Bound variable, split antecedent and ellipsis interpretations in L2 Portuguese: implications for L2 acquisition theories (Variável ligada, antecedente cindido e interpretações de elipse em Português como L2:implicações para as teorias de aquisição de L2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rothman, Jason
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Iverson, Michel, Judy, Tiffany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1098
Resumo: Recentemente, no quadro do Programa Minimalista, alguns relatos de acesso parcial à Gramática Universal (GU) na área de aquisição de segunda língua distinguiram entre a habilidade de adquirir novos traços funcionais depois do período crítico, baseando-se na interpretabilidade dos traços de LF (HAWKINS, 2005; HAWKINS; HATTORI, 2006; TSIMPLI; MASTROPAVLOU, 2007; TSIMPLI; DIMITRAKOPOULOU, 2007). Eles afirmam que somente os traços que não sejam interpretáveis não podem ser adquiridos após o período crítico (Interpretability Hypothesis). Ao contrário, propostas de Acesso Completo (Full Access Hypothesis) propõem que pessoas que adquirem uma segunda língua têm acesso completo ao inventário inteiro de traços da GU e que as diferenças entre a L1 e a L2 se obtêm fora da sintaxe. Os fenômenos observados neste trabalho, a aquisição adulta do Overt Pronoun Constraint OPC (MONTALBETTI, 1984) e infinitivos flexionados em português L2, desafiam a Interpretability Hypothesis, já que esta faz predições incorretas sobre os fatos observados. Os resultados desta pesquisa demonstram que estudantes avançados de português como L2 adquirem a OPC e a sintaxe e semântica dos infinitivos flexionados, atingindo um desempenho semelhante ao dos falantes nativos. Posto que os infinitivos flexionados requerem a aquisição de novos traços-? não interpretáveis, os dados fornecem evidência contra a Interpretability Hypothesis de Tsimpli e seus colegas.PALAVRAS-CHAVES: Overt Pronoun Constraint. Infinitivos flexionados. Aquisição de segunda língua. Acesso adulto à Gramática Universal.
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