CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356 |
Resumo: | Este texto objetiva elencar aproximações e distanciamentos entre a Escola Unitária idealizada por Gramscie a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, em quese realizou o cruzamento de fontes bibliográficas e documentais e por último sua análise qualitativa. Expõem-seelementos basilares da EJA, os princípios da Escola Unitária de Gramsci, aproximações e distanciamentos entrea Escola Unitária e a EJA. Concluímos que a EJA, dentre outras necessidades, precisa se comprometer com aformação de intelectuais orgânicos, pois são estes que colaboram com a criação da hegemonia das classes subalternas.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. CONTRIBUTIONS GRAMSCIANS TO AN UNITARIAN EDUCATION IN YOUTHAND ADULT EDUCATIONAbstract: This text aims to list similarities and differences between the unitarian school conceived by Gramsciand the Youth and Adult Education. This research is characterized as bibliographic research, in which first was carriedthe intersection of bibliographic and documentary sources and its qualitative analysis. Sets up basic elementsof Youth and Adult Education. then the principles of the Unitarian School of Gramsci and similarities and differencesbetween the Unitarian School and Youth and Adult Education. We conclude that the Youth and Adult Education,among other necessities, need to commit to the formation of organic intellectuals, because these collaborate withthe creation of the hegemony of the lower classes.Keywords: Youth and Adult Education. Principles of Unitarian School. Organic Intellectuals. CONTRIBUCIONES GRAMSCIANA PARA UNA EDUCACIÓN UNITARIA EN LAEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOSResumen: Este texto objetiva seleccionar aproximaciones y distanciamientos entre la escuela unitaria idealizadapor Gramsci y la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Esta investigación se caracteriza como bibliográfica, enque se realizó el cruzamiento de fuentes bibliográficas y documentales con su análisis cualitativo. Se expone elementosbasilares de la EJA, en los principios de la Escuela Unitaria de Gramsci, y aproximaciones y distanciamientosentre la Escuela Unitaria y la EJA. Concluimos que la EJA, de entre otras necesidades, necesita comprometersecon la formación de intelectuales orgánicos, pues son estos que colaboran con la creación de la hegemonía de lasclases subalternas.Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos. Principios de la Escuela Unitaria. Intelectuales Orgánicos. |
id |
UFMA-5_207f99bb09d7da4dc63d8d6a35173b31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3356 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEducação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos.Este texto objetiva elencar aproximações e distanciamentos entre a Escola Unitária idealizada por Gramscie a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, em quese realizou o cruzamento de fontes bibliográficas e documentais e por último sua análise qualitativa. Expõem-seelementos basilares da EJA, os princípios da Escola Unitária de Gramsci, aproximações e distanciamentos entrea Escola Unitária e a EJA. Concluímos que a EJA, dentre outras necessidades, precisa se comprometer com aformação de intelectuais orgânicos, pois são estes que colaboram com a criação da hegemonia das classes subalternas.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. CONTRIBUTIONS GRAMSCIANS TO AN UNITARIAN EDUCATION IN YOUTHAND ADULT EDUCATIONAbstract: This text aims to list similarities and differences between the unitarian school conceived by Gramsciand the Youth and Adult Education. This research is characterized as bibliographic research, in which first was carriedthe intersection of bibliographic and documentary sources and its qualitative analysis. Sets up basic elementsof Youth and Adult Education. then the principles of the Unitarian School of Gramsci and similarities and differencesbetween the Unitarian School and Youth and Adult Education. We conclude that the Youth and Adult Education,among other necessities, need to commit to the formation of organic intellectuals, because these collaborate withthe creation of the hegemony of the lower classes.Keywords: Youth and Adult Education. Principles of Unitarian School. Organic Intellectuals. CONTRIBUCIONES GRAMSCIANA PARA UNA EDUCACIÓN UNITARIA EN LAEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOSResumen: Este texto objetiva seleccionar aproximaciones y distanciamientos entre la escuela unitaria idealizadapor Gramsci y la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Esta investigación se caracteriza como bibliográfica, enque se realizó el cruzamiento de fuentes bibliográficas y documentales con su análisis cualitativo. Se expone elementosbasilares de la EJA, en los principios de la Escuela Unitaria de Gramsci, y aproximaciones y distanciamientosentre la Escuela Unitaria y la EJA. Concluimos que la EJA, de entre otras necesidades, necesita comprometersecon la formación de intelectuales orgánicos, pues son estos que colaboran con la creación de la hegemonía de lasclases subalternas.Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos. Principios de la Escuela Unitaria. Intelectuales Orgánicos.Universidade Federal do Maranhão2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/335610.18764/2178-2229.v22.n2.p.88-101Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 88-1012178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356/2052Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMauerverck, Wesley SilvaLeal, Cátia Regina Assis Almeida2017-01-23T13:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3356Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:44.410259Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Mauerverck, Wesley Silva Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Mauerverck, Wesley Silva |
author_facet |
Mauerverck, Wesley Silva Leal, Cátia Regina Assis Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Cátia Regina Assis Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauerverck, Wesley Silva Leal, Cátia Regina Assis Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. |
description |
Este texto objetiva elencar aproximações e distanciamentos entre a Escola Unitária idealizada por Gramscie a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, em quese realizou o cruzamento de fontes bibliográficas e documentais e por último sua análise qualitativa. Expõem-seelementos basilares da EJA, os princípios da Escola Unitária de Gramsci, aproximações e distanciamentos entrea Escola Unitária e a EJA. Concluímos que a EJA, dentre outras necessidades, precisa se comprometer com aformação de intelectuais orgânicos, pois são estes que colaboram com a criação da hegemonia das classes subalternas.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. CONTRIBUTIONS GRAMSCIANS TO AN UNITARIAN EDUCATION IN YOUTHAND ADULT EDUCATIONAbstract: This text aims to list similarities and differences between the unitarian school conceived by Gramsciand the Youth and Adult Education. This research is characterized as bibliographic research, in which first was carriedthe intersection of bibliographic and documentary sources and its qualitative analysis. Sets up basic elementsof Youth and Adult Education. then the principles of the Unitarian School of Gramsci and similarities and differencesbetween the Unitarian School and Youth and Adult Education. We conclude that the Youth and Adult Education,among other necessities, need to commit to the formation of organic intellectuals, because these collaborate withthe creation of the hegemony of the lower classes.Keywords: Youth and Adult Education. Principles of Unitarian School. Organic Intellectuals. CONTRIBUCIONES GRAMSCIANA PARA UNA EDUCACIÓN UNITARIA EN LAEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOSResumen: Este texto objetiva seleccionar aproximaciones y distanciamientos entre la escuela unitaria idealizadapor Gramsci y la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Esta investigación se caracteriza como bibliográfica, enque se realizó el cruzamiento de fuentes bibliográficas y documentales con su análisis cualitativo. Se expone elementosbasilares de la EJA, en los principios de la Escuela Unitaria de Gramsci, y aproximaciones y distanciamientosentre la Escuela Unitaria y la EJA. Concluimos que la EJA, de entre otras necesidades, necesita comprometersecon la formación de intelectuales orgánicos, pues son estos que colaboran con la creación de la hegemonía de lasclases subalternas.Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos. Principios de la Escuela Unitaria. Intelectuales Orgánicos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356 10.18764/2178-2229.v22.n2.p.88-101 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v22.n2.p.88-101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356/2052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 88-101 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v22.n2 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874877875814400 |