FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angela do Céu Ubaiara Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Adriana Machado de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333
Resumo: O presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construí­da do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no iní­cio da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princí­pio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância.
id UERN-5_b50a35562b51f15c17686fca2a561a13
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3333
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docenteO presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construí­da do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no iní­cio da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princí­pio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333/2745Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAngela do Céu Ubaiara BritoAdriana Machado de Souza2021-08-10T23:21:07Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3333Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-10T23:21:07Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
title FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
Angela do Céu Ubaiara Brito
title_short FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
title_full FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente
author Angela do Céu Ubaiara Brito
author_facet Angela do Céu Ubaiara Brito
Adriana Machado de Souza
author_role author
author2 Adriana Machado de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angela do Céu Ubaiara Brito
Adriana Machado de Souza
description O presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construí­da do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no iní­cio da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princí­pio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333/2745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126350135296