SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842 |
Resumo: | O artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domínios da escola de nível médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas. |
id |
UERN-5_a91919fb69fe1c16a181768e534c5c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/842 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras Ensino de SociologiaEnsino MédioEducação ProfissionalO artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domínios da escola de nível médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842/751Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess José Gllauco Smith Avelino de LimaAna Eliza Trajano SoaresJosé Cleyton Neves LopesJoicy Suely Galvão da Costa Fernandes2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/842Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras |
title |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras |
spellingShingle |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras José Gllauco Smith Avelino de Lima Ensino de Sociologia Ensino Médio Educação Profissional |
title_short |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras |
title_full |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras |
title_fullStr |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras |
title_full_unstemmed |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras |
title_sort |
SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras |
author |
José Gllauco Smith Avelino de Lima |
author_facet |
José Gllauco Smith Avelino de Lima Ana Eliza Trajano Soares José Cleyton Neves Lopes Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Ana Eliza Trajano Soares José Cleyton Neves Lopes Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José Gllauco Smith Avelino de Lima Ana Eliza Trajano Soares José Cleyton Neves Lopes Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Ensino Médio Educação Profissional |
topic |
Ensino de Sociologia Ensino Médio Educação Profissional |
description |
O artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domínios da escola de nível médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842/751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124539244544 |