Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578 |
Resumo: | Nesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de construção de uma educação escolar indígena nesta região? É preciso pensar a formação de professores indígenas a partir de suas concepções de mundo e de homem e das formas de organização social, política, cultural, econômica e religiosa desses povos, já que estamos inseridos nesse contexto. |
id |
UESB-5_44fa4325e5caf9036dae77a6a7901502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7578 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de históriaLa educación escolar indígena en São Gabriel da Cachoeira/AM: una pequeña historiaIndigenous schooling in São Gabriel da Cachoeira/AM: a little bit of historyEducação Escolar IndígenaInterculturalidadeIdentidade CulturalIndigenous SchoolingInterculturalityCultural IdentityEducación Escolar IndígenaInterculturalidadIdentidad culturalNesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de construção de uma educação escolar indígena nesta região? É preciso pensar a formação de professores indígenas a partir de suas concepções de mundo e de homem e das formas de organização social, política, cultural, econômica e religiosa desses povos, já que estamos inseridos nesse contexto.The purpose of this article is to identify, describe, and characterize the context where a doctoral research was conducted with the School of Education Graduate Program of the University of São Paulo. A brief historical retrospect was made of indigenous schooling in the town of São Gabriel da Cachoeira, in High Black River area, in the state of Amazonas, Brazil. Through a basic, descriptive research regarding the objectives, a bibliographical review concerning the procedures, the starting point was the following question: how was the early process in setting up indigenous school education in this area? It is necessary to consider the training of indigenous teachers drawing from the way they conceive the world and human beings and the forms of social, political, cultural, economic, and religious organization adopted by these peoples, since we are part of this context.En este artículo pretendemos identificar, describir y caracterizar el contexto en el que se insertó una investigación doctoral, desarrollada en el Programa de Posgrado de la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo, donde realizamos una breve retrospectiva histórica de la educación escolar indígena en el municipio. São Gabriel da Cachoeira, región del Alto Río Negro, en el estado de Amazonas. A través de una investigación básica, descriptiva, en cuanto a objetivos, bibliográfica en cuanto a procedimientos, partimos de la siguiente pregunta: ¿cómo fue el proceso inicial de construcción de la educación escolar indígena en esta región? Es necesario pensar en la formación de los maestros indígenas desde sus concepciones del mundo y del hombre y las formas de organización social, política, cultural, económica y religiosa de estos pueblos, ya que estamos insertos en este contexto.Edições UESB2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/757810.22481/odeere.v5i10.7578ODEERE; Vol. 5 Núm. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100ODEERE; v. 5 n. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-1002525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578/5439Copyright (c) 2020 ODEEREhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josiani Mendes2021-07-24T13:10:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7578Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:46Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história La educación escolar indígena en São Gabriel da Cachoeira/AM: una pequeña historia Indigenous schooling in São Gabriel da Cachoeira/AM: a little bit of history |
title |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história |
spellingShingle |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história Silva, Josiani Mendes Educação Escolar Indígena Interculturalidade Identidade Cultural Indigenous Schooling Interculturality Cultural Identity Educación Escolar Indígena Interculturalidad Identidad cultural |
title_short |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história |
title_full |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história |
title_fullStr |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história |
title_full_unstemmed |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história |
title_sort |
Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história |
author |
Silva, Josiani Mendes |
author_facet |
Silva, Josiani Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josiani Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Indígena Interculturalidade Identidade Cultural Indigenous Schooling Interculturality Cultural Identity Educación Escolar Indígena Interculturalidad Identidad cultural |
topic |
Educação Escolar Indígena Interculturalidade Identidade Cultural Indigenous Schooling Interculturality Cultural Identity Educación Escolar Indígena Interculturalidad Identidad cultural |
description |
Nesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de construção de uma educação escolar indígena nesta região? É preciso pensar a formação de professores indígenas a partir de suas concepções de mundo e de homem e das formas de organização social, política, cultural, econômica e religiosa desses povos, já que estamos inseridos nesse contexto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artículo revisado por pares Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578 10.22481/odeere.v5i10.7578 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v5i10.7578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7578/5439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 ODEERE http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 ODEERE http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 5 Núm. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100 ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100 ODEERE; v. 5 n. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100 ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 70-100 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755623546880 |