A aquisição de sujeitos nulos em português L2 (The acquisition of null subjects in L2 portuguese)
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1095 |
Resumo: | Este estudo visa investigar a aquisição, em português europeu como segunda língua (L2), de propriedades morfo-sintácticas associadas ao valor positivo do parâmetro do sujeito nulo, por um lado, e, por outro lado, de propriedades pragmático-discursivas que determinam a distribuição de sujeitos nulos e expressos, procurando, simultaneamente, estabelecer o papel da língua materna (L1) dos aprendentes na aquisição destas propriedades. O estudo assenta em dados de produção e de juízos de preferência, de aprendentes de português L2 com diferentes níveis de proficiência. Os resultados indicam aquisição das propriedades morfo-sintácticas, o que constitui evidência de (re)fixação paramétrica, observando-se algumas assimetrias entre falantes de diferentes L1s relativamente ao ritmo de desenvolvimento destas propriedades. Quanto às condições pragmático-discursivas, conclui-se que a sua aquisição é problemática, particularmente para falantes de línguas de sujeito obrigatório.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição. Concordância. Segunda língua. Sujeito nulo. Transferência. ABSTRACT This study aims to investigate the L2 acquisition, by learners of L2 European Portuguese at different levels of proficiency, of the morphosyntactic properties associated with a positive value of the null subject parameter, as well as of the discourse-pragmatic properties which determine the distribution of null and overt subjects, whilst simultaneously seeking to establish the role of the learners’ native language in the acquisition of these properties. The study is based on production data and on data obtained from a preference judgement task. The results indicate that the morphosyntactic properties are acquired early, which constitutes evidence of parametric (re)setting, although some differences are observed between speakers of different L1s regarding the pace of development of these properties. As for the discourse-pragmatic properties, their acquisition is shown to be difficult, particularly for speakers of non-null subject languages.KEYWORDS: Acquisition. Agreement. Second language. Null subject. Transfer. |
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A aquisição de sujeitos nulos em português L2 (The acquisition of null subjects in L2 portuguese)The acquisition of null subjects in L2 portugueseAquisiçãoConcordânciaSegunda línguaSujeito nuloTransferênciaAcquisitionAgreementSecond languageNull subjectTransferEste estudo visa investigar a aquisição, em português europeu como segunda língua (L2), de propriedades morfo-sintácticas associadas ao valor positivo do parâmetro do sujeito nulo, por um lado, e, por outro lado, de propriedades pragmático-discursivas que determinam a distribuição de sujeitos nulos e expressos, procurando, simultaneamente, estabelecer o papel da língua materna (L1) dos aprendentes na aquisição destas propriedades. O estudo assenta em dados de produção e de juízos de preferência, de aprendentes de português L2 com diferentes níveis de proficiência. Os resultados indicam aquisição das propriedades morfo-sintácticas, o que constitui evidência de (re)fixação paramétrica, observando-se algumas assimetrias entre falantes de diferentes L1s relativamente ao ritmo de desenvolvimento destas propriedades. Quanto às condições pragmático-discursivas, conclui-se que a sua aquisição é problemática, particularmente para falantes de línguas de sujeito obrigatório.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição. Concordância. Segunda língua. Sujeito nulo. Transferência. ABSTRACT This study aims to investigate the L2 acquisition, by learners of L2 European Portuguese at different levels of proficiency, of the morphosyntactic properties associated with a positive value of the null subject parameter, as well as of the discourse-pragmatic properties which determine the distribution of null and overt subjects, whilst simultaneously seeking to establish the role of the learners’ native language in the acquisition of these properties. The study is based on production data and on data obtained from a preference judgement task. The results indicate that the morphosyntactic properties are acquired early, which constitutes evidence of parametric (re)setting, although some differences are observed between speakers of different L1s regarding the pace of development of these properties. As for the discourse-pragmatic properties, their acquisition is shown to be difficult, particularly for speakers of non-null subject languages.KEYWORDS: Acquisition. Agreement. Second language. Null subject. Transfer. This study aims to investigate the L2 acquisition, by learners of L2 European Portuguese at different levels of proficiency, of the morphosyntactic properties associated with a positive value of the null subject parameter, as well as of the discourse-pragmatic properties which determine the distribution of null and overt subjects, whilst simultaneously seeking to establish the role of the learners’ native language in the acquisition of these properties. The study is based on production data and on data obtained from a preference judgement task. The results indicate that the morphosyntactic properties are acquired early, which constitutes evidence of parametric (re)setting, although some differences are observed between speakers of different L1s regarding the pace of development of these properties. As for the discourse-pragmatic properties, their acquisition is shown to be difficult, particularly for speakers of non-null subject languages.KEYWORDS: Acquisition. Agreement. Second language. Null subject. Transfer.Edições UESB2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/109510.22481/el.v7i2.1095Estudos da Língua(gem); v. 7 n. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 163-198Language Studies; Vol. 7 No. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 163-198Études de Langues; Vol. 7 No. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 163-198Estudios del lenguaje; Vol. 7 Núm. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 163-1981982-05341808-135510.22481/el.v7i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1095/943Copyright (c) 2009 Estudos da Língua(gem)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, AnaXavier, Maria FranciscaCrispim, Maria de Lourdes2021-03-13T22:33:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1095Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T22:33:32Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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