DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reyes, María Silvina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Juan Manuel Rudi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485
Resumo: O ensino das Ciências da Natureza no Nível Inicial é, em certas ocasiões, esse assunto é pouco divulgado nas salas de aula. O objetivo principal deste trabalho foi projetar e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam, de forma interdisciplinar, para o ensino de conteúdos estruturantes das Ciências Naturais na primeira infância, utilizando a abordagem STEAM e a Design-Based Research para a avaliação de materiais. Um dispositivo para estudar o processo de germinação, as partes de uma planta e os tropismos; um tabuleiro de xadrez usado para ensinar táxis; e um extrato de curcumina que muda de cor quando reage com soluções com diferentes características químicas, são alguns exemplos dos materiais desenhados e distribuídos em creches da cidade de Santa Fé, Argentina. O corpo docente que fez uso desses dispositivos os valorizou positivamente e destacou o potencial da proposta.
id UESB-6_0686b3382b866523e7d34f7d39b76972
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12485
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIALDEVELOPMENT OF TEACHING DEVICES AS A STRATEGY FOR THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES AT THE INITIAL LEVELDESARROLLO DE DISPOSITIVOS DIDÁCTICOS COMO ESTRATEGIA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS NATURALES EN EL NIVEL INICIALDispositivos de ensinoCiências NaturaisNível inicianteDispositivos didácticosCiencias NaturalesNivel InicialDidactic devicesNatural SciencesInitial levelO ensino das Ciências da Natureza no Nível Inicial é, em certas ocasiões, esse assunto é pouco divulgado nas salas de aula. O objetivo principal deste trabalho foi projetar e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam, de forma interdisciplinar, para o ensino de conteúdos estruturantes das Ciências Naturais na primeira infância, utilizando a abordagem STEAM e a Design-Based Research para a avaliação de materiais. Um dispositivo para estudar o processo de germinação, as partes de uma planta e os tropismos; um tabuleiro de xadrez usado para ensinar táxis; e um extrato de curcumina que muda de cor quando reage com soluções com diferentes características químicas, são alguns exemplos dos materiais desenhados e distribuídos em creches da cidade de Santa Fé, Argentina. O corpo docente que fez uso desses dispositivos os valorizou positivamente e destacou o potencial da proposta.La enseñanza de las Ciencias Naturales en el Nivel Inicial es un tema complejo y en ciertas ocasiones esta temática es poco promovida en las aulas. El objetivo principal de este trabajo fue diseñar y desarrollar dispositivos didácticos que contribuyan, de manera interdisciplinaria, a la enseñanza de contenidos estructurantes de Ciencias Naturales en las primeras infancias, recurriendo al enfoque STEAM y a la Investigación Basada en el Diseño para la evaluación de los materiales. Un dispositivo para estudiar el proceso de germinación, las partes de una planta y los tropismos; un tablero de damas utilizado para la enseñanza de taxismos; y un extracto de curcuminas que cambia de color cuando reacciona con soluciones de características químicas diferentes, son algunos ejemplos de los materiales diseñados, y que fueron distribuidos en jardines de infantes de la ciudad de Santa Fe, Argentina. El personal docente que ha hecho uso de estos dispositivos valoró positivamente los mismos y destacó la potencialidad de la propuesta.The teaching of Natural Sciences at the Initial Level is a complex issue and on certain occasions this subject is little promoted in the classrooms. The main objective of this work was to design and develop didactic devices that contribute, in an interdisciplinary way, to the teaching of structuring contents of Natural Sciences in early childhood, using the STEAM approach and Design-Based Research for the evaluation of materials. A device to study the germination process, the parts of a plant and the tropisms; a checkerboard used for teaching taxis; and a curcumin extract that changes color when it reacts with solutions with different chemical characteristics, are some examples of the materials designed, and which were distributed in kindergartens in the city of Santa Fe, Argentina. The teaching staff who have made use of these devices valued them positively and highlighted the potential of the proposal.Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1248510.22481/rbba.v12i01.12485Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-1912316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485/7658Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReyes, María SilvinaJuan Manuel Rudi2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12485Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
DEVELOPMENT OF TEACHING DEVICES AS A STRATEGY FOR THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES AT THE INITIAL LEVEL
DESARROLLO DE DISPOSITIVOS DIDÁCTICOS COMO ESTRATEGIA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS NATURALES EN EL NIVEL INICIAL
title DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
Reyes, María Silvina
Dispositivos de ensino
Ciências Naturais
Nível iniciante
Dispositivos didácticos
Ciencias Naturales
Nivel Inicial
Didactic devices
Natural Sciences
Initial level
title_short DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
title_full DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
title_sort DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
author Reyes, María Silvina
author_facet Reyes, María Silvina
Juan Manuel Rudi
author_role author
author2 Juan Manuel Rudi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reyes, María Silvina
Juan Manuel Rudi
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos de ensino
Ciências Naturais
Nível iniciante
Dispositivos didácticos
Ciencias Naturales
Nivel Inicial
Didactic devices
Natural Sciences
Initial level
topic Dispositivos de ensino
Ciências Naturais
Nível iniciante
Dispositivos didácticos
Ciencias Naturales
Nivel Inicial
Didactic devices
Natural Sciences
Initial level
description O ensino das Ciências da Natureza no Nível Inicial é, em certas ocasiões, esse assunto é pouco divulgado nas salas de aula. O objetivo principal deste trabalho foi projetar e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam, de forma interdisciplinar, para o ensino de conteúdos estruturantes das Ciências Naturais na primeira infância, utilizando a abordagem STEAM e a Design-Based Research para a avaliação de materiais. Um dispositivo para estudar o processo de germinação, as partes de uma planta e os tropismos; um tabuleiro de xadrez usado para ensinar táxis; e um extrato de curcumina que muda de cor quando reage com soluções com diferentes características químicas, são alguns exemplos dos materiais desenhados e distribuídos em creches da cidade de Santa Fé, Argentina. O corpo docente que fez uso desses dispositivos os valorizou positivamente e destacou o potencial da proposta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485
10.22481/rbba.v12i01.12485
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v12i01.12485
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485/7658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220471001841664