullStr SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
title_full_unstemmed SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
title_sort SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
author José Gllauco Smith Avelino de Lima
author_facet José Gllauco Smith Avelino de Lima
Ana Eliza Trajano Soares
José Cleyton Neves Lopes
Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes
author_role author
author2 Ana Eliza Trajano Soares
José Cleyton Neves Lopes
Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José Gllauco Smith Avelino de Lima
Ana Eliza Trajano Soares
José Cleyton Neves Lopes
Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Ensino Médio
Educação Profissional
topic Ensino de Sociologia
Ensino Médio
Educação Profissional
description O artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domí­nios da escola de ní­vel médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842/751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124539244544