INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labres Flugseder, Roberta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dada de Andrade, Adriana, Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo sobre interdisciplinaridade em instituições de ensino tendo como objetivo realizar um exercí­cio de análise em um grupo de doze artigos desenvolvidos sobre o tema, buscando responder a pergunta "que impactos as teorias de Japiassú e Fazenda exercem na compreensão de outros autores a respeito do tema interdisciplinaridade?". Buscou-se apresentar as ideias mais relevantes de cada artigo e uma análise utilizando como embasamento teórico os conceitos de Japiassú (1976; 1994) e Fazenda (2008; 2011). Constatamos nos artigos analisados que a interdisciplinaridade fundamenta-se desde os cursos de formação docente, a fim de superar o dualismo entre teoria e prática, conhecimento e realidade, buscando integrar os diferentes saberes com base no diálogo, almejando a aproximação das disciplinas e as opiniões dos autores convergem para o fato que ela viabiliza a integração dos conhecimentos.  
id UERN-5_db8e8be32ae5e483707cb84637fa523a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3409
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020Aprendizagem;Educação;Interdisciplinaridade.Esse trabalho apresenta um estudo sobre interdisciplinaridade em instituições de ensino tendo como objetivo realizar um exercí­cio de análise em um grupo de doze artigos desenvolvidos sobre o tema, buscando responder a pergunta "que impactos as teorias de Japiassú e Fazenda exercem na compreensão de outros autores a respeito do tema interdisciplinaridade?". Buscou-se apresentar as ideias mais relevantes de cada artigo e uma análise utilizando como embasamento teórico os conceitos de Japiassú (1976; 1994) e Fazenda (2008; 2011). Constatamos nos artigos analisados que a interdisciplinaridade fundamenta-se desde os cursos de formação docente, a fim de superar o dualismo entre teoria e prática, conhecimento e realidade, buscando integrar os diferentes saberes com base no diálogo, almejando a aproximação das disciplinas e as opiniões dos autores convergem para o fato que ela viabiliza a integração dos conhecimentos.  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409/2927Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLabres Flugseder, RobertaDada de Andrade, AdrianaMaciel Ribeiro, Marcus Eduardo2021-12-15T21:59:07Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3409Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-15T21:59:07Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
title INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
Labres Flugseder, Roberta
Aprendizagem;
Educação;
Interdisciplinaridade.
title_short INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
title_full INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
author Labres Flugseder, Roberta
author_facet Labres Flugseder, Roberta
Dada de Andrade, Adriana
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
author_role author
author2 Dada de Andrade, Adriana
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Labres Flugseder, Roberta
Dada de Andrade, Adriana
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem;
Educação;
Interdisciplinaridade.
topic Aprendizagem;
Educação;
Interdisciplinaridade.
description Esse trabalho apresenta um estudo sobre interdisciplinaridade em instituições de ensino tendo como objetivo realizar um exercí­cio de análise em um grupo de doze artigos desenvolvidos sobre o tema, buscando responder a pergunta "que impactos as teorias de Japiassú e Fazenda exercem na compreensão de outros autores a respeito do tema interdisciplinaridade?". Buscou-se apresentar as ideias mais relevantes de cada artigo e uma análise utilizando como embasamento teórico os conceitos de Japiassú (1976; 1994) e Fazenda (2008; 2011). Constatamos nos artigos analisados que a interdisciplinaridade fundamenta-se desde os cursos de formação docente, a fim de superar o dualismo entre teoria e prática, conhecimento e realidade, buscando integrar os diferentes saberes com base no diálogo, almejando a aproximação das disciplinas e as opiniões dos autores convergem para o fato que ela viabiliza a integração dos conhecimentos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409/2927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126383689728