ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paniccia, Adriana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12604
Resumo: Este trabalho de pesquisa é um convite a conhecer como se configuram as propostas de ensino da literatura dos professores no primeiro ciclo do nível inicial, quais são as tradições que as sustentam e os saberes que são colocados em jogo durante a concepção e implementação das mesmas. Esta pesquisa foi realizada durante o período de 2020, um total de vinte instituições do Nível Inicial da Cidade de Santa Fé foram amostradas, que possuem um mínimo de duas seções de Primeiro Ciclo. O desenho metodológico do estudo de caso considerou as seguintes etapas da pesquisa qualitativa, elaboração de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores do nível inicial. Isso possibilitou uma aproximação para conhecer as práticas de literatura realizadas pelos professores em sala de aula e os obstáculos que surgem na realização das mesmas, exigindo que o professor reflita sobre o significado que sustenta suas decisões cotidianas e levar em conta conhecimentos que permitam abordar a literatura como discurso literário, para melhorar as práticas educativas.   Palavras-chave: ensino, literatura, nível inicial, práticas de ensino  
id UESB-6_7f0c05c8944dc4d33c793421e9c7a5dd
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12604
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)TEACHING OF LITERATURE IN THE FIRST CYCLE OF THE INITIAL LEVEL, TRADITIONS, KNOWLEDGE AND TEACHING PRACTICES IN GARDENS OF THE CITY OF SANTA FE (ARGENTIN)EnsinoLiteraturaNível InicialPráticas de ensinoEnseñanzaLiteraturaNivel inicialPrácticas docentesTeachingLiteratureInitial levelTeaching practicesEste trabalho de pesquisa é um convite a conhecer como se configuram as propostas de ensino da literatura dos professores no primeiro ciclo do nível inicial, quais são as tradições que as sustentam e os saberes que são colocados em jogo durante a concepção e implementação das mesmas. Esta pesquisa foi realizada durante o período de 2020, um total de vinte instituições do Nível Inicial da Cidade de Santa Fé foram amostradas, que possuem um mínimo de duas seções de Primeiro Ciclo. O desenho metodológico do estudo de caso considerou as seguintes etapas da pesquisa qualitativa, elaboração de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores do nível inicial. Isso possibilitou uma aproximação para conhecer as práticas de literatura realizadas pelos professores em sala de aula e os obstáculos que surgem na realização das mesmas, exigindo que o professor reflita sobre o significado que sustenta suas decisões cotidianas e levar em conta conhecimentos que permitam abordar a literatura como discurso literário, para melhorar as práticas educativas.   Palavras-chave: ensino, literatura, nível inicial, práticas de ensino  Este trabajo de investigación constituye una invitación a conocer cómo se configuran las propuestas de enseñanza de la literatura de los docentes en el primer ciclo del nivel inicial, cuáles son las tradiciones que las sustentan y los saberes que se ponen en juego durante el diseño y puesta en práctica de las mismas. Dicha investigación se llevó a cabo durante el período 2020 se tomó como muestra un total de veinte instituciones del Nivel Inicial de la Ciudad de Santa Fe, que cuentan con un mínimo de dos secciones Primer Ciclo. El diseño metodológico de estudio de caso consideró las siguientes etapas de investigación cualitativa, elaboración de las encuestas y realización de entrevistas semiestructuradas a las docentes del nivel inicial. Esto permitió un acercamiento a conocer las prácticas de literatura que realizan las docentes en las salas y a los obstáculos que se presentan en la concreción de las mismas requiriendo por parte del docente reflexionar acerca del sentido que sustentan sus decisiones cotidianas y tener en cuenta conocimientos que permitan abordar a la literatura como un discurso literario, para mejorar las prácticas educativas.     Palabras clave: enseñanza, literatura, nivel inicial, prácticas docentes  This research work is an invitation to know how the teaching proposals of the literature of the teachers are configured in the first cycle of the initial level, what are the traditions that sustain them and the knowledge that is put into play during the design and implementation of the same. This research was carried out during the 2020 period, a total of twenty institutions of the Initial Level of the City of Santa Fe were sampled, which have a minimum of two First Cycle sections. The methodological design of the case study considered the following stages of qualitative research, elaboration of surveys and semi-structured interviews with teachers of the initial level. This allowed an approach to know the practices of literature carried out by teachers in the classrooms and the obstacles that arise in the realization of the same requiring the teacher to reflect on the meaning that sustain their daily decisions and take into account knowledge that allows addressing literature as a literary discourse, to improve educational practices.   Keywords: teaching, literature, initial level, teaching practices  Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1260410.22481/rbba.v12i01.12604Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 207-223Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 207-223Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 207-2232316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12604/7633Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaniccia, Adriana2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12604Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
TEACHING OF LITERATURE IN THE FIRST CYCLE OF THE INITIAL LEVEL, TRADITIONS, KNOWLEDGE AND TEACHING PRACTICES IN GARDENS OF THE CITY OF SANTA FE (ARGENTIN)
title ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
spellingShingle ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
Paniccia, Adriana
Ensino
Literatura
Nível Inicial
Práticas de ensino
Enseñanza
Literatura
Nivel inicial
Prácticas docentes
Teaching
Literature
Initial level
Teaching practices
title_short ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
title_full ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
title_fullStr ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
title_full_unstemmed ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
title_sort ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN EL PRIMER CICLO DEL NIVEL INICIAL, TRADICIONES, SABERES Y PRÁCTICAS DOCENTES EN JARDINES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)
author Paniccia, Adriana
author_facet Paniccia, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paniccia, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Literatura
Nível Inicial
Práticas de ensino
Enseñanza
Literatura
Nivel inicial
Prácticas docentes
Teaching
Literature
Initial level
Teaching practices
topic Ensino
Literatura
Nível Inicial
Práticas de ensino
Enseñanza
Literatura
Nivel inicial
Prácticas docentes
Teaching
Literature
Initial level
Teaching practices
description Este trabalho de pesquisa é um convite a conhecer como se configuram as propostas de ensino da literatura dos professores no primeiro ciclo do nível inicial, quais são as tradições que as sustentam e os saberes que são colocados em jogo durante a concepção e implementação das mesmas. Esta pesquisa foi realizada durante o período de 2020, um total de vinte instituições do Nível Inicial da Cidade de Santa Fé foram amostradas, que possuem um mínimo de duas seções de Primeiro Ciclo. O desenho metodológico do estudo de caso considerou as seguintes etapas da pesquisa qualitativa, elaboração de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores do nível inicial. Isso possibilitou uma aproximação para conhecer as práticas de literatura realizadas pelos professores em sala de aula e os obstáculos que surgem na realização das mesmas, exigindo que o professor reflita sobre o significado que sustenta suas decisões cotidianas e levar em conta conhecimentos que permitam abordar a literatura como discurso literário, para melhorar as práticas educativas.   Palavras-chave: ensino, literatura, nível inicial, práticas de ensino  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12604
10.22481/rbba.v12i01.12604
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12604
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v12i01.12604
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12604/7633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 207-223
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 207-223
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 207-223
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220471063707648