Matemática e Artes Visuais: uma escala possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087 |
Resumo: | Este relato de experiência descreve um projeto interdisciplinar desenvolvido entre os componentes curriculares de Matemática e Artes Visuais em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto foi a construção de uma maquete da escola, aplicando os conhecimentos dos conteúdos de: escala, desenho bidimensional e tridimensional; e também o estudo das diferenças arquitetônicas. São apresentados neste relato todo o contexto e detalhamento das atividades desenvolvidas durante todas as etapas do projeto, buscando analisá-las e aproximá-las com estudiosos das áreas afins. Dessa forma, buscou-se superar a visão fragmentada do conhecimento, estabelecendo laços de cooperação entre diferentes disciplinas, de modo a construir um entendimento alinhando teoria e prática, sempre em busca da superação dos desafios enfrentados no ambiente escolar. |
id |
UFFS-2_ef04a76f9290aa0ff62b134a2bc6f813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12087 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possívelEste relato de experiência descreve um projeto interdisciplinar desenvolvido entre os componentes curriculares de Matemática e Artes Visuais em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto foi a construção de uma maquete da escola, aplicando os conhecimentos dos conteúdos de: escala, desenho bidimensional e tridimensional; e também o estudo das diferenças arquitetônicas. São apresentados neste relato todo o contexto e detalhamento das atividades desenvolvidas durante todas as etapas do projeto, buscando analisá-las e aproximá-las com estudiosos das áreas afins. Dessa forma, buscou-se superar a visão fragmentada do conhecimento, estabelecendo laços de cooperação entre diferentes disciplinas, de modo a construir um entendimento alinhando teoria e prática, sempre em busca da superação dos desafios enfrentados no ambiente escolar.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208710.36661/2595-4520.2021v4i2.12087Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 201 - 2112595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7769https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7770Copyright (c) 2021 Roberta Labres Flugseder, Nátia Pereira Vargashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLabres Flugseder, RobertaPereira Vargas, Nátia2021-07-13T05:21:27Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12087Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:27Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível |
title |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível |
spellingShingle |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível Labres Flugseder, Roberta |
title_short |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível |
title_full |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível |
title_fullStr |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível |
title_full_unstemmed |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível |
title_sort |
Matemática e Artes Visuais: uma escala possível |
author |
Labres Flugseder, Roberta |
author_facet |
Labres Flugseder, Roberta Pereira Vargas, Nátia |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Vargas, Nátia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Labres Flugseder, Roberta Pereira Vargas, Nátia |
description |
Este relato de experiência descreve um projeto interdisciplinar desenvolvido entre os componentes curriculares de Matemática e Artes Visuais em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto foi a construção de uma maquete da escola, aplicando os conhecimentos dos conteúdos de: escala, desenho bidimensional e tridimensional; e também o estudo das diferenças arquitetônicas. São apresentados neste relato todo o contexto e detalhamento das atividades desenvolvidas durante todas as etapas do projeto, buscando analisá-las e aproximá-las com estudiosos das áreas afins. Dessa forma, buscou-se superar a visão fragmentada do conhecimento, estabelecendo laços de cooperação entre diferentes disciplinas, de modo a construir um entendimento alinhando teoria e prática, sempre em busca da superação dos desafios enfrentados no ambiente escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12087 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7769 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12087/7770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Roberta Labres Flugseder, Nátia Pereira Vargas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Roberta Labres Flugseder, Nátia Pereira Vargas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 201 - 211 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613194706944 |