Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imbruniz, Cristian Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737
Resumo: Investigo oito livros didáticos de português, publicados entre 1930 e 2002. O arcabouço teórico da pesquisa se fundamenta numa articulação entre Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e Antropologia pragmática da escrita, enfatizando o conceito de ato de escrita. O objetivo do trabalho consiste em determinar concepções de língua, escrita e ensino de escrita nos livros investigados a partir da descrição e análise dos seus intertítulos. Os resultados obtidos mostram que os intertítulos ocupam um papel decisivo na performatização das mencionadas concepções, sendo responsáveis por diferentes identidades gráficas em função da constituição de marcos gráfico-editoriais, como as seções exclusivas para o ensino de escrita a partir da década de 1970.
id UESB-2_ef7a376bacb7529a62ec5e2f6386943d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6737
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Intertítulos en manuales de enseñanza de portuguésPortuguese language textbooks intertitlesIntertítulos de livros didáticos de português: concepções de língua, escrita e ensino de escrita (Portuguese language textbooks intertitles: conceptions of language, writing and teaching writing)Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos.Teaching writing. Textbook. Intertitles.Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos.Investigo oito livros didáticos de português, publicados entre 1930 e 2002. O arcabouço teórico da pesquisa se fundamenta numa articulação entre Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e Antropologia pragmática da escrita, enfatizando o conceito de ato de escrita. O objetivo do trabalho consiste em determinar concepções de língua, escrita e ensino de escrita nos livros investigados a partir da descrição e análise dos seus intertítulos. Os resultados obtidos mostram que os intertítulos ocupam um papel decisivo na performatização das mencionadas concepções, sendo responsáveis por diferentes identidades gráficas em função da constituição de marcos gráfico-editoriais, como as seções exclusivas para o ensino de escrita a partir da década de 1970.I investigate eight Portuguese language textbooks, published between 1930 and 2002. The research theoretical framework is based on an articulation between a discursive approach in Applied linguistics and Pragmatics anthropology of writing, emphasizing the concept of writing act. The work’s purpose is to determine conceptions of language, writing and teaching writing through the analysis of textbooks intertitles. The results show that the intertitles occupy an important role in the investigated conceptions’ performazation, as they were responsible for graphic-editorial landmarks constitution, like the teaching writing exclusive sections from the 1970s onwards. Yo investigo ocho manuales de enseñanza de portugués publicados entre 1930 y 2002. El marco teórico de la investigación se basa en una articulación entre la lingüística aplicada en perspectiva discursiva y la antropología pragmática de la escritura, haciendo hincapié en el concepto de acto de escritura. El objetivo del trabajo es determinar las concepciones de lenguaje, escritura y enseñanza de la escritura en los textos investigados a partir de la descripción y el análisis de sus intertítulos. Los resultados obtenidos muestran que los intertítulos juegan un papel decisivo en la performatización de las concepciones antes mencionadas, siendo responsables de diferentes identidades gráficas en función de la constitución de puntos de referencia gráfico-editoriales, como las secciones exclusivas para la enseñanza de la escritura de la década de 1970.Edições UESB2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/673710.22481/el.v18i2.6737Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-1161982-05341808-135510.22481/el.v18i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737/5064Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessImbruniz, Cristian Henrique2022-01-03T08:37:25Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6737Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:37:25Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
Portuguese language textbooks intertitles
Intertítulos de livros didáticos de português: concepções de língua, escrita e ensino de escrita (Portuguese language textbooks intertitles: conceptions of language, writing and teaching writing)
title Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
spellingShingle Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
Imbruniz, Cristian Henrique
Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos.
Teaching writing. Textbook. Intertitles.
Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos.
title_short Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
title_full Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
title_fullStr Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
title_full_unstemmed Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
title_sort Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués
author Imbruniz, Cristian Henrique
author_facet Imbruniz, Cristian Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Imbruniz, Cristian Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos.
Teaching writing. Textbook. Intertitles.
Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos.
topic Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos.
Teaching writing. Textbook. Intertitles.
Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos.
description Investigo oito livros didáticos de português, publicados entre 1930 e 2002. O arcabouço teórico da pesquisa se fundamenta numa articulação entre Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e Antropologia pragmática da escrita, enfatizando o conceito de ato de escrita. O objetivo do trabalho consiste em determinar concepções de língua, escrita e ensino de escrita nos livros investigados a partir da descrição e análise dos seus intertítulos. Os resultados obtidos mostram que os intertítulos ocupam um papel decisivo na performatização das mencionadas concepções, sendo responsáveis por diferentes identidades gráficas em função da constituição de marcos gráfico-editoriais, como as seções exclusivas para o ensino de escrita a partir da década de 1970.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737
10.22481/el.v18i2.6737
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737
identifier_str_mv 10.22481/el.v18i2.6737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737/5064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116
Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116
Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116
Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v18i2
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318954482597888