INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta um estudo sobre interdisciplinaridade em instituições de ensino tendo como objetivo realizar um exercício de análise em um grupo de doze artigos desenvolvidos sobre o tema, buscando responder a pergunta "que impactos as teorias de Japiassú e Fazenda exercem na compreensão de outros autores a respeito do tema interdisciplinaridade?". Buscou-se apresentar as ideias mais relevantes de cada artigo e uma análise utilizando como embasamento teórico os conceitos de Japiassú (1976; 1994) e Fazenda (2008; 2011). Constatamos nos artigos analisados que a interdisciplinaridade fundamenta-se desde os cursos de formação docente, a fim de superar o dualismo entre teoria e prática, conhecimento e realidade, buscando integrar os diferentes saberes com base no diálogo, almejando a aproximação das disciplinas e as opiniões dos autores convergem para o fato que ela viabiliza a integração dos conhecimentos. |
id |
UERN-5_db8e8be32ae5e483707cb84637fa523a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3409 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020Aprendizagem;Educação;Interdisciplinaridade.Esse trabalho apresenta um estudo sobre interdisciplinaridade em instituições de ensino tendo como objetivo realizar um exercício de análise em um grupo de doze artigos desenvolvidos sobre o tema, buscando responder a pergunta "que impactos as teorias de Japiassú e Fazenda exercem na compreensão de outros autores a respeito do tema interdisciplinaridade?". Buscou-se apresentar as ideias mais relevantes de cada artigo e uma análise utilizando como embasamento teórico os conceitos de Japiassú (1976; 1994) e Fazenda (2008; 2011). Constatamos nos artigos analisados que a interdisciplinaridade fundamenta-se desde os cursos de formação docente, a fim de superar o dualismo entre teoria e prática, conhecimento e realidade, buscando integrar os diferentes saberes com base no diálogo, almejando a aproximação das disciplinas e as opiniões dos autores convergem para o fato que ela viabiliza a integração dos conhecimentos. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409/2927Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLabres Flugseder, RobertaDada de Andrade, AdrianaMaciel Ribeiro, Marcus Eduardo2021-12-15T21:59:07Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3409Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-15T21:59:07Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 Labres Flugseder, Roberta Aprendizagem; Educação; Interdisciplinaridade. |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020 |
author |
Labres Flugseder, Roberta |
author_facet |
Labres Flugseder, Roberta Dada de Andrade, Adriana Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Dada de Andrade, Adriana Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Labres Flugseder, Roberta Dada de Andrade, Adriana Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem; Educação; Interdisciplinaridade. |
topic |
Aprendizagem; Educação; Interdisciplinaridade. |
description |
Esse trabalho apresenta um estudo sobre interdisciplinaridade em instituições de ensino tendo como objetivo realizar um exercício de análise em um grupo de doze artigos desenvolvidos sobre o tema, buscando responder a pergunta "que impactos as teorias de Japiassú e Fazenda exercem na compreensão de outros autores a respeito do tema interdisciplinaridade?". Buscou-se apresentar as ideias mais relevantes de cada artigo e uma análise utilizando como embasamento teórico os conceitos de Japiassú (1976; 1994) e Fazenda (2008; 2011). Constatamos nos artigos analisados que a interdisciplinaridade fundamenta-se desde os cursos de formação docente, a fim de superar o dualismo entre teoria e prática, conhecimento e realidade, buscando integrar os diferentes saberes com base no diálogo, almejando a aproximação das disciplinas e as opiniões dos autores convergem para o fato que ela viabiliza a integração dos conhecimentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409/2927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126383689728 |