Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiani Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578
Resumo: Nesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de construção de uma educação escolar indígena nesta região? É preciso pensar a formação de professores indígenas a partir de suas concepções de mundo e de homem e das formas de organização social, política, cultural, econômica e religiosa desses povos, já que estamos inseridos nesse contexto.
id UESB-5_44fa4325e5caf9036dae77a6a7901502
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7578
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de históriaLa educación escolar indígena en São Gabriel da Cachoeira/AM: una pequeña historiaIndigenous schooling in São Gabriel da Cachoeira/AM: a little bit of historyEducação Escolar IndígenaInterculturalidadeIdentidade CulturalIndigenous SchoolingInterculturalityCultural IdentityEducación Escolar IndígenaInterculturalidadIdentidad culturalNesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de construção de uma educação escolar indígena nesta região? É preciso pensar a formação de professores indígenas a partir de suas concepções de mundo e de homem e das formas de organização social, política, cultural, econômica e religiosa desses povos, já que estamos inseridos nesse contexto.The purpose of this article is to identify, describe, and characterize the context where a doctoral research was conducted with the School of Education Graduate Program of the University of São Paulo. A brief historical retrospect was made of indigenous schooling in the town of São Gabriel da Cachoeira, in High Black River area, in the state of Amazonas, Brazil. Through a basic, descriptive research regarding the objectives, a bibliographical review concerning the procedures, the starting point was the following question: how was the early process in setting up indigenous school education in this area? It is necessary to consider the training of indigenous teachers drawing from the way they conceive the world and human beings and the forms of social, political, cultural, economic, and religious organization adopted by these peoples, since we are part of this context.En este artículo pretendemos identificar, describir y caracterizar el contexto en el que se insertó una investigación doctoral, desarrollada en el Programa de Posgrado de la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo, donde realizamos una breve retrospectiva histórica de la educación escolar indígena en el municipio. São Gabriel da Cachoeira, región del Alto Río Negro, en el estado de Amazonas. A través de una investigación básica, descriptiva, en cuanto a objetivos, bibliográfica en cuanto a procedimientos, partimos de la siguiente pregunta: ¿cómo fue el proceso inicial de construcción de la educación escolar indígena en esta región? Es necesario pensar en la formación de los maestros indígenas desde sus concepciones del mundo y del hombre y las formas de organización social, política, cultural, económica y religiosa de estos pueblos, ya que estamos insertos en este contexto.Edições UESB2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/757810.22481/odeere.v5i10.7578ODEERE; Vol. 5 Núm. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100ODEERE; v. 5 n. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-1002525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578/5439Copyright (c) 2020 ODEEREhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josiani Mendes2021-07-24T13:10:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7578Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:46Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
La educación escolar indígena en São Gabriel da Cachoeira/AM: una pequeña historia
Indigenous schooling in São Gabriel da Cachoeira/AM: a little bit of history
title Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
spellingShingle Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
Silva, Josiani Mendes
Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
Identidade Cultural
Indigenous Schooling
Interculturality
Cultural Identity
Educación Escolar Indígena
Interculturalidad
Identidad cultural
title_short Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
title_full Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
title_fullStr Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
title_full_unstemmed Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
title_sort Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
author Silva, Josiani Mendes
author_facet Silva, Josiani Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josiani Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
Identidade Cultural
Indigenous Schooling
Interculturality
Cultural Identity
Educación Escolar Indígena
Interculturalidad
Identidad cultural
topic Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
Identidade Cultural
Indigenous Schooling
Interculturality
Cultural Identity
Educación Escolar Indígena
Interculturalidad
Identidad cultural
description Nesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de construção de uma educação escolar indígena nesta região? É preciso pensar a formação de professores indígenas a partir de suas concepções de mundo e de homem e das formas de organização social, política, cultural, econômica e religiosa desses povos, já que estamos inseridos nesse contexto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578
10.22481/odeere.v5i10.7578
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v5i10.7578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578/5439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ODEERE
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ODEERE
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 5 Núm. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100
ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100
ODEERE; v. 5 n. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100
ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755623546880