Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737 |
Resumo: | Investigo oito livros didáticos de português, publicados entre 1930 e 2002. O arcabouço teórico da pesquisa se fundamenta numa articulação entre Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e Antropologia pragmática da escrita, enfatizando o conceito de ato de escrita. O objetivo do trabalho consiste em determinar concepções de língua, escrita e ensino de escrita nos livros investigados a partir da descrição e análise dos seus intertítulos. Os resultados obtidos mostram que os intertítulos ocupam um papel decisivo na performatização das mencionadas concepções, sendo responsáveis por diferentes identidades gráficas em função da constituição de marcos gráfico-editoriais, como as seções exclusivas para o ensino de escrita a partir da década de 1970. |
id |
UESB-2_ef7a376bacb7529a62ec5e2f6386943d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6737 |
network_acronym_str |
UESB-2 |
network_name_str |
Estudos da Língua(gem) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portuguésPortuguese language textbooks intertitlesIntertítulos de livros didáticos de português: concepções de língua, escrita e ensino de escrita (Portuguese language textbooks intertitles: conceptions of language, writing and teaching writing)Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos.Teaching writing. Textbook. Intertitles.Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos.Investigo oito livros didáticos de português, publicados entre 1930 e 2002. O arcabouço teórico da pesquisa se fundamenta numa articulação entre Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e Antropologia pragmática da escrita, enfatizando o conceito de ato de escrita. O objetivo do trabalho consiste em determinar concepções de língua, escrita e ensino de escrita nos livros investigados a partir da descrição e análise dos seus intertítulos. Os resultados obtidos mostram que os intertítulos ocupam um papel decisivo na performatização das mencionadas concepções, sendo responsáveis por diferentes identidades gráficas em função da constituição de marcos gráfico-editoriais, como as seções exclusivas para o ensino de escrita a partir da década de 1970.I investigate eight Portuguese language textbooks, published between 1930 and 2002. The research theoretical framework is based on an articulation between a discursive approach in Applied linguistics and Pragmatics anthropology of writing, emphasizing the concept of writing act. The work’s purpose is to determine conceptions of language, writing and teaching writing through the analysis of textbooks intertitles. The results show that the intertitles occupy an important role in the investigated conceptions’ performazation, as they were responsible for graphic-editorial landmarks constitution, like the teaching writing exclusive sections from the 1970s onwards. Yo investigo ocho manuales de enseñanza de portugués publicados entre 1930 y 2002. El marco teórico de la investigación se basa en una articulación entre la lingüística aplicada en perspectiva discursiva y la antropología pragmática de la escritura, haciendo hincapié en el concepto de acto de escritura. El objetivo del trabajo es determinar las concepciones de lenguaje, escritura y enseñanza de la escritura en los textos investigados a partir de la descripción y el análisis de sus intertítulos. Los resultados obtenidos muestran que los intertítulos juegan un papel decisivo en la performatización de las concepciones antes mencionadas, siendo responsables de diferentes identidades gráficas en función de la constitución de puntos de referencia gráfico-editoriales, como las secciones exclusivas para la enseñanza de la escritura de la década de 1970.Edições UESB2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/673710.22481/el.v18i2.6737Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-1161982-05341808-135510.22481/el.v18i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737/5064Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessImbruniz, Cristian Henrique2022-01-03T08:37:25Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6737Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:37:25Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués Portuguese language textbooks intertitles Intertítulos de livros didáticos de português: concepções de língua, escrita e ensino de escrita (Portuguese language textbooks intertitles: conceptions of language, writing and teaching writing) |
title |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués |
spellingShingle |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués Imbruniz, Cristian Henrique Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos. Teaching writing. Textbook. Intertitles. Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos. |
title_short |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués |
title_full |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués |
title_fullStr |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués |
title_full_unstemmed |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués |
title_sort |
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués |
author |
Imbruniz, Cristian Henrique |
author_facet |
Imbruniz, Cristian Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Imbruniz, Cristian Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos. Teaching writing. Textbook. Intertitles. Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos. |
topic |
Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos. Teaching writing. Textbook. Intertitles. Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos. |
description |
Investigo oito livros didáticos de português, publicados entre 1930 e 2002. O arcabouço teórico da pesquisa se fundamenta numa articulação entre Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e Antropologia pragmática da escrita, enfatizando o conceito de ato de escrita. O objetivo do trabalho consiste em determinar concepções de língua, escrita e ensino de escrita nos livros investigados a partir da descrição e análise dos seus intertítulos. Os resultados obtidos mostram que os intertítulos ocupam um papel decisivo na performatização das mencionadas concepções, sendo responsáveis por diferentes identidades gráficas em função da constituição de marcos gráfico-editoriais, como as seções exclusivas para o ensino de escrita a partir da década de 1970. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reviewed by peers Revisión por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737 10.22481/el.v18i2.6737 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737 |
identifier_str_mv |
10.22481/el.v18i2.6737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737/5064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 1982-0534 1808-1355 10.22481/el.v18i2 reponame:Estudos da Língua(gem) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Estudos da Língua(gem) |
collection |
Estudos da Língua(gem) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com |
_version_ |
1799318954482597888 |