CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauerverck, Wesley Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leal, Cátia Regina Assis Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356
Resumo: Este texto objetiva elencar aproximações e distanciamentos entre a Escola Unitária idealizada por Gramscie a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, em quese realizou o cruzamento de fontes bibliográficas e documentais e por último sua análise qualitativa. Expõem-seelementos basilares da EJA, os princípios da Escola Unitária de Gramsci, aproximações e distanciamentos entrea Escola Unitária e a EJA. Concluímos que a EJA, dentre outras necessidades, precisa se comprometer com aformação de intelectuais orgânicos, pois são estes que colaboram com a criação da hegemonia das classes subalternas.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. CONTRIBUTIONS GRAMSCIANS TO AN UNITARIAN EDUCATION IN YOUTHAND ADULT EDUCATIONAbstract: This text aims to list similarities and differences between the unitarian school conceived by Gramsciand the Youth and Adult Education. This research is characterized as bibliographic research, in which first was carriedthe intersection of bibliographic and documentary sources and its qualitative analysis. Sets up basic elementsof Youth and Adult Education. then the principles of the Unitarian School of Gramsci and similarities and differencesbetween the Unitarian School and Youth and Adult Education. We conclude that the Youth and Adult Education,among other necessities, need to commit to the formation of organic intellectuals, because these collaborate withthe creation of the hegemony of the lower classes.Keywords: Youth and Adult Education. Principles of Unitarian School. Organic Intellectuals. CONTRIBUCIONES GRAMSCIANA PARA UNA EDUCACIÓN UNITARIA EN LAEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOSResumen: Este texto objetiva seleccionar aproximaciones y distanciamientos entre la escuela unitaria idealizadapor Gramsci y la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Esta investigación se caracteriza como bibliográfica, enque se realizó el cruzamiento de fuentes bibliográficas y documentales con su análisis cualitativo. Se expone elementosbasilares de la EJA, en los principios de la Escuela Unitaria de Gramsci, y aproximaciones y distanciamientosentre la Escuela Unitaria y la EJA. Concluimos que la EJA, de entre otras necesidades, necesita comprometersecon la formación de intelectuales orgánicos, pues son estos que colaboran con la creación de la hegemonía de lasclases subalternas.Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos. Principios de la Escuela Unitaria. Intelectuales Orgánicos.
id UFMA-5_207f99bb09d7da4dc63d8d6a35173b31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3356
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEducação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos.Este texto objetiva elencar aproximações e distanciamentos entre a Escola Unitária idealizada por Gramscie a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, em quese realizou o cruzamento de fontes bibliográficas e documentais e por último sua análise qualitativa. Expõem-seelementos basilares da EJA, os princípios da Escola Unitária de Gramsci, aproximações e distanciamentos entrea Escola Unitária e a EJA. Concluímos que a EJA, dentre outras necessidades, precisa se comprometer com aformação de intelectuais orgânicos, pois são estes que colaboram com a criação da hegemonia das classes subalternas.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. CONTRIBUTIONS GRAMSCIANS TO AN UNITARIAN EDUCATION IN YOUTHAND ADULT EDUCATIONAbstract: This text aims to list similarities and differences between the unitarian school conceived by Gramsciand the Youth and Adult Education. This research is characterized as bibliographic research, in which first was carriedthe intersection of bibliographic and documentary sources and its qualitative analysis. Sets up basic elementsof Youth and Adult Education. then the principles of the Unitarian School of Gramsci and similarities and differencesbetween the Unitarian School and Youth and Adult Education. We conclude that the Youth and Adult Education,among other necessities, need to commit to the formation of organic intellectuals, because these collaborate withthe creation of the hegemony of the lower classes.Keywords: Youth and Adult Education. Principles of Unitarian School. Organic Intellectuals. CONTRIBUCIONES GRAMSCIANA PARA UNA EDUCACIÓN UNITARIA EN LAEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOSResumen: Este texto objetiva seleccionar aproximaciones y distanciamientos entre la escuela unitaria idealizadapor Gramsci y la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Esta investigación se caracteriza como bibliográfica, enque se realizó el cruzamiento de fuentes bibliográficas y documentales con su análisis cualitativo. Se expone elementosbasilares de la EJA, en los principios de la Escuela Unitaria de Gramsci, y aproximaciones y distanciamientosentre la Escuela Unitaria y la EJA. Concluimos que la EJA, de entre otras necesidades, necesita comprometersecon la formación de intelectuales orgánicos, pues son estos que colaboran con la creación de la hegemonía de lasclases subalternas.Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos. Principios de la Escuela Unitaria. Intelectuales Orgánicos.Universidade Federal do Maranhão2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/335610.18764/2178-2229.v22.n2.p.88-101Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 88-1012178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356/2052Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMauerverck, Wesley SilvaLeal, Cátia Regina Assis Almeida2017-01-23T13:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3356Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:44.410259Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Mauerverck, Wesley Silva
Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos.
title_short CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Mauerverck, Wesley Silva
author_facet Mauerverck, Wesley Silva
Leal, Cátia Regina Assis Almeida
author_role author
author2 Leal, Cátia Regina Assis Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauerverck, Wesley Silva
Leal, Cátia Regina Assis Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos.
topic Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos.
description Este texto objetiva elencar aproximações e distanciamentos entre a Escola Unitária idealizada por Gramscie a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, em quese realizou o cruzamento de fontes bibliográficas e documentais e por último sua análise qualitativa. Expõem-seelementos basilares da EJA, os princípios da Escola Unitária de Gramsci, aproximações e distanciamentos entrea Escola Unitária e a EJA. Concluímos que a EJA, dentre outras necessidades, precisa se comprometer com aformação de intelectuais orgânicos, pois são estes que colaboram com a criação da hegemonia das classes subalternas.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Princípios da Escola Unitária. Intelectuais Orgânicos. CONTRIBUTIONS GRAMSCIANS TO AN UNITARIAN EDUCATION IN YOUTHAND ADULT EDUCATIONAbstract: This text aims to list similarities and differences between the unitarian school conceived by Gramsciand the Youth and Adult Education. This research is characterized as bibliographic research, in which first was carriedthe intersection of bibliographic and documentary sources and its qualitative analysis. Sets up basic elementsof Youth and Adult Education. then the principles of the Unitarian School of Gramsci and similarities and differencesbetween the Unitarian School and Youth and Adult Education. We conclude that the Youth and Adult Education,among other necessities, need to commit to the formation of organic intellectuals, because these collaborate withthe creation of the hegemony of the lower classes.Keywords: Youth and Adult Education. Principles of Unitarian School. Organic Intellectuals. CONTRIBUCIONES GRAMSCIANA PARA UNA EDUCACIÓN UNITARIA EN LAEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOSResumen: Este texto objetiva seleccionar aproximaciones y distanciamientos entre la escuela unitaria idealizadapor Gramsci y la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Esta investigación se caracteriza como bibliográfica, enque se realizó el cruzamiento de fuentes bibliográficas y documentales con su análisis cualitativo. Se expone elementosbasilares de la EJA, en los principios de la Escuela Unitaria de Gramsci, y aproximaciones y distanciamientosentre la Escuela Unitaria y la EJA. Concluimos que la EJA, de entre otras necesidades, necesita comprometersecon la formación de intelectuales orgánicos, pues son estos que colaboran con la creación de la hegemonía de lasclases subalternas.Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos. Principios de la Escuela Unitaria. Intelectuales Orgánicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356
10.18764/2178-2229.v22.n2.p.88-101
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n2.p.88-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3356/2052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 88-101
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877875814400