O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487 |
Resumo: | Neste artigo científico realiza-se uma análise sobre a concepção marxista do trabalho. Partimos inicialmente do pressuposto de que o trabalho se constitui na categoria fundante do homem e da sociedade. Apresentamos, mesmo que de forma sucinta, o trabalho como vital para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo que o homem se realiza e humaniza-se no trabalho, ao mesmo tempo em que se aliena e se empobrece no trabalho, principalmente, na sociedade capitalista. Após essas assertivas, discorremos sobre a concepção de educação presente na obra do filósofo marxista italiano, Antônio Gramsci (1891-1937), principalmente sobre escola unitária, por entendermos a sua relevância na discussão sobre escola para o trabalho. Gramsci não analisa a escola descolada da história, portanto, é um autor que nos instiga a pensar o trabalho e a educação no atual período histórico. Para tanto, analisamos os estudos deste autor presente nos Cadernos do Cárcere, focando no caderno 12, onde o mesmo desenvolve suas ideias sobre escola unitária. Assim, este trabalho está elaborado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, por entendermos que somente este método de estudos e análise contribui para desvendarmos as diversas artimanhas políticas e ideológicas construídas pela classe dominante. |
id |
UESB-6_8e494c7310625ab5f42fbc5d6a153f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1487 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educaçãoEscola UnitáriaTrabalhoIntelectuaisNeste artigo científico realiza-se uma análise sobre a concepção marxista do trabalho. Partimos inicialmente do pressuposto de que o trabalho se constitui na categoria fundante do homem e da sociedade. Apresentamos, mesmo que de forma sucinta, o trabalho como vital para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo que o homem se realiza e humaniza-se no trabalho, ao mesmo tempo em que se aliena e se empobrece no trabalho, principalmente, na sociedade capitalista. Após essas assertivas, discorremos sobre a concepção de educação presente na obra do filósofo marxista italiano, Antônio Gramsci (1891-1937), principalmente sobre escola unitária, por entendermos a sua relevância na discussão sobre escola para o trabalho. Gramsci não analisa a escola descolada da história, portanto, é um autor que nos instiga a pensar o trabalho e a educação no atual período histórico. Para tanto, analisamos os estudos deste autor presente nos Cadernos do Cárcere, focando no caderno 12, onde o mesmo desenvolve suas ideias sobre escola unitária. Assim, este trabalho está elaborado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, por entendermos que somente este método de estudos e análise contribui para desvendarmos as diversas artimanhas políticas e ideológicas construídas pela classe dominante.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 53-70Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 53-70Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 53-702316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487/1283Batista, Eraldo Lemede Barros Lara, Angela Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1487Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação |
title |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação |
spellingShingle |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação Batista, Eraldo Leme Escola Unitária Trabalho Intelectuais |
title_short |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação |
title_full |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação |
title_fullStr |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação |
title_full_unstemmed |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação |
title_sort |
O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação |
author |
Batista, Eraldo Leme |
author_facet |
Batista, Eraldo Leme de Barros Lara, Angela Mara |
author_role |
author |
author2 |
de Barros Lara, Angela Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Eraldo Leme de Barros Lara, Angela Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Unitária Trabalho Intelectuais |
topic |
Escola Unitária Trabalho Intelectuais |
description |
Neste artigo científico realiza-se uma análise sobre a concepção marxista do trabalho. Partimos inicialmente do pressuposto de que o trabalho se constitui na categoria fundante do homem e da sociedade. Apresentamos, mesmo que de forma sucinta, o trabalho como vital para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo que o homem se realiza e humaniza-se no trabalho, ao mesmo tempo em que se aliena e se empobrece no trabalho, principalmente, na sociedade capitalista. Após essas assertivas, discorremos sobre a concepção de educação presente na obra do filósofo marxista italiano, Antônio Gramsci (1891-1937), principalmente sobre escola unitária, por entendermos a sua relevância na discussão sobre escola para o trabalho. Gramsci não analisa a escola descolada da história, portanto, é um autor que nos instiga a pensar o trabalho e a educação no atual período histórico. Para tanto, analisamos os estudos deste autor presente nos Cadernos do Cárcere, focando no caderno 12, onde o mesmo desenvolve suas ideias sobre escola unitária. Assim, este trabalho está elaborado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, por entendermos que somente este método de estudos e análise contribui para desvendarmos as diversas artimanhas políticas e ideológicas construídas pela classe dominante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487/1283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 53-70 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 53-70 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 53-70 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469756133376 |