DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485 |
Resumo: | O ensino das Ciências da Natureza no Nível Inicial é, em certas ocasiões, esse assunto é pouco divulgado nas salas de aula. O objetivo principal deste trabalho foi projetar e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam, de forma interdisciplinar, para o ensino de conteúdos estruturantes das Ciências Naturais na primeira infância, utilizando a abordagem STEAM e a Design-Based Research para a avaliação de materiais. Um dispositivo para estudar o processo de germinação, as partes de uma planta e os tropismos; um tabuleiro de xadrez usado para ensinar táxis; e um extrato de curcumina que muda de cor quando reage com soluções com diferentes características químicas, são alguns exemplos dos materiais desenhados e distribuídos em creches da cidade de Santa Fé, Argentina. O corpo docente que fez uso desses dispositivos os valorizou positivamente e destacou o potencial da proposta. |
id |
UESB-6_0686b3382b866523e7d34f7d39b76972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12485 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIALDEVELOPMENT OF TEACHING DEVICES AS A STRATEGY FOR THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES AT THE INITIAL LEVELDESARROLLO DE DISPOSITIVOS DIDÁCTICOS COMO ESTRATEGIA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS NATURALES EN EL NIVEL INICIALDispositivos de ensinoCiências NaturaisNível inicianteDispositivos didácticosCiencias NaturalesNivel InicialDidactic devicesNatural SciencesInitial levelO ensino das Ciências da Natureza no Nível Inicial é, em certas ocasiões, esse assunto é pouco divulgado nas salas de aula. O objetivo principal deste trabalho foi projetar e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam, de forma interdisciplinar, para o ensino de conteúdos estruturantes das Ciências Naturais na primeira infância, utilizando a abordagem STEAM e a Design-Based Research para a avaliação de materiais. Um dispositivo para estudar o processo de germinação, as partes de uma planta e os tropismos; um tabuleiro de xadrez usado para ensinar táxis; e um extrato de curcumina que muda de cor quando reage com soluções com diferentes características químicas, são alguns exemplos dos materiais desenhados e distribuídos em creches da cidade de Santa Fé, Argentina. O corpo docente que fez uso desses dispositivos os valorizou positivamente e destacou o potencial da proposta.La enseñanza de las Ciencias Naturales en el Nivel Inicial es un tema complejo y en ciertas ocasiones esta temática es poco promovida en las aulas. El objetivo principal de este trabajo fue diseñar y desarrollar dispositivos didácticos que contribuyan, de manera interdisciplinaria, a la enseñanza de contenidos estructurantes de Ciencias Naturales en las primeras infancias, recurriendo al enfoque STEAM y a la Investigación Basada en el Diseño para la evaluación de los materiales. Un dispositivo para estudiar el proceso de germinación, las partes de una planta y los tropismos; un tablero de damas utilizado para la enseñanza de taxismos; y un extracto de curcuminas que cambia de color cuando reacciona con soluciones de características químicas diferentes, son algunos ejemplos de los materiales diseñados, y que fueron distribuidos en jardines de infantes de la ciudad de Santa Fe, Argentina. El personal docente que ha hecho uso de estos dispositivos valoró positivamente los mismos y destacó la potencialidad de la propuesta.The teaching of Natural Sciences at the Initial Level is a complex issue and on certain occasions this subject is little promoted in the classrooms. The main objective of this work was to design and develop didactic devices that contribute, in an interdisciplinary way, to the teaching of structuring contents of Natural Sciences in early childhood, using the STEAM approach and Design-Based Research for the evaluation of materials. A device to study the germination process, the parts of a plant and the tropisms; a checkerboard used for teaching taxis; and a curcumin extract that changes color when it reacts with solutions with different chemical characteristics, are some examples of the materials designed, and which were distributed in kindergartens in the city of Santa Fe, Argentina. The teaching staff who have made use of these devices valued them positively and highlighted the potential of the proposal.Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1248510.22481/rbba.v12i01.12485Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-1912316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485/7658Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReyes, María SilvinaJuan Manuel Rudi2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12485Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL DEVELOPMENT OF TEACHING DEVICES AS A STRATEGY FOR THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES AT THE INITIAL LEVEL DESARROLLO DE DISPOSITIVOS DIDÁCTICOS COMO ESTRATEGIA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS NATURALES EN EL NIVEL INICIAL |
title |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL Reyes, María Silvina Dispositivos de ensino Ciências Naturais Nível iniciante Dispositivos didácticos Ciencias Naturales Nivel Inicial Didactic devices Natural Sciences Initial level |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A NÍVEL INICIAL |
author |
Reyes, María Silvina |
author_facet |
Reyes, María Silvina Juan Manuel Rudi |
author_role |
author |
author2 |
Juan Manuel Rudi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reyes, María Silvina Juan Manuel Rudi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos de ensino Ciências Naturais Nível iniciante Dispositivos didácticos Ciencias Naturales Nivel Inicial Didactic devices Natural Sciences Initial level |
topic |
Dispositivos de ensino Ciências Naturais Nível iniciante Dispositivos didácticos Ciencias Naturales Nivel Inicial Didactic devices Natural Sciences Initial level |
description |
O ensino das Ciências da Natureza no Nível Inicial é, em certas ocasiões, esse assunto é pouco divulgado nas salas de aula. O objetivo principal deste trabalho foi projetar e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam, de forma interdisciplinar, para o ensino de conteúdos estruturantes das Ciências Naturais na primeira infância, utilizando a abordagem STEAM e a Design-Based Research para a avaliação de materiais. Um dispositivo para estudar o processo de germinação, as partes de uma planta e os tropismos; um tabuleiro de xadrez usado para ensinar táxis; e um extrato de curcumina que muda de cor quando reage com soluções com diferentes características químicas, são alguns exemplos dos materiais desenhados e distribuídos em creches da cidade de Santa Fé, Argentina. O corpo docente que fez uso desses dispositivos os valorizou positivamente e destacou o potencial da proposta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485 10.22481/rbba.v12i01.12485 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v12i01.12485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12485/7658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 176-191 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220471001841664 |