FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construída do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no início da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princípio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância. |
id |
UERN-5_b50a35562b51f15c17686fca2a561a13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3333 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docenteO presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construída do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no início da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princípio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333/2745Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAngela do Céu Ubaiara BritoAdriana Machado de Souza2021-08-10T23:21:07Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3333Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-10T23:21:07Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente Angela do Céu Ubaiara Brito |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente |
author |
Angela do Céu Ubaiara Brito |
author_facet |
Angela do Céu Ubaiara Brito Adriana Machado de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Adriana Machado de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angela do Céu Ubaiara Brito Adriana Machado de Souza |
description |
O presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construída do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no início da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princípio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333/2745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126350135296 |