ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717 |
Resumo: | The teaching of Portuguese, we hope, should be directed towards developing discursive-textual and linguistic competences. These skills will provide the teacher with discussions in which different digital genres are used. Therefore, this article aims to present theoretical-methodological guidelines for teaching Portuguese in times of pandemic. Thus, in theoretical-methodological approaches, based on official documents and scholars who deal with the subject, we suggest a pedagogical practice in remote format centered on textual genres, so that this practice allows students to adapt the use of language to from the context of interaction. |
id |
UESB-1_7dd4984908fe701956c2be34194cf6b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10717 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS Encaminhamentos teórico-metodológicosEnsino de Língua PortuguesaGêneros digitais e gramáticaPandemiaThe teaching of Portuguese, we hope, should be directed towards developing discursive-textual and linguistic competences. These skills will provide the teacher with discussions in which different digital genres are used. Therefore, this article aims to present theoretical-methodological guidelines for teaching Portuguese in times of pandemic. Thus, in theoretical-methodological approaches, based on official documents and scholars who deal with the subject, we suggest a pedagogical practice in remote format centered on textual genres, so that this practice allows students to adapt the use of language to from the context of interaction.O ensino de português, esperamos, deve ser direcionado para desenvolver competências discursivo-textuais e linguística. Essas competências proporcionarão ao professor discussões em que se faça uso de diferentes gêneros digitais. Diante disso, este artigo objetiva apresentar encaminhamentos teórico-metodológicos para o ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia. Assim, nos encaminhamentos teórico-metodológicos, ao nos basear em documentos oficiais e em estudiosos que tratam sobre o tema, sugerimos uma prática-pedagógica no formato remoto centrada nos gêneros textuais, de maneira que essa prática possibilite aos alunos adequar o uso da linguagem a partir do contexto de interação.Edições UESB2022-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/1071710.22481/folio.v14i1.10717fólio - Revista de Letras; v. 14 n. 1 (2022): O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717/6997Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Barbosa da Silva, Célia MariaSantos, Maria de Fátima Silva2022-08-26T21:04:56Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10717Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2022-08-26T21:04:56Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
title |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
spellingShingle |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria Encaminhamentos teórico-metodológicos Ensino de Língua Portuguesa Gêneros digitais e gramática Pandemia |
title_short |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
title_full |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
title_fullStr |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
title_sort |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
author |
Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria |
author_facet |
Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria Santos, Maria de Fátima Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria de Fátima Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria Santos, Maria de Fátima Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Encaminhamentos teórico-metodológicos Ensino de Língua Portuguesa Gêneros digitais e gramática Pandemia |
topic |
Encaminhamentos teórico-metodológicos Ensino de Língua Portuguesa Gêneros digitais e gramática Pandemia |
description |
The teaching of Portuguese, we hope, should be directed towards developing discursive-textual and linguistic competences. These skills will provide the teacher with discussions in which different digital genres are used. Therefore, this article aims to present theoretical-methodological guidelines for teaching Portuguese in times of pandemic. Thus, in theoretical-methodological approaches, based on official documents and scholars who deal with the subject, we suggest a pedagogical practice in remote format centered on textual genres, so that this practice allows students to adapt the use of language to from the context of interaction. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717 10.22481/folio.v14i1.10717 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717 |
identifier_str_mv |
10.22481/folio.v14i1.10717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10717/6997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 14 n. 1 (2022): O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1750309011762184192 |