ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Renata Lopes Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Freitas, Marcos Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879
Resumo: O tema da ética em pesquisas com crianças tem estado em evidência no âmbito acadêmico. No contexto brasileiro, alguns fatores ajudam a explicar essa, relativamente recente, visibilidade: o reconhecimento dos direitos de participação às crianças, a emergência dos estudos sociais da infância e os intensos debates em torno da revisão das normas sobre ética em pesquisas com seres humanos. Artigos que relatam pesquisas com crianças citam cada vez mais normas éticas. É possível afirmar, com isso, que as pesquisas estão mais eticamente orientadas? Argumentamos aqui que tal afirmação não é simples, e trazemos para essa discussão os resultados da análise de 258 artigos e de 59 teses/dissertações que relatam pesquisas com crianças nas áreas de antropologia, educação, psicologia e sociologia. Apoiamo-nos principalmente nos estudos sociais da infância e nas abordagens de Bauman e Ricoeur acerca da ética. Observa-se que muitos textos mencionam – em parágrafo específico ou nota de rodapé – apenas a aprovação pelo comitê de ética, o sigilo e/ou o consentimento dos responsáveis. Estar “quites” com as normas talvez desobrigue pesquisadores de lidar com dúvidas e dilemas, tão próprios da postura ética. O pesquisador, além disso, se mantém protegido por ter feito aquilo que, segundo a lei, precisava ser feito. O texto comenta diferenças a esse respeito encontradas entre áreas de conhecimento, temas de pesquisas e entre pesquisas realizadas em instituições e contextos mais amplos, como o espaço público e as cidades. No que diz respeito ao aproveitamento dos espaços públicos e territórios urbanos para fazer emergir a criança co-autora da pesquisa temos produzido novas visibilidades e invisibilidades. Entre essas, pesquisas com crianças têm apagado suas interdependências e aspectos fundamentais de suas teias de convivência.
id UESB-7_06b13ed42667437c3e8ba142fe42e600
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6879
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIESNORMAS ÉTICAS TRADUZEM-SE EM ÉTICA NA PESQUISA? PESQUISAS COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES E NAS CIDADES¿NORMAS ÉTICAS SE TRADUCEN EN ÉTICA EN LA INVESTIGACIÓN? INVESTIGACIÓN CON NIÑOS EN INSTITUCIONES Y CIUDADESÉticaInfânciaProdução AcadêmicaEticaInfanciaProducción académicaEthicsChildhoodAcademic production O tema da ética em pesquisas com crianças tem estado em evidência no âmbito acadêmico. No contexto brasileiro, alguns fatores ajudam a explicar essa, relativamente recente, visibilidade: o reconhecimento dos direitos de participação às crianças, a emergência dos estudos sociais da infância e os intensos debates em torno da revisão das normas sobre ética em pesquisas com seres humanos. Artigos que relatam pesquisas com crianças citam cada vez mais normas éticas. É possível afirmar, com isso, que as pesquisas estão mais eticamente orientadas? Argumentamos aqui que tal afirmação não é simples, e trazemos para essa discussão os resultados da análise de 258 artigos e de 59 teses/dissertações que relatam pesquisas com crianças nas áreas de antropologia, educação, psicologia e sociologia. Apoiamo-nos principalmente nos estudos sociais da infância e nas abordagens de Bauman e Ricoeur acerca da ética. Observa-se que muitos textos mencionam – em parágrafo específico ou nota de rodapé – apenas a aprovação pelo comitê de ética, o sigilo e/ou o consentimento dos responsáveis. Estar “quites” com as normas talvez desobrigue pesquisadores de lidar com dúvidas e dilemas, tão próprios da postura ética. O pesquisador, além disso, se mantém protegido por ter feito aquilo que, segundo a lei, precisava ser feito. O texto comenta diferenças a esse respeito encontradas entre áreas de conhecimento, temas de pesquisas e entre pesquisas realizadas em instituições e contextos mais amplos, como o espaço público e as cidades. No que diz respeito ao aproveitamento dos espaços públicos e territórios urbanos para fazer emergir a criança co-autora da pesquisa temos produzido novas visibilidades e invisibilidades. Entre essas, pesquisas com crianças têm apagado suas interdependências e aspectos fundamentais de suas teias de convivência. El tema de la ética de la investigación con niños ha sido evidente en el campo académico. En el contexto brasileño, algunos factores ayudan a explicar esta visibilidad relativamente reciente: el reconocimiento de los derechos de participación de los niños, la aparición de estudios sociales infantiles y los intensos debates en torno a la revisión de las normas sobre ética en la investigación con seres humanos. Los artículos que informan sobre investigación infantil citan cada vez más normas éticas. ¿Es posible afirmar que la investigación está más orientada éticamente? Argumentamos aquí que tal afirmación no es simple y traemos a esta discusión los resultados del análisis de 258 artículos y 59 tesis / disertaciones que informan sobre la investigación con niños en las áreas de antropología, educación, psicología y sociología. Utilizamos principalmente de los estudios sociales de la infancia y los enfoques de ética de Bauman y Ricoeur. Cabe señalar que muchos textos mencionan, en párrafos específicos o notas al pie, solo la aprobación del comité de ética, la confidencialidad y / o el consentimiento de los responsables. Ser "atento" con las reglas puede liberar a los investigadores de lidiar con dudas y dilemas, tan típicos de la postura ética. El investigador, además, permanece protegido por haber hecho lo que, según la ley, debía hacerse. El texto comenta las diferencias a este respecto encontradas entre áreas de conocimiento, temas de investigación y entre investigaciones realizadas en instituciones y contextos más amplios, como el espacio público y las ciudades. Con respecto al uso de espacios públicos y territorios urbanos para hacer emerger al niño coautor de la investigación, hemos producido nuevas visibilidades e invisibilidades. Entre estos, la investigación con niños ha borrado sus interdependencias y aspectos fundamentales de sus redes de convivencia. The theme of research ethics with children has been in evidence in the academic field. In the Brazilian context, some factors help explain this relatively recent visibility: the recognition of children's participation rights, the emergence of childhood social studies, and the intense debates surrounding the revision of norms on ethics in research with human beings. Articles reporting on child research increasingly cite ethical norms. Is it possible to state that research is more ethically oriented? We argue here that such statement is not simple and bring to this discussion the results of the analysis of 258 articles and 59 theses / dissertations that report research with children in the areas of anthropology, education, psychology and sociology. We rely primarily on social studies of childhood and Bauman and Ricoeur's approaches to ethics. It is noted that many texts mention - in a specific paragraph or footnote - only the approval by the ethics committee, the confidentiality and / or consent of those responsible. Being "even" with the rules may release researchers from dealing with doubts and dilemmas, so typical of the ethical stance. The researcher, moreover, remains protected by having done what, according to the law, needed to be done. The text comments on differences in this regard found between areas of knowledge, research topics and between research carried out in institutions and broader contexts, such as public space and cities. With regard to the use of public spaces and urban territories to make the child co-author of the research emerge, we have produced new visibilities and invisibilities. Among these, research with children has erased their interdependencies and fundamental aspects of their webs of coexistence.Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687910.22481/praxisedu.v16i40.6879Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879/4795Prado, Renata Lopes Costade Freitas, Marcos Cezarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:22:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6879Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
NORMAS ÉTICAS TRADUZEM-SE EM ÉTICA NA PESQUISA? PESQUISAS COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES E NAS CIDADES
¿NORMAS ÉTICAS SE TRADUCEN EN ÉTICA EN LA INVESTIGACIÓN? INVESTIGACIÓN CON NIÑOS EN INSTITUCIONES Y CIUDADES
title ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
spellingShingle ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
Prado, Renata Lopes Costa
Ética
Infância
Produção Acadêmica
Etica
Infancia
Producción académica
Ethics
Childhood
Academic production
title_short ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
title_full ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
title_fullStr ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
title_full_unstemmed ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
title_sort ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
author Prado, Renata Lopes Costa
author_facet Prado, Renata Lopes Costa
de Freitas, Marcos Cezar
author_role author
author2 de Freitas, Marcos Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Renata Lopes Costa
de Freitas, Marcos Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Infância
Produção Acadêmica
Etica
Infancia
Producción académica
Ethics
Childhood
Academic production
topic Ética
Infância
Produção Acadêmica
Etica
Infancia
Producción académica
Ethics
Childhood
Academic production
description O tema da ética em pesquisas com crianças tem estado em evidência no âmbito acadêmico. No contexto brasileiro, alguns fatores ajudam a explicar essa, relativamente recente, visibilidade: o reconhecimento dos direitos de participação às crianças, a emergência dos estudos sociais da infância e os intensos debates em torno da revisão das normas sobre ética em pesquisas com seres humanos. Artigos que relatam pesquisas com crianças citam cada vez mais normas éticas. É possível afirmar, com isso, que as pesquisas estão mais eticamente orientadas? Argumentamos aqui que tal afirmação não é simples, e trazemos para essa discussão os resultados da análise de 258 artigos e de 59 teses/dissertações que relatam pesquisas com crianças nas áreas de antropologia, educação, psicologia e sociologia. Apoiamo-nos principalmente nos estudos sociais da infância e nas abordagens de Bauman e Ricoeur acerca da ética. Observa-se que muitos textos mencionam – em parágrafo específico ou nota de rodapé – apenas a aprovação pelo comitê de ética, o sigilo e/ou o consentimento dos responsáveis. Estar “quites” com as normas talvez desobrigue pesquisadores de lidar com dúvidas e dilemas, tão próprios da postura ética. O pesquisador, além disso, se mantém protegido por ter feito aquilo que, segundo a lei, precisava ser feito. O texto comenta diferenças a esse respeito encontradas entre áreas de conhecimento, temas de pesquisas e entre pesquisas realizadas em instituições e contextos mais amplos, como o espaço público e as cidades. No que diz respeito ao aproveitamento dos espaços públicos e territórios urbanos para fazer emergir a criança co-autora da pesquisa temos produzido novas visibilidades e invisibilidades. Entre essas, pesquisas com crianças têm apagado suas interdependências e aspectos fundamentais de suas teias de convivência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879
10.22481/praxisedu.v16i40.6879
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i40.6879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879/4795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819623051264