GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697 |
Resumo: | Gênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional. |
id |
UESB-6_52d9464eb169d3f8114004e2b2c0a6f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10697 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?GÉNERO EN LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS INFANTILES: ¿QUÉ REVELAN LOS DOCUMENTOS NACIONALES?GENDER IN EDUCATIONAL POLICIES FOR CHILDREN: WHAT DO NATIONAL DOCUMENTS REVEAL?GêneroPolíticas educacionaisEducação InfantilGenderEducational policiesChild educationGéneroPolíticas educativasEducación InfantilGênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional.Gender is a category that encompasses idealizations that were built and developed in society from a certain space and period, it can also be understood by questioning the various actions that organize the lives of individuals in the world. In this work genre is sustained as a principle that is systematic and complex, its understanding is historical. It is a clipping of a monograph work, a qualitative research approach of the documentary type. It aimed to analyze the existence of the educational policy discussion on gender in Early Childhood Education in the main national documents on Education. The references that stand out in this work are: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). In this sense, composing academic studies on gender signals a purpose of resistance in the face of the various conservative threats that have been posed in our country. The entire journey was aimed at raising some questions about how the gender debate has been developed in educational policies in the childhood bias, in order also to collaborate with the various studies that already exist in the educational field.El género es una categoría que engloba idealizaciones que se construyeron y desarrollaron en la sociedad a partir de un determinado espacio y periodo de tiempo, también puede ser comprendido por problematizaciones de las múltiples acciones que organizan la vida de los individuos en el mundo. En este trabajo, el género está sostenido como un principio que es sistemático, complejo y su comprensión es histórica. Es un recorte de un trabajo monográfico, una investigación con enfoque cualitativo de tipo documental. Tuvo como principal objetivo analizar la existencia de la discusión política educativa sobre el género en la Educación Infantil en los principales documentos nacionales sobre Educación. Las referencias que se destacan son: Vianna (2004), Louro (1997), Hoos (2019). En este sentido, componer estudios académicos sobre género apunta un propósito de resistencia frente a las diversas amenazas conservadoras que están siendo puestas en nuestro país. Todo el recorrido tuvo como objetivo plantear algunas cuestiones sobre cómo se ha desarrollado el debate de género en las políticas educativas en el sesgo de la infancia, así como colaborar con los diversos estudios existentes en el ámbito educativo.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1069710.22481/rbba.v11i01.10697Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-1632316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697/6826Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Laiane Barros dos SantosRehem, Faní Quitéria Nascimento2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10697Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? GÉNERO EN LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS INFANTILES: ¿QUÉ REVELAN LOS DOCUMENTOS NACIONALES? GENDER IN EDUCATIONAL POLICIES FOR CHILDREN: WHAT DO NATIONAL DOCUMENTS REVEAL? |
title |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? |
spellingShingle |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? Menezes, Laiane Barros dos Santos Gênero Políticas educacionais Educação Infantil Gender Educational policies Child education Género Políticas educativas Educación Infantil |
title_short |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? |
title_full |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? |
title_fullStr |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? |
title_full_unstemmed |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? |
title_sort |
GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM? |
author |
Menezes, Laiane Barros dos Santos |
author_facet |
Menezes, Laiane Barros dos Santos Rehem, Faní Quitéria Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Rehem, Faní Quitéria Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Laiane Barros dos Santos Rehem, Faní Quitéria Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Políticas educacionais Educação Infantil Gender Educational policies Child education Género Políticas educativas Educación Infantil |
topic |
Gênero Políticas educacionais Educação Infantil Gender Educational policies Child education Género Políticas educativas Educación Infantil |
description |
Gênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697 10.22481/rbba.v11i01.10697 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v11i01.10697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10697/6826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 147-163 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220470921101312 |