ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Maria de Fátima Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717
Resumo: The teaching of Portuguese, we hope, should be directed towards developing discursive-textual and linguistic competences. These skills will provide the teacher with discussions in which different digital genres are used. Therefore, this article aims to present theoretical-methodological guidelines for teaching Portuguese in times of pandemic. Thus, in theoretical-methodological approaches, based on official documents and scholars who deal with the subject, we suggest a pedagogical practice in remote format centered on textual genres, so that this practice allows students to adapt the use of language to from the context of interaction.
id UESB-1_7dd4984908fe701956c2be34194cf6b7
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10717
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS Encaminhamentos teórico-metodológicosEnsino de Língua PortuguesaGêneros digitais e gramáticaPandemiaThe teaching of Portuguese, we hope, should be directed towards developing discursive-textual and linguistic competences. These skills will provide the teacher with discussions in which different digital genres are used. Therefore, this article aims to present theoretical-methodological guidelines for teaching Portuguese in times of pandemic. Thus, in theoretical-methodological approaches, based on official documents and scholars who deal with the subject, we suggest a pedagogical practice in remote format centered on textual genres, so that this practice allows students to adapt the use of language to from the context of interaction.O ensino de português, esperamos, deve ser direcionado para desenvolver competências discursivo-textuais e linguística. Essas competências proporcionarão ao professor discussões em que se faça uso de diferentes gêneros digitais. Diante disso, este artigo objetiva apresentar encaminhamentos teórico-metodológicos para o ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia. Assim, nos encaminhamentos teórico-metodológicos, ao nos basear em documentos oficiais e em estudiosos que tratam sobre o tema, sugerimos uma prática-pedagógica no formato remoto centrada nos gêneros textuais, de maneira que essa prática possibilite aos alunos adequar o uso da linguagem a partir do contexto de interação.Edições UESB2022-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/1071710.22481/folio.v14i1.10717fólio - Revista de Letras; v. 14 n. 1 (2022): O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717/6997Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Barbosa da Silva, Célia MariaSantos, Maria de Fátima Silva2022-08-26T21:04:56Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10717Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2022-08-26T21:04:56Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
spellingShingle ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
Encaminhamentos teórico-metodológicos
Ensino de Língua Portuguesa
Gêneros digitais e gramática
Pandemia
title_short ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_full ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_fullStr ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_full_unstemmed ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_sort ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
author Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
author_facet Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
Santos, Maria de Fátima Silva
author_role author
author2 Santos, Maria de Fátima Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
Santos, Maria de Fátima Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Encaminhamentos teórico-metodológicos
Ensino de Língua Portuguesa
Gêneros digitais e gramática
Pandemia
topic Encaminhamentos teórico-metodológicos
Ensino de Língua Portuguesa
Gêneros digitais e gramática
Pandemia
description The teaching of Portuguese, we hope, should be directed towards developing discursive-textual and linguistic competences. These skills will provide the teacher with discussions in which different digital genres are used. Therefore, this article aims to present theoretical-methodological guidelines for teaching Portuguese in times of pandemic. Thus, in theoretical-methodological approaches, based on official documents and scholars who deal with the subject, we suggest a pedagogical practice in remote format centered on textual genres, so that this practice allows students to adapt the use of language to from the context of interaction.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717
10.22481/folio.v14i1.10717
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717
identifier_str_mv 10.22481/folio.v14i1.10717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717/6997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 14 n. 1 (2022): O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309011762184192