Artefatos do "Quebra": indumentária étnica e estética da coleção perseverança
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1540 |
Resumo: | Este artigo traduz a discussão que vem sendo construída sobre a indumentária étnica, especificamente de matriz afro-brasileira. Para tal narrativa, a temática envereda-se em apresentar alguns artefatos pertencentes à Coleção Perseverança: faixa, peitoral, coroa capacete, pulseiras e bolsas. Esta pesquisa seleciona, dentre as 215 peças da coleção, os adornos utilizados nos terreiros de Xangôs do estado de Alagoas. É importante entendermos que os artefatos selecionados representam a memória do “Quebra do Xangô”, em 1912, ato conhecido como a invasão e destruição de todos os terreiros nas cidades alagoanas, principalmente a capital Maceió. A Perseverança nasce nesse contexto, representando, além do fato que lhe deu origem, a cultura africana presente no estado. Portanto, a descrição, a seguir, traz o diálogo entre a memória, a representação e plasticidade. Palavras-chave: indumentária, coleção, memória, plasticidade. |
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Artefatos do "Quebra": indumentária étnica e estética da coleção perseverança"Quebra" artifacts: ethnic and aesthetic clothing from the perseverance collectionArtefactos "Quebra": ropa étnica y estética de la colección de perseveranciaIndumentáriaColeçãoMemóriaPlasticidadeClothingCollectionMemoryPlasticityEste artigo traduz a discussão que vem sendo construída sobre a indumentária étnica, especificamente de matriz afro-brasileira. Para tal narrativa, a temática envereda-se em apresentar alguns artefatos pertencentes à Coleção Perseverança: faixa, peitoral, coroa capacete, pulseiras e bolsas. Esta pesquisa seleciona, dentre as 215 peças da coleção, os adornos utilizados nos terreiros de Xangôs do estado de Alagoas. É importante entendermos que os artefatos selecionados representam a memória do “Quebra do Xangô”, em 1912, ato conhecido como a invasão e destruição de todos os terreiros nas cidades alagoanas, principalmente a capital Maceió. A Perseverança nasce nesse contexto, representando, além do fato que lhe deu origem, a cultura africana presente no estado. Portanto, a descrição, a seguir, traz o diálogo entre a memória, a representação e plasticidade. Palavras-chave: indumentária, coleção, memória, plasticidade.Este artículo refleja la discusión que se ha construido sobre la vestimenta étnica, específicamente la matriz afrobrasileña. Para esta narración, el tema tiene como objetivo presentar algunos artefactos pertenecientes a la Colección Perseverança: faja, coraza, corona, casco, pulseras y bolsos. Esta investigación selecciona, entre las 215 piezas de la colección, los adornos utilizados en los terreiros de Xangôs en el estado de Alagoas. Es importante entender que los artefactos seleccionados representan la memoria de la "Quebra do Xangô", en 1912, un acto conocido como la invasión y destrucción de todos los terreiros en las ciudades de Alagoas, principalmente la capital Maceió. La perseverancia nació en este contexto, representando, además del hecho que la originó, la cultura africana presente en el estado. Por lo tanto, la siguiente descripción muestra el diálogo entre memoria, representación y plasticidad. Palabras clave: vestimenta, colección, memoria, plasticidad.This article reflects the debate that has been built on ethnic clothing, specifically african - Brazilian matrix. For this narrative, the theme envereda on display some artifacts belonging to the collection Perseverance: band, breastplate, helmet crown, bracelets and bags. This research selects, among the 215 pieces of collection, the adornments used in the yards of Xangôs the state of Alagoas. It is important to understand that the selected artifacts represent the memory of the "Breaking of Shango" in 1912, an act known as the invasion and destruction of all religious communities in Alagoas cities, especially the capital Maceió. Perseverance is born in this context, representing, besides the fact that originated in African culture present in the state. Therefore, the description, and then brings the dialogue between memory, representation and plasticity. Key words: clothing, collection, memory, plasticity. Edições UESB2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/154010.22481/odeere.v0i1.1540ODEERE; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Áfricas e culturas: sociabilidades e política no continente africano; 188-212ODEERE; Vol. 1 No. 1 (2016): Africas and cultures: sociability and politics on the African continent; 188-212ODEERE; v. 1 n. 1 (2016): Áfricas e culturas: sociabilidades e política no continente africano; 188-212ODEERE; Vol. 1 No. 1 (2016): Áfricas e culturas: sociabilidades e política no continente africano; 188-2122525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1540/1327Copyright (c) 2021 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Anderson Diego da Silvade Andrade, Fernando Antônio Gomes2021-07-24T13:07:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1540Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:07:42Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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