Matemática e Artes Visuais: uma escala possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labres Flugseder, Roberta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira Vargas, Nátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087
Resumo: Este relato de experiência descreve um projeto interdisciplinar desenvolvido entre os componentes curriculares de Matemática e Artes Visuais em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto foi a construção de uma maquete da escola, aplicando os conhecimentos dos conteúdos de: escala, desenho bidimensional e tridimensional; e também o estudo das diferenças arquitetônicas. São apresentados neste relato todo o contexto e detalhamento das atividades desenvolvidas durante todas as etapas do projeto, buscando analisá-las e aproximá-las com estudiosos das áreas afins. Dessa forma, buscou-se superar a visão fragmentada do conhecimento, estabelecendo laços de cooperação entre diferentes disciplinas, de modo a construir um entendimento alinhando teoria e prática, sempre em busca da superação dos desafios enfrentados no ambiente escolar.
id UFFS-2_ef04a76f9290aa0ff62b134a2bc6f813
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12087
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Matemática e Artes Visuais: uma escala possívelEste relato de experiência descreve um projeto interdisciplinar desenvolvido entre os componentes curriculares de Matemática e Artes Visuais em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto foi a construção de uma maquete da escola, aplicando os conhecimentos dos conteúdos de: escala, desenho bidimensional e tridimensional; e também o estudo das diferenças arquitetônicas. São apresentados neste relato todo o contexto e detalhamento das atividades desenvolvidas durante todas as etapas do projeto, buscando analisá-las e aproximá-las com estudiosos das áreas afins. Dessa forma, buscou-se superar a visão fragmentada do conhecimento, estabelecendo laços de cooperação entre diferentes disciplinas, de modo a construir um entendimento alinhando teoria e prática, sempre em busca da superação dos desafios enfrentados no ambiente escolar.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208710.36661/2595-4520.2021v4i2.12087Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 201 - 2112595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7769https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7770Copyright (c) 2021 Roberta Labres Flugseder, Nátia Pereira Vargashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLabres Flugseder, RobertaPereira Vargas, Nátia2021-07-13T05:21:27Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12087Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:27Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
title Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
spellingShingle Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
Labres Flugseder, Roberta
title_short Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
title_full Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
title_fullStr Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
title_full_unstemmed Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
title_sort Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
author Labres Flugseder, Roberta
author_facet Labres Flugseder, Roberta
Pereira Vargas, Nátia
author_role author
author2 Pereira Vargas, Nátia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Labres Flugseder, Roberta
Pereira Vargas, Nátia
description Este relato de experiência descreve um projeto interdisciplinar desenvolvido entre os componentes curriculares de Matemática e Artes Visuais em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto foi a construção de uma maquete da escola, aplicando os conhecimentos dos conteúdos de: escala, desenho bidimensional e tridimensional; e também o estudo das diferenças arquitetônicas. São apresentados neste relato todo o contexto e detalhamento das atividades desenvolvidas durante todas as etapas do projeto, buscando analisá-las e aproximá-las com estudiosos das áreas afins. Dessa forma, buscou-se superar a visão fragmentada do conhecimento, estabelecendo laços de cooperação entre diferentes disciplinas, de modo a construir um entendimento alinhando teoria e prática, sempre em busca da superação dos desafios enfrentados no ambiente escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12087
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7769
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Roberta Labres Flugseder, Nátia Pereira Vargas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Roberta Labres Flugseder, Nátia Pereira Vargas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 201 - 211
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613194706944