GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Laiane Barros dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rehem, Faní Quitéria Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697
Resumo: Gênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional.
id UESB-6_52d9464eb169d3f8114004e2b2c0a6f8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10697
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?GÉNERO EN LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS INFANTILES: ¿QUÉ REVELAN LOS DOCUMENTOS NACIONALES?GENDER IN EDUCATIONAL POLICIES FOR CHILDREN: WHAT DO NATIONAL DOCUMENTS REVEAL?GêneroPolíticas educacionaisEducação InfantilGenderEducational policiesChild educationGéneroPolíticas educativasEducación InfantilGênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional.Gender is a category that encompasses idealizations that were built and developed in society from a certain space and period, it can also be understood by questioning the various actions that organize the lives of individuals in the world. In this work genre is sustained as a principle that is systematic and complex, its understanding is historical. It is a clipping of a monograph work, a qualitative research approach of the documentary type. It aimed to analyze the existence of the educational policy discussion on gender in Early Childhood Education in the main national documents on Education. The references that stand out in this work are: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). In this sense, composing academic studies on gender signals a purpose of resistance in the face of the various conservative threats that have been posed in our country. The entire journey was aimed at raising some questions about how the gender debate has been developed in educational policies in the childhood bias, in order also to collaborate with the various studies that already exist in the educational field.El género es una categoría que engloba idealizaciones que se construyeron y desarrollaron en la sociedad a partir de un determinado espacio y periodo de tiempo, también puede ser comprendido por problematizaciones de las múltiples acciones que organizan la vida de los individuos en el mundo. En este trabajo, el género está sostenido como un principio que es sistemático, complejo y su comprensión  es histórica. Es un recorte de un trabajo monográfico, una investigación con enfoque cualitativo de tipo documental. Tuvo como principal objetivo analizar la existencia de la discusión política educativa sobre el género en la Educación Infantil en los principales documentos nacionales sobre Educación. Las referencias que se destacan son: Vianna (2004), Louro (1997), Hoos (2019). En este sentido, componer estudios académicos sobre género apunta un propósito de resistencia frente a las diversas amenazas conservadoras que están siendo puestas en nuestro país. Todo el recorrido tuvo como objetivo plantear algunas cuestiones sobre cómo se ha desarrollado el debate de género en las políticas educativas en el sesgo de la infancia, así como colaborar con los diversos estudios existentes en el ámbito educativo.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1069710.22481/rbba.v11i01.10697Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-1632316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697/6826Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Laiane Barros dos SantosRehem, Faní Quitéria Nascimento2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10697Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
GÉNERO EN LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS INFANTILES: ¿QUÉ REVELAN LOS DOCUMENTOS NACIONALES?
GENDER IN EDUCATIONAL POLICIES FOR CHILDREN: WHAT DO NATIONAL DOCUMENTS REVEAL?
title GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
spellingShingle GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
Menezes, Laiane Barros dos Santos
Gênero
Políticas educacionais
Educação Infantil
Gender
Educational policies
Child education
Género
Políticas educativas
Educación Infantil
title_short GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
title_full GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
title_fullStr GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
title_full_unstemmed GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
title_sort GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
author Menezes, Laiane Barros dos Santos
author_facet Menezes, Laiane Barros dos Santos
Rehem, Faní Quitéria Nascimento
author_role author
author2 Rehem, Faní Quitéria Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Laiane Barros dos Santos
Rehem, Faní Quitéria Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Políticas educacionais
Educação Infantil
Gender
Educational policies
Child education
Género
Políticas educativas
Educación Infantil
topic Gênero
Políticas educacionais
Educação Infantil
Gender
Educational policies
Child education
Género
Políticas educativas
Educación Infantil
description Gênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697
10.22481/rbba.v11i01.10697
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v11i01.10697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697/6826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470921101312