Bound variable, split antecedent and ellipsis interpretations in L2 Portuguese: implications for L2 acquisition theories (Variável ligada, antecedente cindido e interpretações de elipse em Português como L2:implicações para as teorias de aquisição de L2)
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Data de Publicação: | 2009 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1098 |
Resumo: | Recentemente, no quadro do Programa Minimalista, alguns relatos de acesso parcial à Gramática Universal (GU) na área de aquisição de segunda língua distinguiram entre a habilidade de adquirir novos traços funcionais depois do período crítico, baseando-se na interpretabilidade dos traços de LF (HAWKINS, 2005; HAWKINS; HATTORI, 2006; TSIMPLI; MASTROPAVLOU, 2007; TSIMPLI; DIMITRAKOPOULOU, 2007). Eles afirmam que somente os traços que não sejam interpretáveis não podem ser adquiridos após o período crítico (Interpretability Hypothesis). Ao contrário, propostas de Acesso Completo (Full Access Hypothesis) propõem que pessoas que adquirem uma segunda língua têm acesso completo ao inventário inteiro de traços da GU e que as diferenças entre a L1 e a L2 se obtêm fora da sintaxe. Os fenômenos observados neste trabalho, a aquisição adulta do Overt Pronoun Constraint OPC (MONTALBETTI, 1984) e infinitivos flexionados em português L2, desafiam a Interpretability Hypothesis, já que esta faz predições incorretas sobre os fatos observados. Os resultados desta pesquisa demonstram que estudantes avançados de português como L2 adquirem a OPC e a sintaxe e semântica dos infinitivos flexionados, atingindo um desempenho semelhante ao dos falantes nativos. Posto que os infinitivos flexionados requerem a aquisição de novos traços-? não interpretáveis, os dados fornecem evidência contra a Interpretability Hypothesis de Tsimpli e seus colegas.PALAVRAS-CHAVES: Overt Pronoun Constraint. Infinitivos flexionados. Aquisição de segunda língua. Acesso adulto à Gramática Universal. |
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Bound variable, split antecedent and ellipsis interpretations in L2 Portuguese: implications for L2 acquisition theories (Variável ligada, antecedente cindido e interpretações de elipse em Português como L2:implicações para as teorias de aquisição de L2)Variável ligada, antecedente cindido e interpretações de elipse em Português como L2: implicações para as teorias de aquisição de L2Overt Pronoun ConstraintInflected InfinitivesL2 acquisitionAdult UG-accessibilityOvert Pronoun Constraint. Infinitivos flexionados. Aquisição de segunda língua. Acesso adulto à Gramática Universal.Recentemente, no quadro do Programa Minimalista, alguns relatos de acesso parcial à Gramática Universal (GU) na área de aquisição de segunda língua distinguiram entre a habilidade de adquirir novos traços funcionais depois do período crítico, baseando-se na interpretabilidade dos traços de LF (HAWKINS, 2005; HAWKINS; HATTORI, 2006; TSIMPLI; MASTROPAVLOU, 2007; TSIMPLI; DIMITRAKOPOULOU, 2007). Eles afirmam que somente os traços que não sejam interpretáveis não podem ser adquiridos após o período crítico (Interpretability Hypothesis). Ao contrário, propostas de Acesso Completo (Full Access Hypothesis) propõem que pessoas que adquirem uma segunda língua têm acesso completo ao inventário inteiro de traços da GU e que as diferenças entre a L1 e a L2 se obtêm fora da sintaxe. Os fenômenos observados neste trabalho, a aquisição adulta do Overt Pronoun Constraint OPC (MONTALBETTI, 1984) e infinitivos flexionados em português L2, desafiam a Interpretability Hypothesis, já que esta faz predições incorretas sobre os fatos observados. Os resultados desta pesquisa demonstram que estudantes avançados de português como L2 adquirem a OPC e a sintaxe e semântica dos infinitivos flexionados, atingindo um desempenho semelhante ao dos falantes nativos. Posto que os infinitivos flexionados requerem a aquisição de novos traços-? não interpretáveis, os dados fornecem evidência contra a Interpretability Hypothesis de Tsimpli e seus colegas.PALAVRAS-CHAVES: Overt Pronoun Constraint. Infinitivos flexionados. Aquisição de segunda língua. Acesso adulto à Gramática Universal.Recently, in light of minimalist assumptions, some partial UG-accessibility accounts to adult second language acquisition have made a distinction between the post-critical period ability to acquire new features based on their LF-interpretability (i.e. interpretable vs. uninterpretable features) (HAWKINS, 2005; HAWKINS; HATTORI, 2006; TSIMPLI; MASTROPAVLOU, 2007; TSIMPLI; DIMITRAKOPOULOU, 2007). The Interpretability Hypothesis (TSIMPLI; MASTROPAVLOU, 2007; TSIMPLI; DIMITRAKOPOULOU, 2007) claims that only uninterpretable features suffer a post-critical period failure and, therefore, cannot be acquired. Conversely, Full Access approaches claim that L2 learners have full access to UG’s entire inventory of features, and that L1/L2 differences obtain outside the narrow syntax. The phenomenon studied herein, adult acquisition of the Overt Pronoun Constraint (OPC) (MONTALBETTI, 1984) and inflected infinitives in non-native Portuguese, challenges the Interpretability Hypothesis insofar as it makes the wrong predictions for what is observed. The present data demonstrate that advanced learners of L2 Portuguese acquire the OPC and the syntax and semantics of inflected infinitives with native-like accuracy. Since inflected infinitives require the acquisition of new uninterpretable ?-features, the present data provide evidence in contra Tsimpli and colleagues’ Interpretability Hypothesis.Edições UESB2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/109810.22481/el.v7i2.1098Estudos da Língua(gem); v. 7 n. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-300Language Studies; Vol. 7 No. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-300Études de Langues; Vol. 7 No. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-300Estudios del lenguaje; Vol. 7 Núm. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-3001982-05341808-135510.22481/el.v7i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1098/946Copyright (c) 2009 Estudos da Língua(gem)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRothman, JasonIverson, MichelJudy, Tiffany2021-03-13T22:33:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1098Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T22:33:32Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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Estudos da Língua(gem); v. 7 n. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-300 Language Studies; Vol. 7 No. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-300 Études de Langues; Vol. 7 No. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-300 Estudios del lenguaje; Vol. 7 Núm. 2 (2009): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 261-300 1982-0534 1808-1355 10.22481/el.v7i2 reponame:Estudos da Língua(gem) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
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